King of tokyo: como jogar?
Sendo um game com uma temática muito chamativa para diversos públicos, King of Tokyo tem tudo para ser uma excelente pedida para reuniões com amigos ou para aqueles finais de semana com os familiares, podendo passar várias horas em diversas partidas que dificilmente serão repetitivas ou tediantes, afinal, não somente a temática chamativa de monstros gigantes, como também as mecânicas do jogo o tornam algo carismático para jogadores experientes e para quem não conhece a fundo os jogos de tabuleiro.
Falando nas mecânicas, o game possui uma série de regras simples e rápidas de aprender, o tornando também uma ótima porta de entrada para crianças conhecerem melhor os games do tipo, além de ser um excelente exercício mental.
Pensando nisso, separamos neste artigo todas as principais informações sobre King of Tokyo, desde suas regras até os componentes das partidas. Dessa forma, você e seus amigos poderão se desafiar para descobrir quem de fato é o monstro que será o Rei de Tóquio.
O que é o jogo King of Tokyo?
Conteúdo
Criado pelo designer Richard Garfield, King of Tokyo é um jogo de estratégia com uma temática inspirada nos clássicos filmes de monstros japoneses, onde diversas feras invadem a capital do Japão para causar o caos e destruição para que, como o nome do game já diz, se tornar o Rei de Tóquio.
O jogo conta com mecânicas como rolagem de dados, bloqueio, testar sua sorte, anulação e eliminação de jogadores, que funcionam muito bem para um game como este que foca muito na disputa de território e no acúmulo de pontos realizando ações.
King of Tokyo também conta com artes de Benjamin Raynal, Romain Gaschet, Igor Polouchine, Jean-Baptiste Reynaud, Régis Torres e Anthony Wolff. No Brasil, ele está disponível através da Devir Brasil.
Como jogar?
King of Tokyo pode ser jogado de 2 a 6 jogadores, com suas partidas tendo uma duração estimada de até 30 minutos. Sendo um jogo com mecânicas de rápido aprendizado e com uma temática chamativa, ele é recomendado para pessoas acima de 8 anos de idade, o tornando, como dito anteriormente, uma ótima porta de entrada para crianças no mundo dos jogos de tabuleiro.
Componentes do King of Tokyo
A caixa de King of Tokyo vem com os seguintes componentes:
- 1 Tabuleiro de Tóquio;
- 66 Cartas;
- 28 Marcadores (3 fumaça, 1 limitação, 12 encolhimento e 12 veneno);
- 8 Dados (6 pretos e 2 verdes);
- 6 Tabuleiros de monstros;
- 6 Marcadores de monstros;
- 6 Suportes para monstros;
- 50 cubos de energia.
Além disso, o jogo vem com um manual de regras detalhando todas as suas mecânicas e itens, e um único jogador pode consultá-lo rapidamente e repassar os macetes do jogo para os demais.
Regras do jogo
O principal objetivo de King of Tokyo é que, através do acúmulo de pontos de vitória, o jogador se sobressaia dos seus adversários e se torne o verdadeiro Rei de Tóquio ao final da partida. Para conseguir pontos, é necessário realizar uma série de ações no tabuleiro, como conquistar territórios e, obviamente, causar o máximo de caos e destruição que puder.
Para realizar essas ações, os jogadores contam com a rolagem de dados para definir o que poderá ser feito nos seus respectivos turnos, podendo inclusive atacar outros monstros para atrapalhar os planos dele. Além disso, existem as cartas especiais que podem trazer benefícios permanentes ou temporários para os seus personagens, também auxiliando na sua estratégia.
O primeiro jogador que conseguir 20 pontos de vitória, será o grande vencedor.
Sabendo melhor como King of Tokyo funciona, não seria surpresa que o desejo de conquistar a grande metrópole com seu próprio monstro colossal surja na sua mente. Desse modo, não deixe de conferir mais sobre o game e juntar seus amigos para descobrir de vez quem é o mais forte.