Quais as regras do jogo Hanabi e qual o seu objetivo?

0

Criar um show perfeito de fogos de artifício não é fácil, mas no jogo Hanabi o objetivo é, através da cooperação entre os jogadores, formar um espetáculo ao utilizar as cartas. Você e seus amigos devem disputar e cooperar ao mesmo tempo, e essa dinâmica será super divertida. 

O jogo Hanabi, que em japonês significa fogos de artifício, é um sucesso e foi indicado e premiado várias vezes durante os últimos anos. Entre as principais premiações, ele ganhou o prêmio de jogo do ano Spiel de Jahres de 2013, e a indicação ao Nederlandse Spellenprijs de melhor jogo familiar em 2014. 

Saiba mais sobre esse jogo diferente e divertido!

O que é o jogo Hanabi?

Conteúdo

O jogo Hanabi é um jogo de cartas, que mantém a disputa entre jogadores para alcançar seus próprios objetivos, porém é vital que todos os jogadores cooperem para conquistar o objetivo do jogo: criar um show de fogos de artifício através da combinação correta das cartas e de suas cores.

Como se joga Hanabi?

Hanabi pode ser jogado por 2 a 5 jogadores com idade a partir de 8anos. O jogo usa a mecânica de gestão de mãos, e coleta de elementos e, além de usar a memória, os jogadores também precisam cooperar entre si.

O jogo, publicado no Brasil pela Papergames, funciona de uma maneira inusitada. No início cada jogador puxa quatro cartas, porém elas devem ser visíveis apenas para os outros jogadores. 

Como se joga Hanabi?
Como jogar. Fonte/Reprodução: Ludopedia.

A cada rodada, a pessoa que estiver vestindo as roupas mais coloridas começa e a dinâmica gira em sentido horário. Os jogadores poderão realizar uma de três ações:

  • Dar dicas para outro jogador (informar a cor ou o valor de alguma carta); 
  • Descartar uma de suas cartas; 
  • Baixar uma carta, tentando formar uma sequência.

Essa última preferencialmente quando tiver confiança de qual cor e numeração dessa carta com base na memória das dicas que lhe foram dadas anteriormente. Vale lembrar que cada participante faz apenas uma ação por turno durante o jogo Hanabi.

Qual é o objetivo do jogo Hanabi?

O objetivo do jogo é formar 5 fileiras de cores diferentes com as numerações crescentes, já que cada carta possui uma das cinco cores e uma numeração de 1 a 5. A pontuação dos jogadores depende da numeração de maior valor de cada cor, por exemplo, se os jogadores conseguiram enfileirar os fogos brancos até o valor 4 e os fogos vermelhos até o valor 3, ao final da partida somará o valor deles, juntamente do número que conseguiram chegar nas outras cores. 

No jogo Hanabi é vital a cooperação e até mesmo pensamento estratégico para saber se vale a pena segurar uma carta ou dispensá-la, enquanto se trabalha junto. 

Quais são as regras do jogo Hanabi?

As regras do jogo Hanabi são simples, os jogadores podem realizar apenas uma ação por turno, outra regra importante é a de que, se a pessoa errar a sequência, e colocar uma cor diferente na fileira ou um número que não é da sequência, como 2 e depois 4, a carta será descartada e, com isso, uma marca de punição será dada aos jogadores. 

O jogo acaba caso os jogadores acumulem três dessas marcas, então é vital ter total confiança na cor e na numeração das cartas que você for baixar. Outra forma de acabar o jogo é caso os jogadores consigam formar as 5 numerações nas cinco cores, e realizar um show espetacular com a maior pontuação, mas isso se o baralho não acabar antes. Caso o baralho acabe, cada jogador poderá realizar uma última jogada antes de finalizar a partida.

Quais os componentes do jogo Hanabi

Os componentes do jogo Hanabi são simples, por mais complexo que o jogo possa se tornar, com 50 cartas para os fogos, 3 cartas de penalidade e o manual de regras.

O jogo Hanabi é um bom exercício para comunicação, já que é vital para que os jogadores troquem informações ao mesmo tempo que praticam sua memória para relembrar as cartas que possuem em sua mão. Juntos, e apenas juntos, os jogadores poderão realizar um show de fogos inesquecível.

Leave A Reply

Your email address will not be published.