Conheça tudo sobre o jogo de tabuleiro Takenoko!
Os ursos pandas são considerados fofinhos para algumas pessoas, tanto que é comum ver bonecos, bichinhos de pelúcia e até mesmo boardgame. O jogo de tabuleiro Takenoko tem como cenário principal os pandas e o domínio de bambus na região.
É um dos boardgames mais populares, por sua simplicidade nas regras e também pelo preço ser bem mais em conta. Ele é indicado para introduzir as pessoas neste universo de jogatinas, já que sua jogabilidade é simples e prática. Agora você pode conhecer mais sobre o jogo e como funciona o jogo de tabuleiro Takenoko.
Jogo de tabuleiro Takenoko
Conteúdo
Antes de falar como se joga, precisamos comentar de suas principais características. Takenoko contém:
- 28 cartas que simulam terrenos;
- 36 peças de bambu verde;
- 30 segmentos de bambu amarelo;
- 24 de bambo rosa;
- 20 peças de irrigação;
- 46 cartas com os objetivos;
- 9 de melhorias;
- 4 pequenos tabuleiros.
Sem contar com fichas de ação para que cada membro memorize o que está fazendo: o panda para comer os bambus da partida, 1 jardineiro (simbolizando o jardineiro que ajudará no desenvolvimento do bambuzal) e por fim o manual.
O jogo funciona da seguinte forma: cada participante tem que cultivar terrenos com ajuda de irrigação e inteligência para que os bambus cresçam em abundância. Quem terminar os seus objetivos, vence o Takenoko.
Características do Jogo
A rodada tem duas fases, em que o jogador realiza duas ações e determina a meteorologia. Depois, é a hora de fazer as ações, os competidores podem fazer duas ações em cada turno, podendo irrigar, adicionar terreno e mover o Panda ou o Jardineiro para executar alguma ação, seguindo as regras do jogo.
Ficha técnica
A ficha técnica do jogo compõe as seguintes informações:
- Autor: Antoine Bauza;
- Design: Nicolas Fructus, Picksel, Yuio;
- Ano: 2011;
- Editora: Galápagos (Brasil);
- Número de Jogadores: 2 a 4 Jogadores;
- Tempo de Jogo: 45 Minutos;
- Idade mínima: 8 anos.
Essa é a ficha técnica do jogo Takenoko.
Como jogar Takenoko?
Para melhor compreensão, vamos elencar por fase, sendo a primeira determinar o tempo da região do bambuzal. Também conhecida como a fase de meteorologia.
A meteorologia
Neste momento, o jogador lança o dado, e conforme o símbolo obtido, realiza a ação correspondente, sendo: sol (ação extra), chuva (crescer bambu na parte irrigada), vento (ações iguais), trovoada (mover o panda para comer um bambu), nuvens (escolher ficha de melhoramento), e interrogação (escolher qualquer tempo).
Ações
Após determinar o tempo do bambuzal: jogador pode escolher 2 ações diferentes das 5 ações possíveis:
- Adicionar terreno – Escolher 1 carta de terreno.
- Irrigar o local – Colocar 1 irrigador no terreno que existe na mesa.
- Mover o jardineiro para crescer o bambu.
- Panda para comer a planta do seu opositor.
- Escolher uma carta de objetivo.
Após realizar seus movimentos, é a vez do jogador quem estiver à sua esquerda.
Qual o objetivo do jogo Takenoko?
Como falado anteriormente, o objetivo do Takenoko é completar os objetivos estabelecidos para cada competidor, além de criar uma excelente área de bambuzal para que o panda possa se alimentar melhor.
Mas, o jogo de tabuleiro contém uma expansão que vai dificultar a sua atividade e explicaremos com mais detalhes a seguir.
Takenoko Chibis – Expansão
Se estiver cansado da mesma forma de jogar Takenoko, existe uma expansão chamada Chibis, ideal para quem quer um jogo com mais dificuldades, pois há participação de novos personagens: os filhos do panda. Confira a seguir como jogar de forma correta.
Características do Jogo
O imperador chinês deu de presente outro panda, desta vez fêmea. Embora não coma quanto o primeiro, ela dá à luz a novos filhotes e eles são bem famintos. Por isso o jogo tem as seguintes peças:
- Dona Panda;
- 9 fichas dos filhotes;
- 18 cartas de objetivos;
- 17 novos bambus;
- 6 terrenos;
- E o manual.
Essas são as principais caracteristicas do jogo.
Ficha técnica
A expansão do jogo de tabuleiro Takenoko foi feita pelo mesmo autor do jogo original, Antoine Bauza, lançado em 2015 e distribuído no Brasil pela Galápagos. Takenoko Chibs, oferece partidas de 45 minutos para 2 a 4 jogadores a parti de 8 anos.
Agora que você sabe realizar uma partida de jogo de tabuleiro Takenoko, chame os amigos para ler este texto e combinar um encontro.
Demorei um pouco pra jogar e entrar em contato com esse jogo por puro preconceito, eu não gosto de pandas, não acho fofo e acho que a humanidade gasta muito mais do que deveria para ajudar essa espécie a se manter, mesmo com outras mais importantes em extinção. Mas deixando isso de lado e focando no importante, que é o jogo de tabuleiro, só comprei porque a caixa do jogo é muito bonita, dá vontade de emoldurar, de verdade, muito boa. Desconsiderando essa temática que eu já deixei claro que não gosto, a parte mecânica é divertida até. Suas regras também permitem que qualquer um jogue, isso somado com a temática torna um jogo muito bom para crianças se divertirem. Vale dizer também que o jogo possui uma expansão, adicionando novas coisas como filhos do panda, se não me engano. As partidas são curtinhas e dá pra jogar várias, dependendo da habilidade e experiência do grupo que escolher para a jogatina. A jogabilidade é ok e o fator replay é até que bom, então o jogo te garante um longo tempo antes de enjoar ou cansar. Eu recomendaria esse jogo sim, mesmo que eu não goste da temática, o resto faz valer a pena.