Classes de Dungeons and Dragons: o que são?

1

As classes de Dungeons and Dragons são algo essencial para o funcionamento deste sistema de RPG, e assim como as raças, as diferentes classes trarão diferentes vantagens para um jogador e seu grupo. 

Confira aqui no Portal do jogador o que são as classes de Dungeons and Dragons, para que elas servem, como elas funcionam e o que tem de diferente entre elas.

O que é uma classe de personagem em Dungeons and Dragons?

Conteúdo

As classes de Dungeons and Dragons são as vocações dos personagens escolhidos pelos jogadores enquanto eles montam suas fichas. As classes do jogo são responsáveis não só na determinação da distribuição de atributos da ficha, mas também determinará as ações e habilidades que o jogador poderá aprender e desenvolver ao longo da campanha do jogo.

Quais são as diferentes classes de personagens em Dungeons and Dragons?

Ao longo dos anos de existência do sistema Dungeons and Dragons, diversas classes de personagens foram sendo introduzidas no jogo, cada uma delas com seus atributos e habilidades diferentes, trazendo diferentes estilos e possibilidades para os jogadores. 

Quais são as diferentes classes de personagens em Dungeons and Dragons?
Fonte/Reprodução: original.

Listaremos a seguir as principais e mais populares classes de personagens em Dungeons and Dragons:

  • Bárbaro;
  • Guerreiro;
  • Bruxo;
  • Mago;
  • Feiticeiro;
  • Druida;
  • Ladino;
  • Monge;
  • Bardo;
  • Paladino;
  • Clérigo;
  • Patrulheiro;

As Doze classes citadas acima são as principais classes de Dungeons and Dragons, que podem ser encontradas no livro básico de regras do jogo. No entanto, como mencionado, ao longo dos anos, com as expansões e novas edições de livros que o sistema D&D recebe, diversas classes e subclasses foram sendo adicionadas ao jogo.

Algumas das outras classes e subclasses presentes em Dungeons and Dragons são: Senhor da guerra, Guardião, Vingador, Invocador, Alquimista, Assassino, Necromante, entre outras.

Qual é a função de cada classe de personagem em Dungeons and Dragons?

As classes de Dungeons and Dragons possuem diferentes funções ao longo da campanha, suas funções são definidas de acordo com cada uma das habilidades que suas classes proporcionam ao personagem, sejam elas causar dano através de ataques físicos ou magia, ser o tanque, o suporte, curandeiro ou até mesmo o personagem versátil do grupo.

Bárbaro

Os Bárbaros são a classe que costumam fazer o papel de tanque da equipe devido sua enorme quantidade de vida e também por gerar uma enorme quantidade de dano, principalmente quando ele utiliza a habilidade de fúria, na qual aumenta sua força física.

Bardo

Muito utilizados como suportes, os Bardos são uma classe que possui uma grande versatilidade em uma campanha. Por mais que não causem muito dano, os bardos em combate podem aumentar os atributos de seus aliados, causar efeitos negativos nos inimigos e também ser o curandeiro do grupo.

Bruxo

Os bruxos são uma classe que utiliza magia, mas diferentes dos magos e feiticeiros, o poder de um Bruxo não vem de estudos de livros (magos) ou de uma herança de um antepassado mágico (feiticeiro), o poder de um Bruxo vem através de um pacto com uma entidade, seja ela um demônio ou um ser antigo de outra dimensão. 

A entidade ao longo da campanha pedirá favores ao bruxo em troca de mais poder, o Bruxo assim como as outras classes conjuradoras de magia, possui grande utilidade, podendo utilizar magias de dano e também magias de proteção no grupo, além também de possuir habilidades de uso geral como traduzir línguas antigas ou até mesmo enxergar na escuridão.

Ladino

O ladino é provavelmente a classe mais popular e favorita entre muitos jogadores de D&D, os ladinos são personagens astutos que possuem grandes habilidades e o conhecimento de viver em uma cidade. Os ladinos são bastante ágeis e alguns utilizam magia, suas principais funções são roubar, espionar, desarmar armadilhas, fazer ataques furtivos, invadir locais, entre outras funções que requerem um personagem ágil e bastante esperto.

Falamos apenas das classes que achamos mais interessantes de apresentar aos jogadores e que na maioria das mesas de RPG essas classes de Dungeons and Dragons estão presentes, no entanto, todas as classes do jogo possuem suas funções, que complementam umas às outras em uma campanha.

Como escolher qual classe de personagem usar em Dungeons and Dragons?

Escolher uma das classes de Dungeons and Dragons pode ser algo difícil de se fazer, porém, vamos dar uma ajuda nisso. Caso você seja um jogador novato e que sendo apresentado ao sistema de jogo, recomendamos que você escolha uma classe mais fácil de se aprender a jogar, como Bárbaro, Guerreiro, Mago e Clérigo. 

Classes como Bardo, Feiticeiro, Paladino e Monge são classes mais complexas, então não recomendamos para quem ainda está aprendendo a jogar.

Caso você já seja um jogador mais experiente ou que já tenha mais familiaridade com o sistema D&D a dica que damos é escolher uma das classes de Dungeons and Dragons que te agrade mais ou experimentar jogar com uma classe que você ainda não tenha jogado para desenvolver novas habilidades e tornar o jogo ainda mais interessante!

1 Comment
  1. […] de tabuleiro. Na verdade, os criadores do primeiro sistema do gênero a ganhar popularidade mundia, Dungeons And Dragons, criaram seu game baseado nos jogos de […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.