É impossível falar de jogos de tabuleiro sem citar Monopoly. O jogo praticamente trouxe a atenção do público em massa para este tipo de game, e por conta disso praticamente mudou a história dos jogos de tabuleiro, sendo sem dúvidas o mais referenciado e o mais querido do grande público dessa categoria de jogos. Ainda não conhece o game? Confira tudo sobre o jogo Monopoly e entenda porque ele é tão querido e jogado até nos dias de hoje!
O que é Monopoly?
Conteúdo
Criado em 1903, Monopoly é basicamente um game sobre administração com elementos de sorte, azar e até mesmo com elementos da vida cotidiana.
Em Monopoly os jogadores encarnam investidores imobiliários que lutam para enriquecer com propriedades, comprando e vendendo uma série de imóveis e outros ativos. O jogo na verdade em suas primeiras versões foi considerado uma espécie de guia prático de como funciona o mundo financeiro.

Tanto em tom educativo como até mesmo em tom de crítica. Muitos dizem que a criadora original das primeiras versões de Monopoly, Elizabeth Magie, estava teorizando quando criou os protótipos do jogo sobre as mazelas que o sistema do capitalismo coloca sob os ombros dos cidadãos.
Seja de fato uma crítica ao sistema financeiro e imobiliário americano, ou simplesmente seja um jogo que visava educar os jogadores a respeito desse mesmo sistema, Monopoly é ainda assim divertidíssimo, competitivo e acessível.
O jogo permite sim abordagens extremamente técnicas e estratégias diversificadas, mas ainda assim é um jogo que pode em teoria ser jogado por qualquer pessoa ou por qualquer grupo de pessoas. É realmente um game que vale a pena conhecer e um clássico absoluto dos jogos de tabuleiro.
Componentes do jogo Monopoly
Por se tratar de um jogo de tabuleiro, o primeiro e mais básico componente de Monopoly é naturalmente o tabuleiro. No tabuleiro estão dispostos alguns dos principais elementos do game, os imóveis que serão comprados, a prisão, alguns eventos, entre outros.
O jogo também conta com dados, cartas, dinheiro que é peça importantíssima do game e os pinos que serão utilizados no jogo.
Regras do game
Para se jogar bem Monopoly é necessário prestar atenção a algumas regrinhas. As mais básicas são em relação ao modo como as partidas do jogo decorrem. Por exemplo, os imóveis à venda em Monopoly podem ser comprados apenas se o jogador parar em cima de uma de suas casas.
Outra regra que deve ser observada é que quando um jogador parar em cima de uma casa relativa a um imóvel que já foi comprado por outro jogador, ele deve pagar aluguel. O jogador também é obrigado a ir para cadeia quando seu pino cair no espaço referente à prisão.
Os imóveis do jogo Monopoly também podem ser vendidos de jogador para jogador, porém essa é uma negociação privada que deve ser feita de maneira livre entre os dois jogadores. Os valores podem ser acordados e no caso do imóvel ter algumas construções o dono do imóvel deve vendê-las para o banco por metade do preço antes de vender o imóvel para outro jogador.
Como jogar?
O principal objetivo do jogo Monopoly é ter o monopólio de todos os imóveis até deixar de mãos atadas os outros jogadores. Assim você estará tendo todo o monopólio do game e praticamente irá impedir qualquer ação do seu oponente dentro do jogo.
Agora que já sabe como jogador Monopoly não deixe de comprar o jogo e se divertir com toda sua família!