Gizmos: como jogar e quais os seus objetivos?
Uma perfeita união entre aulas de ciências e jogos de tabuleiro, Gizmos é uma opção que não deve ser deixada de lado se você estiver atrás de novos ares e mecânicas para suas jogatinas!
O game é um ótimo exercício para quem gosta de desafios mentais, nos quais a estratégia desse ser pensada e repensada a todo momento para que o jogador supere os seus adversários.
Confira a seguir as principais informações, como ele funciona, seus componentes e regras básicas. Comece já suas construções científicas mirabolantes para desafiar seus companheiros!
O que é Gizmos?
Conteúdo
Lançado no Brasil pela Galápagos Jogos, Gizmos é um jogo científico com foco principal na criação de estratégias para superar seus adversários. Para isso, os jogadores contam com a clássica mecânica de gestão de mão para elaborar seus planos como bem entenderem, tudo isso enquanto observam as ações dos seus oponentes para sair na frente.
No game, os jogadores devem construir a máquina perfeita para a apresentação na Grande Feira de Ciências. Para isso, eles contam com os mais diversos recursos, incluindo a possibilidade de criar motores que agilizam as tarefas. No fim da partida, aquele com a maior construção será o grande campeão da feira.
Como você joga Gizmos?
Gizmos pode ser jogado entre 2 e 4 jogadores, e suas partidas têm uma duração aproximada de 50 minutos. Por possuir peças pequenas e frágeis, que devem ser manuseadas com cuidado para não serem danificadas, é recomendado que os participantes sejam maiores de 14 anos.
Qual é o objetivo do jogo Gizmos?
O principal objetivo de Gizmos é que, utilizando todas as cartas em sua mão, o jogador construa a maior máquina funcional o mais rápido possível, superando assim os seus adversários na disputa e se tornando o campeão da Grande Feira de Ciências.
Quais são as regras do jogo Gizmos?
Embora seja um jogo com partidas relativamente longas, as regras são simples e rápidas de se entender, especialmente pelo fato de que suas mecânicas são muito focadas na gestão de mão, usando cartas de vários níveis para que os jogadores possam construir as suas máquinas durante a jogatina.
As partidas consistem em uma série de rodadas, nas quais os jogadores, em seus respectivos turnos, podem realizar diversas ações, como arquivar cartas, acumular energia, iniciar pesquisas de equipamentos e construir os chamados gizmos, as peças principais para suas máquinas. Todas essas ações podem render pontos de vitória, cruciais para o final do jogo.
O jogo se encerra quando um jogador conseguir o seu quarto gizmo nível 3 ou o 16º no geral. Após isso, a rodada encerra normalmente e os pontos de vitória são somados e aquele com o maior número se torna o vencedor. Em caso de empate, aquele com mais gizmos ativos será o vitorioso.
Quem inventou o jogo Gizmos?
Gizmos foi criado pelo designer Phil Walker-Harding e conta com artes de Hannah Cardoso, Mathieu Harlaut e Saeed Jalabi.
Quais os componentes?
A caixa do jogo vem com os itens a seguir:
- 112 cartas Gizmos (4 iniciais, 36 cartas nível 1, 36 cartas nível 2, 36 cartas nível 3);
- 52 esferas de energia (13 de cada cor);
- 1 recipiente de Energia;
- 4 anéis de Energia;
- 20 Fichas de Vitória (14 fichas de 1 ponto e 6 fichas de 5 pontos);
- 4 Painéis de jogador (sendo 1 para o jogador inicial);
- 1 Lista de Efeitos;
- 1 Guia de montagem do recipiente de Energia.
Além destes componentes, Gizmos também conta com um Manual de Instruções detalhando todas as regras e mecânicas do jogo.
Conhecendo melhor as mecânicas e como o jogo funciona, não é de se espantar que haja uma curiosidade em se tornar o maior cientista do seu grupo. Não deixe de desafiar seus amigos para umas partidas de Gizmos e provar que a sua máquina será a vencedora da Feira de Ciências!
[…] o principal objetivo de Legend of the Five Rings: The Card Game é que, durante a partida, o jogador supere seu adversário. Porém, diferente de outros games nos quais isso significa apenas derrotá-lo em batalha, existem […]