Classes de RPG de mesa: o que são?

0

Nos famosos Role Playing Games, ou RPGs, os jogadores criam personagens colocando-os na trama e, dentre os pontos essenciais na criação desses personagens, temos as Classes de RPG de mesa, que servem basicamente para descrever suas funções e especializações.

O que é uma classe de RPG de mesa?

Conteúdo

As classes de RPG de mesa são as “profissões” dos personagens. São elas que determinam suas capacidades, possibilidade de ações, limitações, pontos fortes e fraquezas. 

O que é uma classe de RPG de mesa?
Fonte/Reprodução: original.

Em sua maioria, essas classes são inspiradas em arquétipos clássicos dos gêneros que desejam emular, como é o caso dos Bárbaros nos RPG de fantasia medieval, que bebem de materiais como Conan: O Bárbaro, por exemplo.

Quais são as principais classes de RPG de mesa?

Existem vários modelos de jogo com diferentes Classes de RPG de mesa, mas algumas que são clássicas e costumam aparecer em vários são:

Guerreiro

O guerreiro é uma das classes de rpg de mesa mais clássicas. Esses são os mestres de combate que, uma vez com uma arma em mãos, seja qual for, são mortais. Entre as referências mais populares de guerreiros na cultura pop temos Sor Arthur Dayne e Jaime Lannister, de Game of Thrones.

Bárbaro

Assim como os guerreiros, os bárbaros focam no combate físico, com a pequena diferença que não costumam vestir armaduras pesadas e preferem o uso de armas maiores, como grandes espadas e machados, além de usarem a fúria em combate, ao contrário da disciplina do guerreiro. Exemplos de bárbaros são os Vikings históricos e o próprio Conan.

Ladino 

Também chamados de ladrões, os ladinos são sorrateiros e malandros, podendo usar carisma para evitar (ou causar) conflitos. Eles usam da furtividade para passarem despercebidos pelas sombras enquanto arrombam fechaduras e roubam suas vítimas. Na cultura pop, um ladino muito conhecido é o famoso Robin Hood

Paladino

Assim como os guerreiros, os paladinos são combatentes disciplinados, com a diferença que dedicam suas vidas a votos feitos a alguma divindade ou ideal, lutando de acordo com as suas convicções. Geralmente, a figura clássica do paladino é associada aos cruzados medievais, mas alguns exemplos da TV são a própria Brienne de Tarth e Ned Stark, ambos da série Game of Thrones.

Mago 

Os Magos são usuários de magia, usando de objetos mágicos, gestos ou palavras de poder. Eles são capazes de lançar feitiços arcanos que podem servir para moldar a realidade e causar efeitos nocivos, isso graças aos seus anos de estudos incansáveis para se tornarem mestres da magia. Na ficção podemos observar estes arquétipos em Gandalf, de O Senhor dos Anéis. 

Monge 

Lutadores que negam o uso de armas e armaduras, os monges usam sua força física como arma, armadura e escudo, graças ao intenso treinamento em artes marciais e a sua energia interior. São inspirados nos monges ShaoLin e na cultura pop temos Liu Kang, da série de jogos Mortal Kombat, como um ótimo exemplo de monge.

Ainda assim, essas são apenas algumas das classes mais famosas do gênero capa e espada (ou fantasia medieval). Existem muitas outras clássicas como o Clérigo, o Feiticeiro ou o Ranger, por exemplo. Além disso, outros RPGs temáticos podem trazer classes de RPG de maneiras diferentes, a depender do gênero proposto.

Como escolher a classe certa para o seu personagem em um RPG de mesa?

Agora que você já sabe o que são classes de RPG de mesa e conhece algumas das mais clássicas, fica a dúvida: qual a classe certa para começar a jogar? Essa não é uma escolha fácil, afinal, diferentes sistemas trazem inúmeras opções de classe e profissões.

Uma boa maneira de escolher a classe certa é pensar, antes de mais nada, em quem é o seu personagem. Escreva uma pequena história para ele, pense na sua ocupação, personalidade, gostos pessoais, entre outras coisas que possam servir para dar vida a essa figura.

Após ter feito esse exercício, veja quais as classes de RPG mais te chamaram atenção, faça uma pequena lista delas e pense qual parece a mais interessante encaixar na história do seu personagem. Basta adaptar um evento, inserir um objetivo diferente ou pensar em um defeito dele e pronto: se tudo encaixou, essa é a classe perfeita para o seu primeiro personagem.

Qual é a diferença entre os diferentes tipos de classes de RPG de mesa?

As diferenças são enormes! A escolha da sua classe de RPG de mesa irá definir muito do seu estilo de luta, capacidades e conhecimentos. 

Quer derrotar seus inimigos na força? Jogue de guerreiro ou bárbaro. Gosta de magia? Jogue de mago. Gosta de lutas sem armas? Jogue de monge. As escolhas são muitas e, em alguns sistemas, existe muito mais versatilidade.

A escolha da classe de RPG de mesa é um dos vários passos na hora de criar o seu personagem, mas não deixe esse trabalho todo te desanimar, afinal, quanto mais você trabalhar no seu personagem, maior será o seu vínculo com ele e, consequentemente, a campanha vai acabar sendo muito mais divertida.

Leave A Reply

Your email address will not be published.