Epic Games: crise chega e 16% dos funcionários serão demitidos!
A empresa Epic Games, que tem sua sede na Carolina do Norte e é responsável por criar o jogo Fortnite e a Unreal Engine, passou por uma grande onda de demissões.
De acordo com informações divulgadas pela Bloomberg, a Epic Games está dispensando cerca de 870 funcionários, o que representa aproximadamente 16% do seu quadro de colaboradores.
Epic Games demite cerca de 870 funcionários, cerca de 16% do seu quadro de colaboradores!
Conteúdo
De acordo com a Bloomberg, a Epic Games comunicou suas demissões através de um memorando enviado aos funcionários. A empresa divulgou o memorando enviado pelo CEO Tim Sweeney à equipe em uma nova publicação no blog. Acompanhe o memorando:
“Oi pessoal,
Conforme compartilhamos anteriormente, estamos demitindo cerca de 16% dos funcionários da Epic. Estamos desinvestindo no Bandcamp e desmembrando a maior parte do SuperAwesome.
Já há algum tempo, gastamos muito mais dinheiro do que ganhamos, investindo na próxima evolução da Epic e no crescimento do Fortnite como um ecossistema inspirado no metaverso para criadores. Há muito tempo estava otimista de que conseguiríamos ultrapassar esta transição sem demissões, mas, em retrospectiva, vejo que isso não era realista.
Embora Fortnite esteja começando a crescer novamente, o crescimento é impulsionado principalmente pelo conteúdo do Criador com participação significativa nas receitas, e este é um negócio de margem de lucro menor do que tínhamos quando Fortnite Battle Royale decolou e começou a financiar nossa expansão. O sucesso com o ecossistema Criador é uma grande conquista, mas significa uma grande mudança estrutural na nossa economia.
Pessoas da Epic em todo o mundo têm feito esforços contínuos para reduzir custos, incluindo a mudança para contratação líquida zero e corte de gastos operacionais em coisas como marketing e eventos. Mas ainda acabamos muito aquém da sustentabilidade financeira. Concluímos que as demissões são o único caminho e que fazê-las agora e nesta escala estabilizará as nossas finanças.
Também estamos fazendo alguns desinvestimentos. O Bandcamp está se juntando à Songtradr, uma empresa de mercado musical que apoia artistas. O negócio de publicidade da SuperAwesome se tornará uma empresa independente sob a marca SuperAwesome, liderada por sua atual CEO, Kate O’Loughlin. Kids Web Services (KWS), o conjunto de ferramentas de verificação dos pais e gerenciamento de consentimento, permanecerá sendo parte da Epic.
Dizer adeus às pessoas que ajudaram a construir a Epic é uma experiência terrível para todos. O consolo é que temos financiamento adequado para apoiar funcionários demitidos: estamos oferecendo um pacote de indenização que inclui seis meses de salário base e, nos EUA/Canadá/Brasil, seis meses de assistência médica paga pela Epic. Estamos nos oferecendo para acelerar o cronograma de aquisição de opções de ações das pessoas até o final de 2024 e concedendo dois anos adicionais a partir de hoje para exercer as opções. Nos EUA, também estamos oferecendo a aquisição de qualquer participação nos lucros não obtidos. E forneceremos benefícios, incluindo serviços de transição de carreira e suporte para vistos, sempre que possível.
Para aqueles que ainda estão na Epic, você ouvirá mais dos líderes seniores sobre o caminho a seguir para sua equipe. As perspectivas da Epic para o futuro são fortes. Temos experiências de jogos incríveis em múltiplas plataformas. Construímos o melhor motor gráfico do mundo e realizaremos o Unreal Fest na próxima semana para reunir a comunidade e destacar o que eles estão construindo com a Unreal Engine e a UEFN. Os criadores estão ganhando a vida construindo o ecossistema Fortnite, com o tempo em jogos de terceiros agora excedendo os originais.
Estamos cortando custos sem interromper o desenvolvimento ou nossas linhas principais de negócios, para que possamos continuar a nos concentrar em nossos planos ambiciosos. Cerca de dois terços das demissões ocorreram em equipes fora do desenvolvimento central. Alguns de nossos produtos e iniciativas chegarão dentro do prazo e alguns poderão não ser entregues quando planejado porque, no momento, não dispõem de recursos suficientes. Aceitamos a compensação de cronograma se isso mantiver nossa capacidade de atingir nossos objetivos, chegar ao outro lado da lucratividade e nos tornar uma empresa líder no metaverso.
-Tim”
O memorando informou que a empresa está reduzindo seus investimentos na plataforma de serviços musicais Bandcamp e desmembrando a maior parte da empresa de tecnologia segura para crianças, SuperAwesome, ambas adquiridas pela Epic Games em 2022 e 2020, respectivamente.
Epic Games: da Unreal Engine ao sucesso de Fortnite!
Criada em 1991, a Epic Games é famosa por ser a criadora da Unreal Engine e responsável por desenvolver diversos jogos, incluindo os três primeiros da franquia Gears of War. Nos últimos anos, a empresa ganhou destaque pela criação do jogo gratuito de batalha real, Fortnite.
Epic Games lucrou muito com o sucesso de Fortnite. Segundo informações de 2021, o jogo rendeu US$ 9 bilhões em dois anos e possuía 400 milhões de usuários cadastrados naquele período.
Epic Games anuncia demissões após perda de batalha judicial e busca avaliação da Suprema Corte dos EUA!
Houve a divulgação de demissões poucas semanas após a saída do designer-chefe de Fortnite, Donald Mustard. Seu lugar será ocupado por Charlie Wen, um experiente profissional que ajudou a criar o personagem principal de God of War, Kratos.
A Epic Games esteve envolvida em uma batalha judicial com as grandes empresas de tecnologia, Apple e Google. No entanto, a Epic perdeu o caso em 2021 e a decisão foi mantida pelo Tribunal de Apelações do Nono Circuito dos EUA no início deste ano. A Epic recentemente solicitou que a Suprema Corte dos EUA avaliasse o caso de competição desleal.