Conheça o jogo de tabuleiro Mascarade

2

O mundo dos jogos de tabuleiros nos proporcionam momentos de lazer inesquecíveis entre amigos. Sem dúvida, traz momentos de risada com seus amigos e/ou familiares. E para essas noites de diversão indicamos o Mascarade. 

O Mascarade é um jogo de tabuleiro que é queridinho pelos fãs de board games. E hoje, falaremos sobre o jogo Mascarade, que apesar de ter sido lançado em 2013, tem dado muitos relatos positivos entre os jogadores costumeiros do mundo dos tabuleiros de diversão.

O que é o jogo Mascarade?

Conteúdo

Mascarade é um jogo de cartas baseado no acúmulo de pontos (moedas), com muito blefe envolvido, bem como na interação e diversão de um grande grupo de pessoas, contendo o mínimo de dois e o máximo de 13 jogadores. 

O que é o jogo Mascarade?
Como se joga o jogo mascarede. Fonte/Reprodução; Galápagos.

O jogo pertence à empresa Repos Production, que é sediada na Bélgica, e tem como autor Bruno Faidutti. Além disso, Mascarade foi trazido pela empresa Redbox (RBX) ao Brasil, e o jogo conta com algumas indicações a prêmio, em sua segunda edição, com o  Golden Geek 2013 e ao As D’Or 2014.

Qual a história do jogo Mascarade?

O jogo se baseia na Itália renascentista onde os bailes de máscaras se tornaram muito populares apesar de que esse hábito tenha se originado na classe burguesa da época. 

Em Veneza, era possível encontrar máscaras dessa tradição ao grande público, favorecendo aos que estavam sob suas máscaras adotarem os hábitos que quisessem, já que não se podia identificar quem é. Esse fato histórico favorecia intrigas na corte política e podiam mudar o rumo da politicagem nas cidades. Essa prática originou os bailes de carnaval, por exemplo. 

E é nesse cenário que o jogo de tabuleiro Mascarade se baseia com seus personagens e cenário imaginário na qual a atmosfera leva aos participantes entrarem no espírito dessa época cultural histórica.

Como o jogo Mascarade se inicia?

A preparação em Mascarade, entre os jogadores, inicia com a divisão dos componentes do jogo entre os participantes e a organização desses utensílios sobre a mesa, de forma a facilitar o manuseio durante a partida sem interrupções. 

O manual deve sempre ficar à vista antes de começar a jogar já que ao todo são 12 personagens. E os participantes devem saber quais personagens estarão na jogatina, que depende exclusivamente do número de participantes que estão incluídas neste jogo. 

O jogo necessariamente começa quando as cartas são distribuídas entre os jogadores, em ordem aleatória, e as 6 moedas são entregues. No início, o único momento que os jogadores vão poder olhar quem eles são definitivamente no jogo é somente nesse momento sem custos de ação. 

Então, as partidas começam quando o primeiro jogador executa uma das ações do jogo, que poderá ser: olhar a carta, trocar sua carta com alguém sem olhar, ou dizer quem você é. Após essa ação, o próximo executará sua ação da vez, sempre numa ordem de sentido anti-horário.

Quais são os turnos do jogo Mascarade e como eles funcionam?

Existem 4 turnos iniciais para equilibrar a percepção dos jogadores. O participante mais novo deverá escolher sua carta e a de outro jogador, e, embaixo da mesa trocá-las ou não, e reposicioná-las onde anteriormente se encontravam. 

Os três próximos jogadores, em sentido anti-horário, deverão escolher repetir a mesma ação, até completar um ciclo de 4 vezes (4 turnos). Somente a partir do quinto turno o jogo começa de verdade, onde os jogadores poderão executar a ação de olhar sua própria carta, trocar de cartas como nos primeiros 4 turnos, ou dizer quem ele mesmo é (ou blefar sobre isso). 

Quais as regras do jogo Mascarade?

As partidas de Mascarade levam em torno de 30 minutos, é recomendado para os iniciantes, que o número de jogadores deva ser entre 4 a 8 jogadores, já que a quantidade, determina quais os personagens deverão estar presentes neste jogo. Aconselhamos também que os participantes tenham mais que 10 anos de idade. 

O objetivo do baile do Mascarade é você se tornar o personagem mais rico, atingindo um total de 12 moedas. A quantidade de moedas inicialmente para cada participante são 6, mas que poderão mudar bastante ao longo dos turnos.

Os tokens de personagens, que deverão estar em cima da mesa, representam sinalizadores de quais personagens estão na jogatina e definem quais estarão presentes até o fim do jogo. 

