O que é o jogo Spirit Island e como se joga?
Quando se trata de jogos complexos e que exigem trabalho em equipe, Spirit Island é, sem dúvida, um desses jogos que deve ser lembrado por fãs desse estilo.
O game possui uma construção de mundo extremamente original e cativante, sendo atrativa até para jogadores menos experientes e uma porta de entrada para os jogos mais desafiadores e repletos de mecânicas.
Neste artigo, trazemos todas as regras básicas de Spirit Island para aqueles que ainda não conhecem o jogo. Confira abaixo!
O que é Spirit Island?
Conteúdo
Spirit Island é um jogo distribuído pela Ace Studios que tem como foco principal o trabalho em equipe entre os jogadores em uma espécie de Dungeon Crawler em que, no lugar dos jogadores avançarem nos territórios, são os inimigos que fazem isso.

O jogo também possui mecânicas de gestão e construção de mão, peças e bolsas, além de personagens com diferentes habilidades e tabuleiro modular, ferramentas clássicas de jogos do gênero.
Em Spirit Island, os jogadores se tornam espíritos da terra defensores do seu lar: uma ilha que vem sendo constantemente invadida por forasteiros. Usando seus poderes únicos, os participantes podem formular estratégias para combater os mais variáveis inimigos, que se tornam cada vez mais difíceis e desafiadores no decorrer da partida.
Como se joga Spirit Island?
As partidas de Spirit Island podem ser jogadas com 4 jogadores, sendo recomendado que os participantes sejam maiores de 12 anos, visto que algumas regras do jogo são um pouco mais complexas e ele conta com algumas peças pequenas que podem ser engolidas por crianças menores. Cada partida tem uma duração aproximada de 2 horas.
Quais são as regras do jogo?
Por ser um jogo complexo, as regras de Spirit Island são um pouco extensas. Contudo, isso não atrapalha a jogatina, desde que um dos jogadores tenham um pouco mais de experiência com o game para poder, no decorrer da partida, explicar melhor aos demais como ele funciona.
Na preparação do jogo, é necessário separar o mapa da ilha e o tabuleiro dos invasores, além é claro, dos jogadores escolherem quais serão os seus espíritos. Após isso, basta separar as cartas de invasores e dos jogadores para dar início a partida.
Spirit Island é jogado em uma série de turnos, com cada um tendo cinco fases: a Fase dos Espíritos, a dos Poderes Rápidos, a dos Invasores, a dos Poderes Lentos e a Passagem de Tempo.
Na fase dos Espíritos, os jogadores podem realizar três ações específicas, como crescer, ganhar energia e jogar cartas de poderes — que é basicamente a forma dos personagens atacarem os inimigos que surgem no tabuleiro. Caso escolha um poder rápido, ele é solucionado na fase seguinte a esta.
Após a fase de Poderes Rápidos, é a vez dos invasores agirem. Nessa fase, os inimigos podem corromper a Ilha dos espíritos, causar medo e também realizar suas ações, como se mover, devastar, explorar o local ou construir no tabuleiro. Finalizada essa etapa, os poderes lentos escolhidos pelos jogadores são resolvidos e temos a última fase.
Antes de um novo turno começar, a fase O Tempo Passa faz com que todas as cartas de poder dos jogadores sejam descartadas e os elementos adquiridos sejam removidos, além do dano causado pelos invasores.
Qual o objetivo do jogo?
O principal objetivo de Spirit Island é que os jogadores consigam remover todos os invasores da ilha, se tornando os vencedores. Porém, caso haja um número grande de corrupção — ou se um espírito morrer — os espíritos perdem a partida. Além disso, se as cartas de invasores acabarem, o grupo também é derrotado.
Quem criou o Spirit Island?
Spirit Island foi criado por R. Eric Reuss e conta com as artes de nomes como Jason Behnke, Steffen Brand, Sydni Kruger, Jorge Ramos, Moro Rogers, Shane Tyree e Joshua Wright.
Qual a lista de componentes
A caixa do jogo vem com os componentes a seguir:
- 1 tabuleiro dos invasores;
- 4 tabuleiros modulares de ilha;
- 8 painéis de espírito;
- 36 Dahan;
- 20 cidades;
- 32 vilas;
- 40 exploradores;
- 38 tokens de corrupção;
- 52 pastilhas de presença de espírito (13 de cada cor);
- 12 marcadores de efeito por turno (3 de cada cor);
- 32 marcadores de energia (20 de 1 / 12 de 3);
- 20 marcadores de medo;
- 16 cartas de medo;
- 15 cartas de invasores;
- 22 cartas de poder maior;
- 36 cartas de poder menor;
- 32 cartas de poder único;
- 4 painéis de cenário;
- 3 painéis de adversário;
Além destes itens, o jogo vem com um Manual de Instruções completo, detalhando suas mecânicas e componentes.
Sendo muito mais que um jogo complexo, Spirit Island é um grande exemplo de como a originalidade para criar jogos de tabuleiro é infinita, mesmo utilizando alguns conceitos que sejam familiares de outros produtos. Dito isso, não deixe de juntar os amigos e conferir essa aventura épica.