Conheça o jogo Ethnos e qual a história?
Sendo um jogo imenso e com infinitas possibilidades, Ethnos é uma excelente pedida para amantes de fantasia e jogos de tabuleiro.
Com seu foco no competitivo e com mecânicas de coletar recursos e dominar territórios, o jogo abre diversas possibilidades para os participantes pensarem em estratégias que o farão superar seus adversários na partida.
É fã de jogos mais complexos e com foco em estratégia? Está buscando uma fantasia para se divertir junto com seus amigos? Aqui te mostramos mais sobre Ethnos, sua história, e como ele funciona.
O que é o jogo Ethnos?
Conteúdo
Criado por Paolo Mori e lançado em 2018, Ethnos é um jogo assimétrico, onde as regras diferem para cada jogador, com foco na seleção e gestão de cartas, coleta de componentes e recursos, e controle e influência de área.
Utilizando de suas habilidades de bolar estratégia e dedução para, ao longo de toda partida, criar vínculos, administrar recursos e superar as conquistas do seu adversário.
Qual a história e o objetivo do Ethnos?
É o início de uma nova Era na terra longínqua de Ethnos, onde os seus Seis Reinos foram devastados e as Doze Tribos que os habitam se espalharam por vários locais. Com isso, surgem novos líderes, que são os jogadores, onde precisam unir novamente as tribos e trazer prosperidade e glória para Ethnos mais uma vez.
Com isso, os líderes devem formar alianças para unir as tribos, que dispõem de habilidades únicas em cada uma, e assim controlar o Reino e levá-lo para uma Era de Prosperidade, se tornando o Lorde de Ethnos.
Quais os componentes do Ethnos?
A caixa do jogo Ethnos vem com os seguintes componentes:
- 1 Tabuleiro Principal;
- 156 Marcadores de Controle;
- 18 Fichas de Glória;
- 156 Cartas de Tribos;
- 12 Cartas de Preparação;
- 3 Cartas de Dragão;
- 1 Tabuleiro do Povo do Mar;
- 6 Tabuleiros de Horda de Orc;
- 1 Ficha de Gigante (duas Faces);
- 6 Fichas de Troll;
- 1 Livro de Regras.
Ethnos pode ser jogado de 2 a 6 jogadores, com uma partida tendo duração de cerca de 60 minutos. A idade recomendada para os participantes é de 14 anos.
Como jogar o Ethnos?
Os jogadores competem para se tornar o Lorde de Ethnos, e para isso eles devem adquirir Glória, que são os pontos de vitória do jogo. Para isso, é preciso recrutar o maior número de aliados e conquistar o maior número de reinos disponíveis no tabuleiro.
Contudo, é importante que o jogador esteja sempre atento, pois alianças podem ser desfeitas, e isso pode gerar uma oportunidade para que seus adversários o prejudiquem. Por isso, é necessário cuidado ao utilizar as cartas e escolher seus líderes de tribos, podendo assim fortalecer suas alianças e conquistar ainda mais Glória.
As partidas de Ethnos são divididas em Três Eras, com cada uma tendo vários turnos entre os jogadores até o seu fim, quando o terceiro dragão é colocado em jogo.
Fim do Jogo
A partida se encerra ao final da Terceira Era, onde os jogadores devem coletar seus pontos de Glória e, após soma de todos, o participante com mais Glória será o vencedor, sendo nomeado o Lorde de Ethnos.
Regras do jogo Ethnos
Embora possua mecânicas um tanto complexas, as regras de Ethnos são de rápido entendimento, especialmente quando jogado com um maior número de jogadores.
Preparação
Antes de iniciar a partida, os jogadores devem colocar aleatoriamente e em ordem crescente as fichas de Glória em cada Reino. Após isso, são escolhidas 6 tribos para a partida de maneira aleatória, e o Deck de Aliados deve ser embaralhado. Por fim, basta escolher a ordem dos jogadores.
Início
Como falado anteriormente, uma partida de Ethnos é dividida em três Eras. No início de cada uma, os jogadores sacam uma carta de aliado para si, e outras são reveladas e colocadas próximas ao tabuleiro. Após isso, as cartas de dragão devem ser embaralhadas no demais deck de Aliados.
Em sentido horário, cada jogador pode escolher entre sacar um Aliado dos revelados ou do Deck, podendo estar com o máximo de 10 cartas na mão. Se ao sacar, aparecer uma carta de Dragão, ela deve ser colocada imediatamente no tabuleiro e o jogador saca outra carta.
Caso preferir, no lugar de sacar o jogador pode utilizar as cartas de aliado que já possui, escolhendo o líder do seu bando e utilizando as habilidades únicas para conquistar territórios.
Após isso, as demais cartas na sua mão devem ser descartadas, com os próximos jogadores podendo utilizá-las se desejarem.
Fim de uma Era
A Era se encerra automaticamente assim que a terceira carta de Dragão for sacada no deck. No fim de cada uma, os jogadores com o maior número de marcadores de controle recebem pontos de Glória.
Em caso de empate, os pontos devem ser divididos de forma igual entre os jogadores. Após isso, todas as cartas de aliado devem ser descartadas e um novo deck deve ser embaralhado, dando início a uma nova Era.
Com essas informações, você já pode dar seus primeiros passos para se tornar o Lorde de Ethnos. Junte seus amigos, prepare sua estratégia e supere seus adversários para conquistar território e formar fortes alianças para ser o vencedor.