Expansão Pandemic no Laboratório: Confira!

1

Neste artigo, vamos apresentar a Pandemia: a série de jogos de tabuleiro que tomou o mundo de assalto. Mostraremos a você como o jogo funciona, e que novidades a última expansão traz à mesa. Quer você seja um profissional experiente ou um novato completo, este é o jogo perfeito para fazer você pensar em estratégia e planejamento. Então, do que você está esperando? Comece a jogar!

Pandemic no Laboratório

Conteúdo

A pandemia no Laboratório foi lançada em 2013 como a segunda expansão para o jogo original. Ele adicionou novos personagens com novos papéis, eventos, desafios, add-ons e até novos modos ao jogo.

Pandemic no Laboratório
Qual a mecabica do jogo. Fonte/Reprodução: Galápagos.

Entretanto, alguns dos novos conteúdos do Pandemic in the Laboratory requerem a primeira expansão, On the Edge of Chaos, para serem jogados.

Componentes

Os componentes presentes na expansão No Laboratório são:

  • 4 cartões de trabalho;
  • 3 cartões de eventos;
  • 1 bandeja de laboratório;
  • 5 frascos de vacinas;
  • 14 cartões de sequenciamento;
  • 2 cartões de papel revisados com habilidades específicas do laboratório;
  • 5 cartões de referência para o laboratório;
  • 1 cartão CDC;
  • 3 centros de pesquisa de pessoal;
  • 8 cartões de objetivo;
  • 10 cartões de bônus;
  • 2 cartões epidêmicos para doenças virulentas;
  • 12 cubos de doença púrpura;
  • 2 cartões de mutação de pânico mundial.

Aqui fica claro o quanto vem com essa expansão. 

Ficha técnica

As informações de Pandemic no Laboratório são as seguintes:

Título do jogo Pandemic no Laboratório 
Autor Matt Leacock e Thomas Lehmann
ArteChris Quilliams 
Ano de lançamento 2013
Editora Z-Man Games, Editora Galápagos (Brasil)
Capacidade de jogadores 1 – 6 jogadores
Classificação indicativa A partir de 14 anos
Duração de jogo Aproximadamente 45 minutos 
Ficha técnica

Esta é a ficha técnica desta expansão de Pandemic.

Quais são os modos de jogo do Pandemic no Laboratório

As principais novidades de Pandemic no Laboratório são seus três novos modos de jogo presentes nele, os modos a seguir:

  • Desafio no Laboratório: Neste modo de jogo os jogadores devem trabalhar em um laboratório utilizando amostras das doenças para encontrar novos tipos de curas para elas;
  • Solo: Como o nome já sugere, neste modo o jogador deve trabalhar sozinho sendo auxiliado pelo Centro de Controle de Doenças para dar um fim às ameaças epidêmicas no mundo;
  • Em equipe: Aqui os jogadores divididos em equipes devem competir entre si para combater as doenças e ganhar pontos com isso, ganha a equipe que conseguir mais pontos. 

Vale lembrar que para serem jogados os modos da expansão Pandemic no Laboratório são necessários do jogo original e de sua primeira expansão, À Beira do Caos.

Funcionamento do jogo cooperativo

Pandemic no Laboratório mantém o funcionamento que conhecemos do modo cooperativo de seu jogo original, onde os jogadores precisam trabalhar juntos com seus personagens complementando uns aos outros para conseguir vencer a partida.

Como é o jogo em Pandemic no Laboratório?

Na expansão os jogadores possuem a mesma missão que no jogo base de tratar cidades e países, pesquisar e buscar uma cura para as doenças que vêm assolando o mundo, no entanto tendo em foco o cenário de suas pesquisas estarem sendo feitas no ambiente de um laboratório neste jogo. 

Como dito, a missão é a mesma, caso os jogadores encontrem a cura de cada uma das doenças vencem, caso as doenças se espalhem mundialmente antes disso os jogadores são derrotados.

Quais os demais jogos da linha Pandemic?

Além de Pandemic no Laboratório a linha conta com: Pandemic (2008), Pandemic No Limite (2009), Pandemic à Beira do Caos (2009), Pandemic Estado de Emergência (2015), Pandemic Legacy Azul 1° temporada (2015), Pandemic Reino de Cthulhu (2016), Pandemic Legacy Amarelo 2° temporada (2017), Pandemic Resposta Rápida (2019), Pandemic Legacy Season 0 (2020), Pandemic Zona Crítica (2020) e Pandemic Zona Crítica Europa (2021).

Esta é a expansão Pandemic no Laboratório, apesar de ser uma expansão com modos divertidos e um tempo de duração de partida baixo, ele depende bastante do jogo original e de sua expansão anterior para poder ser aproveitado, no entanto é uma boa experiência de jogo para quem possua os requisitos para poder jogar.

1 Comment
  1. Guilherme Monteiro says

    Eu estou começando a achar que quem faz esses jogos de tabuleiro do Pandemic só tá querendo tirar o máximo de dinheiro possível, é a única explicação para ter tantas expansões assim, e mesmo quando são criativas, diferentes e tal, sempre tem uma mecânica ou outra que eu consigo olhar e pensar ‘’Acho que isso já deveria estar incluso no jogo original’’, o que sinceramente acontece bastante nessa aqui também, com o modo solo, uma experiência singleplayer, o de equipes, que é tipo um competitivo entre os jogadores para ver quem cura a doença mais rápido e com os laboratórios, que era pra ser o diferencial dessa expansão, mas já era para ter no jogo base, a meu ver. Também tem o modo cooperativo, presente em todas as expansões e no próprio jogo base de Pandemic. Depois de jogar tantas e tantas versões do mesmo jogo de tabuleiro, devo dizer que já estou cansado, e isso provavelmente vai afetar a minha visão sobre esse jogo, que é negativa. Afinal, não muda muita coisa, mesmo tendo esses modos que me agradam por serem de jogador contra jogador, algo que eu sempre valorizo em jogos de tabuleiro. Sei lá, compra outra expansão, essa daqui não é das melhores não.

Leave A Reply

Your email address will not be published.