Saiba o que é o jogo Futebol de Prego
A brincadeira que costumava ser bem comum nas escolas era o futebol de prego. Estimulava uma competição saudável desde a infância e com um brinquedo simples, ao invés de ficar preso a tecnologia como nos dias atuais.
Com o Futebol de Prego a criatividade e atividades em grupo eram estimuladas entre grupos de amigos. O que gerava mais oportunidade de criar laços e ajudar uns aos outros. Aprenda o que é futebol de prego e entenda como funciona este jogo.
O que é o jogo Futebol de Prego?
Conteúdo
É um jogo que acontece em uma tábua de madeira com alguns pregos. Apesar dessa descrição ser um pouco estranha à primeira vista, é super sadia e não causará problemas ao participar de uma partida.
Essa tábua de madeira representa um mini campo de futebol, onde os pregos são obstáculos para não ser tão fácil atingir o espaço que seria a trave, onde seria marcado o ponto. Não são apenas obstáculos, na verdade, representam os jogadores que estariam em campo.
O que é preciso para jogar o Futebol de Prego?
É possível construir uma tábua em casa com esse vídeo aqui. Mas lembre-se que um adulto com habilidade deve realizar essa tarefa, para não se machucar. Se já comprar a tábua de madeira já pronta, só irá precisar de uma moeda, bola ou algo semelhante a esse tamanho.
O objeto mais utilizado é uma pequena moeda para começar uma partida. Com esses objetos em mão, só precisa arrumar os jogadores. Você pode personalizar a tábua, e até mesmo revestir os pregos para evitar que enferruje ou machuque os dedos.
Quantas pessoas podem jogar Futebol de Prego?
Como a tábua possui um tamanho reduzido e duas áreas que representam a trave, uma partida é disputada por duas pessoas. Mas nada impede que duplas se organizem para jogar ou ocorra eliminatórias.
Quais as regras do jogo Futebol de Prego?
As regras variam, os jogadores podem escolher antes de iniciar. Pode ser tanto um peteleco para cada por vez, ou 3 petelecos para cada jogada. A quantidade de gols para terminar a partida, também deve ser resolvido antes de começar a jogar.
Pode ser dois gols ou mais. Dependerá da quantidade de pessoas que desejam jogar ou disposição para fazer maior quantidade de gols.
Quando foi criado o jogo Futebol de Prego e por que?
Antes da era de vídeo games e eletrônicos altamente tecnológicos, o futebol de prego era uma dos jogos mais empolgantes. Era normal ver um grupo de crianças em um canto para se divertirem juntos em uma partida durante o intervalo da escola.
O futebol de prego foi criado em 1831, por um homem conhecido como Ebenezer Cobb Morley. Além desse termo, esse jogo também é chamado de pregobol e dedobol. Ou até mesmo futebol de pinos.
Há uma variabilidade de termos para citar o futebol de prego. Porém, não sabemos ao certo a motivação para o futebol de prego ter sido criado. Mas se analisarmos, deve ter sido uma pessoa que não podia sair para jogar futebol no campo e queria ter um passatempo.
Ainda bem que teve essa ideia, pois o futebol de prego serviu para entreter outras gerações a frente e acrescentou uma boa memória em cada pessoa que jogou uma partida em uma tábua de madeira com os 22 pregos.
Esse jogo me dá certa nostalgia, jogava algo parecido quando menor na escola com meus amigos, claro que nada tão bem feito, mas a ideia era a mesma. Estranho até, já que não gostava muito de futebol quando era pequeno, só passei a gostar e praticar depois de mais velho. Não tem muito o que dizer sobre um jogo que é basicamente futebol com os dedos, mas fez parte da minha infância e gostaria de compartilhar essa experiência. Parece fácil até, mas na verdade é bem difícil, perfeito pra passar uma tarde chuvosa jogando com um amigo ou familia, quando não pode sair de casa, seja por clima ou outros motivos. Acho que grande parte da diversão disso tudo é ter a experiência de confeccionar a tábua com os pregos também, lembro de ter visto uma dessas a venda e pensei nisso, comprar já pronto perde 50% da graça na minha opinião. Mas isso é só eu. Me lembra muito também o futebol de botão, que tem basicamente a mesma proposta, mas utilizando de ferramentas e regras diferentes, também cheguei a jogar este por algumas vezes, acho até melhor que o de prego. Se tiverem a chance, joguem os dois, vale a pena.
Minha nossa senhora, futebol de prego eu nunca tinha ouvido falar, já ouvi falar de futebol de botão, mas esse aí é outro que nunca joguei, um que eu joguei bastante foi o pebolim, na minha escola antiga, tinham roubado a bola do jogo, então tínhamos que usar papel alumínio amassado no lugar da bola, e funcionava surpreendentemente bem, não tinha um que ganhasse de mim naquele jogo, eu era simplesmente o maior e melhor. Isso é realmente ótimo, é sempre muito bom sair um pouco da tecnologia e aproveitar um pouco mais o mundo real, e o futebol de prego apresenta isso muito bem aos seus jogadores. O futebol de prego também parece ser algo extremamente simples de ser jogado, as coisas mais importantes que você precisa são de alguns pregos e um pedaço de madeira, eu admito que achei bem estranho isso e até mesmo um pouco perigoso, pode ocorrer dos jogadores se furarem ou se cortarem com os pregos, mas foi dito que é tranquilo e que não causarão problemas algum durante a partida, então eu irei acreditar um pouco. É bem interessante ver que o futebol de prego se difere bastante do futebol de botão e do pebolim.