O que é o jogo A Colmeia?

2

Se você também é aquele tipo de pessoa que ama jogos de tabuleiro e sempre carrega um desses com você para agitar os encontros e viagens com a família e amigos, o jogo A Colmeia é a opção perfeita para você!

O jogo de tabuleiro A Colmeia apresenta uma dinâmica de competição clássica, em que as abelhas precisam correr ao longo do tabuleiro em busca do néctar das flores. O jogo conta com bastante emoção, estratégia e diversão.

Quer aprender mais sobre A Colmeia? Então vamos lá!

O que é o jogo de tabuleiro A Colmeia?

Conteúdo

A Colmeia é um jogo de tabuleiro que une estratégia, agilidade e atenção, envolvendo a temática do meio ambiente, exploração da natureza e promovendo educação ambiental.

o que é o jogo de tabuleiro a colmeia
Fonte/Reprodução: Independente

A criação desse jogo teve objetivo de trazer à atenção para a importância das abelhas para a polinização a nível mundial, que tem sido prejudicado pela extinção em massa de cuja causa eles apontam como sendo o uso desenfreado de agrotóxicos em diversas lavouras.

Apresentando a vida das abelhas de maneira lúdica, principalmente para aproximar jovens e crianças de uma convivência mais sustentável com a natureza, o jogo que também diverte, tem como base a disputa por acúmulo de mel. Logo, irá vencer o estrategista mais ágil.

Como se joga A Colmeia?

Para jogar A Colmeia é muito simples, basta escolher de 2 a 4 jogadores e iniciar a partida no tabuleiro, rumo ao acúmulo de néctar na colmeia.

De início, cada um dos jogadores recebe três abelhas de sua cor, cinco dados e uma ficha, também de sua cor, com a Rosa dos Ventos. Os tiles de néctar e de flores de cada jogador são dispostos no tabuleiro, junto com os de mel, que serão separados por valor. É importante estar atento para os 20 tiles de mel que serão separados e deixados ao lado do tabuleiro. Esses últimos talvez sejam utilizados na última rodada do jogo.

Além disso, são colocados nos tabuleiros os dados que guiarão os movimentos das aranhas, antes que o tile de jogador inicial seja dado a quem começará o jogo.

Os jogadores andam no tabuleiro rolando seus cinco dados, com intuito de recolher as flores e seus néctares, sempre utilizando os pontos cardeais para se locomoverem. É importante ressaltar que os jogadores devem prestar atenção em relação à aranha que fica responsável por atrapalhar o trajeto feito pelas abelhas, e com ela faz isso? Roubando o néctar que está sendo levado pelos jogadores.

Ao fim, ganha o jogador que tiver mais estratégia e foco, acumulando a maior quantidade possível de néctar, que será revertida em mel.

Quais as regras do jogo A Colmeia?

As principais regras do jogo simples de A Colmeia são ter no mínimo 2 e no máximo 4 jogadores e contar com jogadores com faixa etária maior de 8 anos de idade, além de seguir a dinâmica de jogo explicada anteriormente.

No entanto, existem regras especiais para o jogo avançado, que definem que serão inseridos, nos espaços sinalizados do tabuleiro, 4 tiles de agrotóxicos, que caso sejam tocados por abelhas, fazem com que elas voltem diretamente para A Colmeia de seu jogador.

Qual a lista de componentes do jogo A Colmeia?

O jogo A Colmeia conta com uma grande lista de componentes, é um jogo bastante completo para a família toda jogar. Além do tabuleiro e manual de instruções, A Colmeia é é composta por:

  • 20 Tiles de Abelhas de diferentes cores;
  • 20 Tiles de Flores de diferentes cores;
  • 4 Tiles de Produtores de diferentes cores;
  • 56 Tiles de Néctar de diferentes cores;
  • 11 Tiles de Mel com Valor 1;
  • 6 Tiles de Mel com Valor 5;
  • 4 Fichas de Rosa dos Ventos de diferentes cores;
  • 4 Tiles de Grupos;
  • 2 Tiles de Aranha
  • 4 Tiles de Pedra
  • 4 Tiles de Agrotóxicos;
  • 2 Tiles de Agrotóxicos escrito “Aranha”;
  • 1 Tile de Jogador Inicial;
  • 23 dados;
  • 5 Bússolas.

Com todos esses componentes fica difícil resistir a esse jogo tão completo, concorda? Então vamos entender as mecânicas do jogo!

Quais as mecânicas do jogo A Colmeia?

De forma simples, as mecânicas do jogo se baseiam em bastante ação, movimentações dos participantes de forma estratégica, uso dos dados ao longo da partida e movimento das peças. O jogo dura em média uma hora e é indicado para qualquer idade a partir dos 8 anos.

O jogo A Colmeia é aquele jogo coringa, ideal levar para se divertir enquanto pensa sobre uma relação mais sustentável com a natureza. Aproveite que você já sabe como jogar e conhece as principais regras, garanta sua Colmeia e, com ela, a diversão da sua viagem ou encontro!

2 Comments
  1. Raul Aguilera says

    Esse jogo de tabuleiro é uma das maiores obras de arte que eu consegui jogar na minha vida, de verdade, as situações empregadas pelas dinâmicas apresentadas durante as jogatinas são incríveis, de verdade. Houveram alguns momentos aqui e ali que eu quase acabei saindo na porrada com alguns dos jogadores presentes no momento, mas o jogo não teve parcela de culpa nenhuma nessa situação, a culpa foi única e exclusivamente dos infelizes que eu ouso chamar de amigo que estava jogando junto comigo, mas fingindo que essa situação nunca aconteceu, tudo está sob controle e tudo está muito bem, 0 problemas. Mas também não vou mentir, esse jogo de tabuleiro pode ter sido um dos melhores que eu já joguei na minha vida? Sim, pode, mas em vários momentos caso você não tome cuidado, a jogatina pode acabar ficando um pouco maçante, sempre tentando variar em alguns aspectos diferentes aqui e ali, caso contrário, você pode acabar não gostando desse jogo, mas de qualquer jeito, ele continua sendo um ótimo jogo. Outro ponto que eu gostaria de falar um pouco dele é o seu preço, esse jogo possui um preço um pouco elevado, que acaba dificultando um pouco na compra.

  2. Guilherme Monteiro says

    Joguei muito pouco esse jogo de tabuleiro para ter uma opinião muito bem elaborada, mas o pouco que eu joguei parece bom até. A história por trás do jogo de tabuleiro é bonita e de motivo nobre, porém, eu não teria ficado sabendo do motivo pelo qual o jogo foi feito se não fosse o texto. Entendo que o objetivo principal do jogo era coincidir diversão e a conscientização pela extinção em massa das abelhas, e o trabalho não foi tão ruim, mas acho que acabaram dando mais foco à diversão mesmo, e tá tudo bem, afinal o intuito de um jogo de tabuleiro é esse, divertir. Sobre o jogo em si, como já dito acima, tenho pouco sobre o que falar, talvez valha a pena ressaltar sobre a mecânica da aranha, que deixa o jogo mais divertido, fazendo com que os jogadores tenham que prestar atenção e reavaliar sua estratégia. Pelo preço que eu achei esse jogo na internet, não acho que tá valendo muito a pena não. O jogo não é ruim, longe disso na verdade, mas eu não consigo gostar dele, mesmo tentando. Dê uma chance, talvez você tenha uma opinião diferente da minha, nunca se sabe.

Leave A Reply

Your email address will not be published.