O que é o Tapestry e quais os componentes dele?
O jogo Tapestry reúne dois universo aparentemente incomunicáveis, a tapeçaria e os jogos de tabuleiro! Um jogo tão criativo assim deve ser conhecido pelos amantes de jogos de tabuleiro que gostam de um desafio divertido.
O jogo é ainda mais atraente para aqueles que curtem história, curiosidades históricas e simuladores de civilização. Então, se você gosta de jogos de tabuleiro, não deixe de conferir nosso artigo sobre Tapestry. Boa leitura!
O que é o Tapestry?
Conteúdo
O jogo Tapestry é em sua essência um simulador de civilização. Mas não uma civilização estática, mas sim uma que passa por anos, eras e progride desde tempos anteriores ao nosso até para posteriores.
Tudo isso usando um método de contar história conhecido como tapeçaria. E embora esse tipo de artesanato hoje esteja menos em uso, a tapeçaria foi uma arte muito comum e o jogo resgata a memória dessa técnica antiga.
Qual a sua história e como Tapestry funciona?
O jogo Tapestry tem os mesmos fundamentos que nossa história real, se passando por alguns períodos comuns ao nosso mundo. Porém embora os fundamentos e algumas bases sejam parecidas, a história se desenvolve em suas mão de modo totalmente inédito e você pode tomar decisões que a modificam ativamente.
O game se passa em pelo menos 4 linhas de escolhas distintas e que ditam seu gameplay. As 4 são: ciência, exploração, militar e tecnologia. Essas categorias são chamadas pelo jogo de trilhas e seu gameplay pode se desenvolver focando em alguma delas ou até mesmo em mais de uma.
O interessante é que grande parte da história do jogo é contada pelas tapeçarias, sim, o nome Tapestry não é por acaso e o jogo utiliza esse artesanato antigo para ir contando a história do game aos poucos.
Quais as regras do Tapestry?
Tapestry possui diversas regras para que esse jogo complexo seja jogado da maneira ideal e mais divertida possível. Porém mesmo extensas as regras de Tapestry não são enfadonhas, na verdade são bastante intuitivas.
Cada dado é utilizado conforme a “trilha” escolhida pelo jogador, não havendo possibilidade de serem utilizados em outras trilhas que não seja a do dado. O jogo também dá algumas habilidades para civilizações específicas, mas as regras determinam que as habilidades serão utilizadas conforme em turnos determinados pelas cartas da civilização.
Outra regra importante, é que no mapa do game só pode ter 2 elementos como postos avançados ou outros marcadores, podem ser diferentes ou iguais, mas sempre 2.
Como jogar Tapestry?
Por mais diferente que o jogo Tapestry possa parecer, ele é jogado de maneira bastante prática.
O mapa do jogo é aberto e é então iniciado o primeiro turno da mesa. Como primeiro passo o jogador deverá ativar as habilidades de sua civilização caso estejam disponíveis conforme as regras. Após o jogador receber pontos ele estará livre para administrar em alguma trilha da sua preferência, e também pode contar com as cartas de tapeçaria para conseguir adquirir pontos extras.
E um dado interessante do mapa, também chamado de capital, é que ele é aos poucos revelado por meio de monumentos que vão adicionando elementos no mapa em branco.
É indicado para quantas pessoas?
O jogo Tapestry pode começar a ser jogado por apenas 1 jogador! O que é bem diferente dos jogos de tabuleiro em geral, mas a partida pode conter até 5 jogadores.
Quais os componentes do jogo Tapestry?
Vamos agora analisar quais os componentes do jogo Tapestry que acompanham o tabuleiro para que sua jogatina seja completa!
- Mapa da capital;
- Tabuleiros das civilizações;
- Cartas da tapeçaria e das trilhas;
- Dados e marcadores;
- Fichas de civilizações;
- Manual;
- Guias.
Todos esses itens são necessários para que Tapestry possa ser jogado com máximo aproveitamento e diversão!
Onde comprar o Tapestry?
Se você se interessou por encontrar o jogo Tapestry nas melhores lojas de jogos de tabuleiro, e até mesmo em mercados virtuais como a Amazon. Só adquirir e se divertir.
Tapestry é uma experiência incrível para os amantes de jogos de tabuleiro, diferente e criativo, mas ainda um jogo com todo o gosto clássico que dão charme para os jogos desse nicho.
Tapestry é um jogo muito criativo e bem feito, um jogo de tabuleiro que simula uma civilização, que vai desde as antigas até a nossa, acompanhando a evolução a até mesmo depois da nossa. O jogo se utiliza de eventos e períodos históricos do nosso mundo, mas com um diferencial: Você como jogar, pode mudar isso! Para mim essa é simplesmente a melhor parte do jogo, desde pequeno nas aulas de histórias eu ficava viajando e imaginando cenários diferentes, dependendo de uma ação dos personagens históricos. Aqui eu posso meio que vivenciar isso, em uma escala menor, claro. Tapestry é um jogo complexo e que leva tempo para aprender a jogar, mas acredita em mim, vale a pena! Suas mecânicas são únicas, seu estilo de arte é maravilhoso e muito difícil você vai encontrar outro jogo de tabuleiro parecido no mercado. Eu sempre preferi jogos singleplayer ao invés dos multiplayers, e ultimamente tenho sentido falta de jogos (de tabuleiro ou não) que eu possa aproveitar em uma experiência singleplayer, e com Tapestry eu consigo! Esse para mim é o ponto mais forte do jogo, você pode jogar com amigos, mas também pode jogar sozinho, acho que mais empresas deveriam fazer isso.
Caramba, um jogo de tabuleiro que mescla um simulador de civilização com tapeçaria? Isso ai eu nunca pensei que veria, de verdade. A ideia de Tapestry é realmente muito genial, juntou dois mundos completamente diferentes em um único mundo, esse tipo de coisa pode dar muito bom tal como também pode dar muito ruim, acaba por ser bem complicado dosar o quanto desses mundos irão sair no jogo, mas Tapestry faz isso com maestria. Quando eu olhei pela primeira vez, eu não pensei que o jogo conseguiria juntar esses dois mundos de forma boa e natural, e felizmente, eu estava muito errado. Falei com alguns amigos meus sobre esse jogo, e alguns que já haviam jogado me disseram que o jogo é realmente muito bom e que entrega muito mais do que promete, suas mecânicas enriquecem muito a gameplay e a dinâmica entre os jogadores, disseram eles que ocorreram sempre várias situações muito engraçadas e inusitadas durante as campanhas. Uma outra coisa que eu curti muito em Tapestry é a forma em que você desenvolve as histórias, sendo que o jogador pode facilmente, por meio das suas ações dentro do jogo, a modificar ativamente para uma melhor situação para ele.