Tudo sobre consoles: conheça os tipos de console e quais escolher!

0

Se você já conhece o meio dos jogos eletrônicos, então deve saber que existem vários tipos de console, que são desenvolvidos por empresas distintas e tem sua base de fãs e consumidores bem estruturada por pessoas que buscam vantagens desde os jogos disponíveis, serviços e preços. Há uma diversidade de opções no mercado atual para adquirir e levar para casa a fim de passar horas na frente da TV.

Se você nunca jogou em consoles, não sabe o que é, tampouco a origem dos videogames, o Portal do Jogador apresentará tudo o que você deve saber sobre o tema.

O que são consoles?

Conteúdo

Os consoles são dispositivos tecnológicos que contam com memória para rodar os mais variados tipos de jogos desenvolvidos para eles. Existem desde o começo da década de 70 e são mecanismos com controles, memória, e mais recentemente contam com um menu online rico em diversas opções.

O que são consoles?
Fonte/Reprodução: original.

Há muitos tipos de console hoje em dia onde a maioria apresenta uma ótima capacidade de armazenamento, não travam e nem precisam de CDs ou fitas. Estas características eram vistas com frequência nas gerações mais antigas, de meados dos anos 2000, onde a tecnologia já avançava para inovar e surpreender os jogadores.

Além disso, os videogames mais recentes possuem SSD, com um bom espaço para baixar e jogar qualquer tipo de game sem se preocupar com travamentos ou falta de uma placa de vídeo de última geração. São games mais robustos, com gráficos melhores que tornam a experiência de qualquer jogador imersiva.

Qual é a origem do console?

O primeiro console, de fato, se chama Magnavox Odyssey, lançado no ano de 1972. O aparelho vinha acompanhado de alguns cartuchos de jogos, onde o mais conhecido da época era o Pong. O seu maior diferencial entre as gerações posteriores se dá pelo fato de seu mecanismo não ser intercambial, onde apresentava apenas alguns interruptores que serviam para modificar os games, alterar a dificuldade e cor.

Cinco anos após o primeiro lançamento, a Magnavox lançou o modelo Odyssey 2, que não apresentava grandes diferenças ao seu irmão mais velho. Neste caso, o que tinha de inovador era o joystick que apresentava um botão e alavanca para se movimentar e conseguir jogar com mais precisão. O que também chama atenção é por ser um dos tipos de console que trouxe as cores para a TV, ao invés de o modelo preto-e-branco.

No entanto, é possível que a Magnavox não esperasse que uma das maiores e principais concorrentes da época, Atari, fosse surgir. Em outubro de 1977, recém completados 1 mês da existência do Odyssey 2, foi lançado o VCS (Vídeo Computer System), o qual contava com jogos que se tornaram muito famosos como o marcante Pac-Man ou o Space Invaders. 

A Atari continuou investindo pesado em consoles, onde mais tarde apresentou o modelo 5200, de 1982. Em 1986 foi lançado mais um videogame chamado de 7800, porém ambos não vingaram o sucesso do VCS e se tornaram, na verdade, um fracasso.

Além disso, dentre os tipos de console, surge a famosa Nintendo com o modelo NES em 1985 e a sua maior rival, Sega surgiu em 1986 com o saudoso Master System. É graças aos dois nomes que o mundo dos videogames evoluiu para melhor, onde o público foi apresentado a cartuchos para experienciarem longas horas na frente da TV.

Sega e seus consoles

No ano de 1988, a Sega lançou o Mega Drive (mais conhecido por nós), porém a sua nomenclatura é Sega Genesis. Este era um console de 16-bits que oferecia uma diversidade de games divertidos para jogar como o Sonic The Hedgehog 2 e o Mortal Kombat sem qualquer tipo de censura, se tornando um marco na época.

