Após 13 anos, Kinect é descontinuado oficialmente pela Microsoft!
A Microsoft comunicou que finalizou a fabricação do Kinect, que é o dispositivo de detecção de movimento dos consoles Xbox. O acessório foi descontinuado em 2017, mas depois relançado como Azure Kinect Developer Kit em 2019.
Microsoft encerra produção do Kinect para Xbox após relançamento em 2019 como Azure Kinect Developer Kit
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A decisão foi revelada em comunicado da empresa à imprensa:
“Tomamos a decisão de encerrar a produção do Azure Kinect Developer Kit, mas isso está longe de ser o fim desta tecnologia, pois ela continuará disponível através do nosso ecossistema de parceiros.”
Microsoft
Originalmente lançado em 2010, para o Xbox 360, o Kinect também recebeu uma versão para Xbox One. Sabemos que seu maior uso foi para a saga Just Dance, tecnicamente, ele não foi tão bom assim para outros jogos e quando foi lançado prometeu muito e entregou pouco.
Qual o problema do Kinect?
O Kinect não foi uma má ideia, mas nunca pareceu ser muito útil como parte de um console de jogos. Nos últimos anos, vimos diversas aplicações para o Kinect, como complemento ao Oculus Rift, design de interiores, criação de robôs autônomos e até diagnóstico de depressão, entre outros.
Todos esses usos criativos para uma câmera de captura de movimento barata não foram difíceis de encontrar e foram um dos problemas enfrentados pela Microsoft.
Falando sobre um console de jogos, a principal função deste dispositivo é substituir os tradicionais controladores de botões. Para isso, a Microsoft teve que investir recursos consideráveis para convencer os desenvolvedores e acostumar os consumidores a adotá-lo.
No entanto, a empresa teve uma boa estratégia de design ao manter o Kinect como um dispositivo externo, evitando que o console de jogos ficasse maior e permitindo que se adaptasse facilmente a futuras versões do Xbox. A conexão é feita por meio de uma porta USB. Mas mesmo assim, podemos citar alguns dos problemas principais do Kinect:
- Foram poucos os jogos disponíveis e nenhum deles foi um grande sucesso. Apesar da falta de empenho dos desenvolvedores em lançar jogos de qualidade no mercado, os jogos existentes receberam críticas negativas. Foi necessário investir muito dinheiro para desenvolver um videogame compatível com este controlador. Muitas pessoas que compraram o Kinect ficaram insatisfeitas com o produto.
- O Kinect operava com um desempenho de 85% e, segundo os especialistas, jogar videogame com esse controle era muito prazeroso, a não ser pelos 15% que falhavam. Em consequência disso, no final das contas, o jogador se sentia muito frustrado.
- Para jogar Kinect é preciso de bastante espaço. Em um apartamento comum, é necessário mover muitos móveis para conseguir o campo de visão adequado para que ele funcione corretamente. Isso é um grande problema para a maioria dos jogadores, pois é preciso ter vários metros de distância entre o usuário e o sensor. Por isso, é impossível jogar em um quarto ou apartamento pequeno. Já com os controles tradicionais, é possível jogar qualquer videogame sentado no sofá, em uma sala de qualquer tamanho.
Ou seja, era muito trabalho para pouco uso e suas vendas foram só ladeira abaixo cada vez mais. Seu fim, então, era inevitável.
Segunda tentativa de emplacar o Kinect
No ano de 2019, foi lançada a mais nova versão do acessório, chamada de Azure Kinect, que tem como principal foco o desenvolvimento de software empresarial e o uso de inteligência artificial.
As empresas que já adquiriram o Azure Kinect poderão continuar utilizando o software do produto. No entanto, a partir de outubro, o dispositivo não será mais vendido.