Sendo assim, cada personagem possui vantagens especiais e possuem formas de atuar, veja a lista abaixo:

  • Espiã: Olha sua carta e olha outra carta, podendo trocá-las;
  • Bispo: Pega duas moedas do jogador mais rico;
  • Bobo: Pega uma moeda do banco e troca cartas de outros jogadores;
  • Inquisidor: Ele escolhe um jogador para dizer quem ele é. Em seguida, ele deve virar sua carta para cima;
  • Juiz: Ele pega todas as moedas da tribuna;
  • Camponês: Ganha uma moeda do banco.Porém, se os dois camponeses forem revelados os dois ganham duas moedas;
  • Rainha: Pega duas moedas do banco;
  • Rei: Pega 3 moedas do banco;
  • Bruxa: Troca sua fortuna com outro jogador;
  • Trapaceiro: Vence o jogo se possuir 10 moedas ou mais;
  • Viúva: Pega moedas até completar 10;
  • Ladrão: Rouba uma moeda do jogador da esquerda e uma à sua direita.

Quando o jogador finalmente tem sua vez de jogar, após o quinta turno do jogo, os jogadores podem escolher uma dentre três ações: ver a sua própria carta virada para baixo, trocar de cartas com o jogador embaixo da mesa, fazendo isso realmente, ou não, e repondo elas na mesa. 

Por último, não menos importante, anunciar quem é o seu personagem de forma a blefar, ou não, sobre quem está sob a máscara (metaforicamente falando).

Se a ação escolhida no turno foi de anunciar, ele pode realizar a ação naquele turno referente ao personagem que anunciou. A não ser que uma outra pessoa, ou mais, reivindique que ele é verdadeiramente aquele personagem. Caso isso aconteça, todos os personagens obrigatoriamente revelam quem são, virando as suas cartas. 

Então, quem de fato está com a carta realiza a função do personagem mesmo não sendo o jogador da vez. Quem blefou paga uma moeda para a tribuna. Logo após isso, todos os jogadores com cartas viradas para cima, viram as cartas novamente para baixo. 

É importante salientar que todas as trocas de cartas realizadas nos turnos, devem ser feitas debaixo da mesa, até o fim do jogo.

Como o jogo Mascarade finaliza?

Como já mencionado, os turnos são realizados em sentido anti-horário, seguindo as regras, e o jogador que conseguir as 12 moedas, ou 10 moedas conseguindo reivindicar o personagem trapaceiro, ganha finalmente a jogatina.

Lista de componentes

Agora que você já sobre a jogabilidade e quais as regras, confira a lista de componentes de Mascarade:

  • 1 tabuleiro;
  • 17 cartas (80×120 mm);
  • Insert;
  • 104 moedas;
  • 6 folhetos de referência;
  • 9 fichas de cenário;
  • 1 livro de regras.

É recomendado o uso de sleeves (protetores de plástico) no jogo Mascarade, para melhor durabilidade e proteção das cartas do jogo.

Com este texto você conheceu mais sobre o jogo Mascarade, então reúna os amigos e familiares para uma jogatina cheia de suspense e diversão. 

2 Comments
  1. Guilherme Monteiro says

    Eu simplesmente AMO jogos de blefe e interações entre jogadores, desde Detetive (outro jogo de tabuleiro) a Among Us, sempre fui fã e gostava de reunir os amigos para se divertir e jogar jogos assim. A estética desse jogo de tabuleiro me agrada MUITO! Eu amo a ideia desses bailes de máscaras, e o jogo incentiva e a sua atmosfera deixa fácil entrar no personagem e viver essa época cultural. O objetivo do jogo é se tornar o mais rico da festa usando os sistemas de moedas do jogo, tudo fica mais interessante com as ‘’Classes’’ que o jogo tem, que mudam a forma com que você atua, me lembrando muito outro jogo do tipo, Town of Salem ou Cidade Dorme, que já cheguei a jogar bastante com meus amigos. A grande variedade de mecânicas, classes e situações deixa o jogo muito dinâmico e divertido, de forma que nenhuma partida é igual a outra. Juntando isso com a estética perfeita e a qualidade das cartas, fica difícil pra mim não recomendar esse jogo pra qualquer fã do gênero, compre o jogo, junte seus amigos e se divirta! As partidas não duram muito, então em uma festa dá pra jogar bastante antes de cansar.

  2. Raul Aguilera says

    Sinceramente, esse jogo de tabuleiro é bom demais pra ser verdade. Eu o joguei apenas algumas poucas vezes, isso me deixa um pouco triste, não vou mentir não, porque na verdade eu gostaria de ter jogado esse jogo bem mais vezes, as coisas incríveis que ele apresenta não são brincadeira não, as mecânicas e as peças são maravilhosas, a construção do jogo em si é muito boa para falar a verdade, as cores são muito vívidas e as peças são feitas de ótimos materiais, me surpreendo bastante de ter encontrado um jogo desses perdido no mercado, digo perdido por causa que ele é muito pouco falado no meio dos jogos de tabuleiro, eu não vejo muitas pessoas falando dele ativamente, eu acho isso bem ruim para falar a verdade, eu gostaria que mais pessoas falassem dele, e que esse jogo de tabuleiro tivesse o devido reconhecimento que merece, sinceramente, ele é bom demais para ser esquecido dessa forma, espero que algum dia as pessoas realmente o reconheçam, e vejam como que esse jogo é bom de verdade, que ele pode ter ajudar em vários aspectos das vida, apenas jogando, vai me dizer que isso não é incrível? Eu sei, é.

Leave A Reply

Your email address will not be published.