Já em 1994, ocorreu mais um lançamento e este foi chamado de Sega Saturn, onde era usada uma nova e mais poderosa mídia: os CDs. Alguns títutlos disponíveis para o console fizeram história como o Guardian Heroes, Radiant Silvergun, Street Fighter Alpha 2, Tomb Raider e Resident Evil.

O último dos consoles lançados pela Sega foi o Dreamcast, de 1998. No entanto, a empresa não atingiu as expectativas estipuladas devido ao baixo número de procuras, se comparado com os videogames anteriores.

Nintendo e os melhores consoles da década de 90

A Nintendo soube se reinventar quando trouxe o famoso Super Nintendo ao Brasil, mais conhecido como Famicom ou apenas como Super NES. É neste console que milhões de jogadores começaram a embarcar em jogos únicos e marcantes, como Donkey Kong Country, Super Metroid, Super Mario: Yoshi Island, Mortal Kombat 3, Top Gear 2 e 3000.

Em 1996, foi lançado o Nintendo 64, que trazia um gráfico em 3D e robusto, ao contrário do que era visto no Super NES, o que impressionou demais os jogadores na época. Havia também um joystick analógico para melhor controlar os personagens e navegar pelos mundos. Você conhecerá mais alguns dos principais nomes dos consoles lançados pela empresa:

  • GameCube;
  • Nintendo Wii;
  • Nintendo DS;
  • Nintendo 3DS;
  • Nintendo Wii U;
  • Nintendo Switch.

Estes são os principais tipos de console que fazem parte da marca e muitos fizeram com que os jogadores ficassem apaixonados pelos jogos, gráficos, trilha sonora e a própria história envolvente.

Quais os tipos de consoles da nova geração?

Há uma diversidade de modelos para escolher e jogar sozinho, com a família ou os amigos. São consoles que mudaram a maneira com a qual se vê os games, de como navega pelo menu e a falta da necessidade de comprar cartuchos ou CDs para acrescentar no aparelho.

Hoje em dia, os tipos de console são bem mais compactos quando comparados com os mais antigos. Não existe aquela preocupação de salvar o game correndo, tampouco de tropeçar no fio e deixá-lo travado, como acontecia muito com o Famicom.

XBOX Series X

Este é um produto lançado e desenvolvido pela Microsoft e junto ao seu “irmão”, o Series S. No entanto, a versão X é mais robusta, completa e com muitas especificações, apresentando um processador completo com 8 núcleos, uma GPU de 12 teraflops, com mais 16 GB em sua RAM.

Um dos tipos de console mais famosos e potentes da nova geração veio para rivalizar com o PlayStation 5, que apresenta maiores qualidades quando comparados. Os games são bem fluidos, rápidos, onde até mesmo a navegação ao longo do menu torna a experiência mais gostosa e agradável.

A resolução dos jogos é uma característica que chama muito a atenção, onde se vê em 4K, com taxas de 120 frames por segundo. Ocorre também a tecnologia Ray-Tracing, responsável por criar sombras e reflexos, além de tornar a imagem muito mais bonita.

XBOX Series S

Este é o irmão menos robusto da versão X, mas que fornece um ótimo custo-benefício quando comparado com o apresentado acima. Esta é uma das melhores versões a você que tem a intenção de adquirir um produto de alta qualidade, com modificações nas especificações, que é o caso da diminuição de 3,8 GHz para 3,6 GHz. 

Além disso, os teraflops foram cortados pela metade, agora somando 4. No entanto, esta é uma característica que não atrapalha em nada no funcionamento da máquina e o carregamento é tão fluido quanto o anterior.

PS5

O PS5 pertence à Sony, que criou um modelo mais chamativo e volumoso, pesado, com um design inovador de cores brancas com o preto no meio. O seu sistema de resfriamento é bem potente quando comparado a versão anterior, o PS4, que esquentava e para resfriar fazia muito barulho.

