Passo a passo de como jogar UNO!

2

O UNO é um jogo bastante divertido e é ideal que tenha a participação de várias pessoas. Sem contar ser uma ótima forma de passar o tempo enquanto demora aquela comida do restaurante, no intervalo de uma aula ou está querendo passar o tempo em um lugar que não tenha internet para se divertir. É um cardgame obrigatório na sua coleção de jogos analógicos.

E ainda podemos ousar em dizer ser uma porta de entrada para outros tipos de jogos, como Monopoly Deal, Can-Can e Bang. Além disso, é uma forma de brincar com a família e os amigos e manter os seus laços afetivos. 

Aqui vamos te dar o passo a passo de como jogar UNO e garanto que não precisará ler mais o manual, sem contar ser mais simples que se pensa. 

Como jogar UNO com os amigos?

Conteúdo

Primeiramente, vamos explicar a origem do UNO. Apesar de não parecer, ele foi feito no final dos anos 60. Tudo começou quando o americano Merle Robbins e seu filho Ray jogavam “Oito Maluco” que terminava sempre em confusão e perceberam dar para fazer um upgrade na partida. Logo, Merle desenvolveu um baralho que lembra o UNO e começou a comercializar em 1971. 

O que não contava que fosse se transformar no jogo mais vendido do mundo, mais que o tradicional baralho. Estima-se que mais de 150 milhões de pessoas compraram UNO. A partida tem que ter no mínimo duas pessoas, mas especialistas recomendam que a partida fica melhor entre 4 a 8 jogadores para conseguir distribuir melhor as cartas. 

A seguir, vamos ensinar como jogar UNO. 

Como jogar UNO passo a passo?

Como falamos anteriormente, jogar UNO é bem simples, apenas precisa reunir uma galera que se interessa em se divertir, sendo também um excelente party game. O primeiro passo é saber que cada jogador precisa começar com 7 cartas

Como jogar UNO passo a passo?
Jogar UNO. Fonte/Reprodução: original.

Depois vão ter que descartar aquela carta igual ou parecida da mesa. Quem se livrar da sua mão ganha a partida. Além disso, tem algumas variações, confira o nosso passo a passo.

Distribua as cartas

Embaralhe as cartas e distribua 7 cartas para cada membro e peça que todos não vejam a carta do outro. O que restou deixe virado sob a mesa. 

Lance uma carta na mesa

Agora pegue uma carta na mesa e vire aquela que está no topo do deck. Assim, apresente aos demais. 

Se não tiver uma carta igual ou parecida da mesa

Agora o jogador precisa lançar a carta igual ou apresentar a mesma cor, ou o mesmo número. Por exemplo, se a primeira carta é o número 1 amarelo, os jogadores podem jogar o 1 de outra cor ou outra do grupo de amarelo. Vale lembrar que o sentido da rodada é anti-horário.

Explicando as cartas especiais

No UNO tem três cartas especiais que precisam prestar bem atenção, pois pode beneficiar ou atrapalhar a jogatina. Tem a reverter com duas setas em direções opostas que muda o sentido do jogo, tem a pular que traz um círculo cortado ao meio que bloqueia a vez de um jogador ou mudar a cor das cartas lançadas (representada por um círculo de quatro cores).

Agora vamos explicar as cartas mais aterrorizantes do UNO: +2 e +4. Como o nome já diz, são cartas que pedem que o opositor adicione mais cartas, sendo que a de +4 além de comprar mais, o oponente pode mudar a cor das cartas da rodada. 

 Quando gritar UNO

Só pode gritar UNO quando tiver apenas uma carta e é nesta hora que os opositores rezam para ter alguma carta de +2 ou +4 na mão para poder impedir a vitória daquele que gritou. 

Qual objetivo e como termina o jogo UNO?

O principal objetivo é livrar das cartas que estão na sua mão e adicionar mais cartas ao seu concorrente utilizando algumas estratégias simples, como utilizar a carta para que o opositor pegue mais quatro ou duas cartas, ainda tem a opção de trocar a vez do jogador e entre outras formas. 

O UNO termina quando uma pessoa não tem mais carta em suas mãos. 

Agora que você sabe como finalmente o funcionamento do jogo UNO, compartilhe este texto para mais pessoas e chame para uma partida.

2 Comments
  1. Guilherme Monteiro says

    Esse jogo de tabuleiro daí é um clássico, de verdade, quem nunca jogou um UNO? Eu não conheço UMA pessoa sequer que não conhece ou nunca jogou, sério mesmo. Este é um jogo de tabuleiro que dá pra jogar por tempo quase que indefinido, quase atemporal, eu diria. Ele é muito bom e você provavelmente deve ter várias memórias relacionadas com esse jogo, eu mesmo tenho várias, jogando no fundo da sala enquanto o professor dá aula, gritar +4 para todo mundo ouvir, quase sair no soco me estressando com algumas partidas, cheguei a até mesmo passar mal, quando resolvi jogar isso apostando beber um copo d’água toda vez que você comprar por causa de um +2, +4 ou por não ter dito UNO. Embora todo mundo já tenha jogado pelo menos uma vez na vida, não dá pra negar que todo lugar tem regras diferentes, só no meu círculo social já tem umas 3 regras diferentes. O jogo conta com um manual falando as regras, mas sinceramente, são regras muito ruins e você vai estar em uma situação muito melhor se apenas combinar com o grupo de pessoas antes de jogar. Um clássico, se você já não tiver, pode comprar, tem até na Steam.

  2. Kate Maria says

    Eu me lembro de ter mais ou menos uns 12 anos quando conheci o UNO. O marido da minha prima trouxe pra gente jogar nas férias, e eu nunca tinha ficado tanto tempo viciada num jogo de tabuleiro, risos. Pedi que ele me desse de presente, mas na época ele tinha comprado por um valor relativamente alto e não quis me dar. Hoje em dia eu tenho dois aqui em casa. Adoro quando meus amigos vem e a gente se junta pra jogar UNO e tretar muito. Isso não quer dizer que a gente não se divirta, pelo contrário, é divertido demais. A gente ri pra caramba, tem a galera que esconde carta e tenta trapacear, tem a galera que esquece de falar UNO quando tem uma só carta, e tem a galera que fica guardando as cartas da maldade pro momento adequado, risos. Aqui em casa a gente mudou algumas regras, pra deixar o jogo mais potente e aumentar ainda mais as tretas. A gente junta e soma cartas de +2 com as de +4, e dependendo da cor escolhida, o próximo jogador pode inverter ou bloquear as 6 cartas passando pro próximo. Isso acaba gerando uma guerra, e a gente se acaba de rir. Sem dúvidas é um jogo pra jogar de galera mesmo, mas o importante é não levar pro pessoal, tem que usar como diversão mesmo.

Leave A Reply

Your email address will not be published.