Aprenda como jogar Luxor!
Luxor é um jogo de tabuleiro de caça aos tesouros que pode vir a alegrar muitas partidas com seus amigos!
Jogos de tabuleiro foram infelizmente colocados de lado devido ao avanço de jogos eletrônicos, os videogames. Mas os jogos tradicionais de tabuleiro ainda movimentam um mercado importante e o hábito de jogar esse tipo de jogo permanece vivo nos corações de muitos fãs.
Hoje iremos apresentar o jogo Luxor, um divertido jogo de tabuleiro baseado em caça ao tesouro que com certeza irá divertir os amantes do estilo.
Como é o jogo de tabuleiro Luxor?
Conteúdo
Luxor é o nome de um antigo templo recheado de tesouros valiosos. Mas o maior de todos os tesouros se encontra na tumba do Faraó.
Mas chegar na tumba do faraó não será nada fácil e os jogadores enfrentaram inúmeros empecilhos em sua jornada. O objetivo é chegar até a tumba no menor tempo possível com o maior número de sua equipe. O jogador que conseguir este feito terá ganho a partida!
Características e ficha técnica
Vamos conhecer algumas características técnicas sobre o Luxor e informações importantes sobre o jogo:
- Idade mínima recomendada: 8 anos;
- Número de jogadores por partida: de 2 a 4;
- Tempo de jogo aproximado: 45 minutos;
- Ano: 2018;
- Preço médio do jogo: R$ 246,00.
O manual do game também vem junto com o jogo, mas pode ser encontrado facilmente na internet em sua versão digital.
Como é a jogabilidade do Luxor?
Jogar Luxor é bem fácil! O tabuleiro do jogo é posto na mesa e cada jogador recebe uma cor que irá representá-lo junto com mais 5 aventureiros da mesma cor que formam a equipe de cada jogador. Esses aventureiros são colocados no tabuleiro junto com a peça que identifica o jogador e as cartas que simbolizam os tesouros ao redor de toda a jornada do jogo.
Cada jogador recebe 5 cartas que formam a sua “mão”, as outras cartas são colocadas na reserva e também serão utilizadas no jogo se houver necessidade. A cada turno o jogador que tem 5 cartas terá que escolher uma das cartas da sua mão para realizar a ação do seu personagem. Mas atenção, pois a carta escolhida deve ser ou a primeira ou a quinta das suas cartas disponíveis, a segunda, terceira e quarta não podem ser escolhidas.
Ao realizar o movimento o jogador deve descartar a carta utilizada e pegar mais uma carta da reserva, sempre mantendo 5 cartas em sua mão. A carta pega na reserva deve ser sempre colocada no meio da sua mão, sendo então integrada na terceira posição.
Cada carta utilizada dá ao jogador uma quantidade de casas a serem puladas e ao realizar o movimento com seu personagem o jogador deve observar a posição que parou e ver se essa posição no tabuleiro rende alguma ação. E assim são feitos os turnos da partida no Luxor, sempre mantendo no final do turno a mão com 5 cartas.
Regras
Para o jogo ser jogado com qualidade os jogadores devem respeitar todas as regras do tabuleiro, sempre terminar o turno com 5 cartas, respeitar o espaço do tabuleiro em que seu aventureiro cair, mover apenas um aventureiro por turno e também rolar o dado em cartas que solicitam a ação.
Qual objetivo do Luxor?
O objetivo do Luxor é chegar à tumba do faraó e acumular pontos e tesouros no meio da jornada. Quando dois aventureiros chegarem na tumba do faraó (ambos podem ser do mesmo jogador) o jogo vai acabar e os pontos serão contados. Quem chegou na tumba primeiro ganha pontos extras, mas o que vale é a contagem final.
Divertido, não? Se você gosta de jogos de tabuleiro não deixe de aproveitar o Luxor e se divertir com seus amigos jogando esse jogo incrível.
Esse daqui é um jogo de tabuleiro meio simples até, não promete muita coisa e também não entrega muita coisa. A temática de explorar templos antigos em busca de tesouros e riquezas me passa muito uma vibe meio Indiana Jones, que é uma das minhas obras preferidas, principalmente por causa do meu pai, que me ensinou a gostar com o jogo de super nintendo e tal. Até por isso eu consigo sentir um certo toque nostálgico vindo desse jogo de tabuleiro, o que me ajuda a gostar um pouco mais dele. Infelizmente, não é o suficiente pra eu ignorar o resto dos muitos pontos negativos que ele possui. Vou começar já falando que o jogo artisticamente é feio, muito feio. É do nível que me dá desânimo jogar, de verdade mesmo. Ao ver a capa eu já sabia que não seria grande coisa, mas tive uma surpresa negativa quando vi as peças e o tabuleiro em si, e olha que minhas expectativas já eram baixas. Para mim a parte da arte em um jogo de tabuleiro é muito importante, e esse jogo peca muito nisso. As mecânicas são simples, até demais, então não é um ponto positivo nem negativo. Eu recomendaria outro, sinceramente.