Se no Xbox X há uma memória de 1 TB, no PS5 existe uma quantia menor, de 825 GB, a qual é diminuída ao longo da instalação de todo o sistema, atingindo 667,2 GB. No entanto, o que chama atenção é pela empresa apresentar a informação de que o processo de carregamento deixa de existir, o que é uma das maiores reclamações de usuários tanto de PC quanto de outros tipos de console.

Além disso, ao contrário da Microsoft, que tem poucos títulos exclusivos de qualidade, a Sony tem nomes renomados que fizeram sucesso ao longo dos seus respectivos lançamentos, que é o caso de The Last Of Us Part II. 

A tecnologia da Sony

A Sony é uma das empresas que usa o Ray Tracing, responsável por apresentar imagens mais realistas que contém sombras e até mesmo reflexos. Isto faz com que você, jogador, se sinta dentro do próprio game, o que gera uma experiência inovadora.

Com a tecnologia do console, todo game de PS5 pode ser baixado por quem tem o PlayStation, onde os demais jogadores possam jogar também pelo PS4, caso tenham esta geração. Para conseguir usufruir do serviço é necessário ter o Share Play. No entanto, tal característica é voltada apenas aos assinantes do serviço PS Plus.

Nintendo Switch

No dia 3 de março de 2017, a empresa japonesa Nintendo lançava o seu mais novo console, o Switch, focado em fornecer mais experiência nos games do que potência. Ele é híbrido, perfeito para levar na mochila ou em viagens para passar o tempo longe do PC ou demais consoles.

O que gera reclamações nos usuários é o fato do produto ser mais caro do que, de fato, deveria ser mesmo após anos de lançamento. A sua biblioteca, embora vasta, tem preços bem elevados também, o que torna a experiência do jogador menos proveitosa e econômica que o esperado.

A respeito da memória, esta também se torna uma desvantagem. Ou seja, os tipos de console variam entre o que as pessoas querem no momento, o que pretendem jogar e se tem gostos mais robustos e exigentes.

Qual é a melhor opção de console no mercado?

Se você busca por milhares de opções e títulos marcantes, o PS5 é o mais recomendado para atender às suas exigências. Por mais que a sua potência não seja tão elevada quanto o Xbox Series X, a biblioteca de jogos e a possibilidade de conhecer novas histórias tornam a Sony perfeita.

Qual é a melhor opção de console no mercado?
Fonte/Reprodução: original.

A você que é mais exigente, preza por velocidade, otimização e praticidade na hora de jogar, então o Series X foi feito para atender todas as suas necessidades. Ele é bem completo, potente, prático de mexer, tem uma boa galeria de games e o espaço de 1 TB é uma das características que mais encantam os jogadores.

Caso você seja do tipo de player que tenha preferência pelo mais básico porque não fica tanto tempo em casa e gostaria de no tempo livre jogar algum game, o Switch é ideal para o que você busca. Por mais que tenha preço elevado, assim como os games, a sua biblioteca é rica em opções e certamente você encontrará nomes que te agradem.

É melhor comprar um console ou um PC?

Dependerá do que você deseja, porque se for a de jogar com gráficos perfeitos, realistas, sem travamentos, com agilidade na hora de carregar, o PC gamer é o mais indicado. Neste caso, você precisa colocar na mesa o que vale mais a pena ao que você deseja e ao que gostaria de usufruir.

Os tipos de console são feitos para todos os jogadores, permitem jogar com os amigos e compartilhar informações úteis. No entanto, a sensação hiper-realística pode não ser entregue nos videogames, o que não diminui a experiência de nenhum usuário, mas talvez não seja o que você gostaria e procurasse.

Além disso, no PC você consegue ter acesso as mais variadas plataformas para comprar e baixar os jogos, com todos salvos na biblioteca, como é o caso da Steam, GOG e Epic Games. Não é necessário comprar o console Series X já ciente de que não poderá jogar Spider-Man, pois na Valve o game está disponível para compra por ter uma versão lançada para computadores.

Leave A Reply

Your email address will not be published.