Quais expansões de jogo de tabuleiro agregam muito ao jogo base?
As expansões de jogo de tabuleiro geram tanto debate quanto as dos games eletrônicos, pois significam um gasto a mais para aproveitar um jogo que já existe. Ao mesmo tempo, em que há quem defenda, o que também não falta são críticos.
Cada expansão de jogo de tabuleiro agrega uma nova experiência ao jogo base. Algumas expansões podem ser mais bem-sucedidas do que outras, dependendo do jogo e do grupo de jogadores. Por isso é importante considerar o jogo base e o grupo de jogadores antes de escolher uma expansão.
Confira a seguir o que são as expansões de jogo de tabuleiro e como funcionam e uma lista com as melhores expansões que deixam os jogos base ainda melhores!
O que são as expansões de jogo de tabuleiro?
Conteúdo
Como o próprio nome sugere, as expansões de jogo de tabuleiro trata-se de novos pacotes que os jogadores podem adquirir. A finalidade das expansões é justamente alargar o tempo de jogo, mas não por conta de novas partidas somente. A ideia é expandir o universo do próprio jogo e a experiência dos jogadores.
As expansões de jogo de tabuleiro podem, literalmente, trazer algo novo à mesa. Porém, jamais podem ser confundidas com os jogos originais, isto é, os jogos base. Sem estes, não há nem o que falar de expansões. Em suma, por maior que seja a qualidade de um pacote de expansão, ele é, necessariamente, atrelado ao jogo inicial.
Outro aspecto é o da opção. Um jogo de tabuleiro base deve funcionar por si só. A extensão entra apenas como uma forma alternativa de se divertir com o mesmo jogo.
Expansões de jogo de tabuleiro que melhoram a qualidade dos jogos base
Há expansões de jogo de tabuleiro que são tão boas, que realmente é notável o quanto podem transformar a qualidade de um jogo. Conheça as melhores a seguir.
Pousadas e Catedrais – Carcassone
Com essa expansão, os jogadores de Carcassone terão uma experiência ainda mais dinâmica de jogo, pois foi criada para trazer novas estratégias. Através de um novo sistema de pontuação, os jogadores terão opção de usar mais estratégias ou até mesmo de abandonar uma por outra em meio à partida.
Vale notar que Carcassone continua um jogo premiado até hoje, e isso é devido em grande parte às suas expansões.
7 Wonders Duel – 7 Wonders
Embora o jogo original seja um inegável sucesso, muitos fãs já reconheceram que a jogabilidade deste levou muitos à estratégias bem previsíveis. Mas na expansão isso não acontece, pois, o jogador possui um número de alternativas maior para suas jogadas de cartas.
The Rise of Fenris – Scythe
Essa é uma das expansões de jogo de tabuleiro mais recentes, e não à toa se tornou em uma das mais buscadas pelos fãs. Além da adição de pequenos módulos, o jogo ainda traz o modo cooperativo e o modo campanha.
Todo destaque vai para o modo campanha, que dá aos jogadores a possibilidade de acompanhar os diversos módulos da caixa, tudo no mesmo jogo. O aspecto da “re-jogabilidade” é indiscutível aqui.
Ticket to Ride 1910 – Ticket to Ride
A expansão desse jogo clássico, responsável por criar fãs de jogos de tabuleiro, tornou as partidas muito simples, sem perder um pingo de jogabilidade e diversão. O antigo problema de Ticket To Ride é que, ao longo das partidas, era comum os jogadores acumularem muitas cartas na mão.
Com Ticket to Ride 1910, a experiência de jogo fica mais simples, pois há mais opções em cada ingresso.
Valhalla – Champions of Midgard
O jogo original se movimenta quando os jogadores, através de dados, matam monstros em uma competição para ver quem se torna o próximo Jarl. Apesar de muito fácil, a mecânica do jogo envolve demais a sorte.
Com a expansão Valhalla, é permitido que os jogadores usem as “almas” de seus guerreiros para adquirir armas e poderes. Em suma, morrer no jogo não é apenas permitido, mas pode ser uma bela estratégia.
Cosmic Incursion – Cosmic Encounter
Um sucesso desde a década de 1960, Cosmic Encounter conseguiu reunir um jogo de negociação de alienígenas. Parecia impossível ficar melhor, mas a expansão chamada Cosmic Incursion fez isso.
O objetivo do original, Cosmic Encounter, é estabelecer 5 colônias, por poderes dos alienígenas. Um problema notado é que boa parte das pessoas prefere jogar no ataque. Mas em Cosmic Incursion a história muda, pois raças novas e cartas alienígenas, além de um 6º jogador, são adicionados, equilibrando a balança.
Prelude – Terraforming Mars
O jogo original, apesar de muito amado pelos fãs, foi acusado de ser muito lento no começo, uma vez que as ações eram caras. O objetivo é terraformar Marte através de motores, melhorados com o uso das cartas.
Em Prelude, a lentidão acaba, pois, os jogadores podem acelerar e aumentar seus motores através das cartas de habilidade e recursos, usadas desde o início do jogo.
Conclusão
Cada uma das extensões para jogo de tabuleiro possuem uma característica em comum: elas melhoram o jogo, nunca o contrário. Não há porque chamar uma extensão de algo “polêmico” quando ela veio realmente para agregar à experiência de um jogo que já é amado.
Agora é só escolher a sua e divertir-se com a abertura de novas possibilidades e muitas horas de jogo!
[…] surgiu em 1944 na Inglaterra e, desde então, se tornou presente em casas espalhadas pelo mundo. Um jogo investigativo, envolvendo interpretação dos personagens e a capacidade de leitura das evidências para […]
[…] Entre suas expansões, a temática do jogo vai desde época futurista à pré-história, contando inclusive com a participação de Warhammer 40,000 como uma de suas expansões, que oferece novas raças e classes para o jogo. […]