O que é e como funciona o Zombie Dice?
Nem todo mundo que curte jogos de cartas, tabuleiros e dados gosta de empenhar horas e horas em jogos de estratégia ou de regras muito elaboradas. E por esse motivo o Zombie Dice é uma excelente opção para diversão rápida, sem pensar muito. Afinal de contas, o objetivo do jogo é consumir cérebros, que também são chamados de “brains”.
Ao invés de se envolver com inúmeros personagens, backstories, locais, estratégias mirabolantes e incontáveis regras, Zombie Dice traz para a mesa algo que pode ser até raro nos jogos hoje em dia: a sorte.
Aqui não há espaço para demoras ou estratagemas dos jogos de RPG, por exemplo, mas sim um espaço para contar com a sorte e lidar com reviravoltas o tempo inteiro. Tudo isso num cenário de caçadores e zumbis. Como dizem, os zumbis deixam tudo melhor, não é verdade? Conheça a seguir todos os detalhes sobre o jogo Zombie Dice!
O que é o Zombie Dice?
Conteúdo
Zombie Dice trata-se de um jogo que reúne a sorte a um cenário onde zumbis saem em busca de cérebros e caçadores saem em busca de zumbis. O jogo tem um diferencial de ser muito rápido, pois cada partida tem uma média de 10 minutos. Se chegar a 20 minutos, será muito.
Mas a rapidez das partidas é justamente o que torna esse jogo tão dinâmico e divertido para animar o grupo. Ao invés de simplesmente esperar pelas reviravoltas em uma longa partida, você pode apenas esperar pela sua vez de se “vingar” de uma derrota na próxima. Fica tudo a cargo da sorte, de como você joga os dados.
Qual o objetivo do jogo Zombie Dice?
O objetivo do jogo Zombie Dice é muito simples: comer cérebros! Mas para isso é necessário jogar bem os dados e contar com a sorte. Ao longo da partida, você precisa mais símbolos de cérebro do que de espingarda nos dados.
Os símbolos de cérebro representam vitórias para os zumbis, pois são uma espécie de “autorização” para consumir “brains”. Já a espingarda indica o ataque dos caçadores. A ideia é evitar esses ataques ao longo da partida.
Quais as versões e expansões do jogo Zombie Dice?
O jogo Zombie Dice conquistou tantos fãs que outras versões e expansões foram criadas. A versão Zombie Dice 2: Dose Dupla, contém os chamados “Grande Filme de Ação de Verão” e “Papai Noel Encontra Zumbis”. Ambas são expansões que adicionam personagens e novos dados ao jogo, respectivamente.
Já o Zombie Dice 3: Ônibus Escolar, se passa no ambiente escolar, onde os cérebros de crianças estão em jogo. Nessa versão, há a introdução de um dado com 12 lados, o que aumenta exponencialmente as possibilidades de jogo.
Por fim, você pode adquirir o Zombie Dice: Horde Edition, que vem com o jogo original somado a todas as expansões.
Quais os componentes do jogo Zombie Dice?
Por ser um jogo dinâmico, os componentes de Zombie Dice são:
- Livro de regras
- Copo
- 13 dados: 6 verdes, 4 amarelos, 3 vermelhos
O copo é usado para armazenar e lançar os dados, deixando a sorte como ponto alto do jogo.
Como jogar os dados de Zombie Dice?
Todos os dados que compõem Zombie Dice são pretos, com símbolos coloridos e muito fáceis de compreender. É possível jogar com duas pessoas ou mais. A partir do primeiro participante, o jogo se inicia com o rolamento dos dados.
Cada dado corresponde a um ser humano, com seu cobiçado cérebro. O jogador deve escolher três dados do copo e rolar. A cor representa a dificuldade, nessa ordem: verde, amarelo, vermelho. Os símbolos são o cérebro, as pegadas e a espingarda.
Se o jogador pegar “cérebro”, ele conseguirá comer! Se pegar “espingarda” é porque foi atacado pelo humano. Por fim, se sair “pegadas” no dado, isso significa que o humano conseguiu fugir. O vencedor do jogo é aquele que obtém 13 cérebros primeiro.
Quais os prós e contras do jogo Zombie Dice?
Os pontos positivos de Zombie Dice são a sua facilidade de jogar, além de ser fácil de levar para qualquer lugar e poder jogar em grupos de 2 ou mais pessoas. Além disso, é um jogo ágil, rápido e de sorte.
O ponto fraco do jogo são seus componentes, muito simples. O copo é feito de papelão reforçado e o “manual” é apenas um papel. Mas isso não afeta em nada a jogabilidade e diversão. A não ser que você prefira jogos de estratégia, que sejam mais longos.
O jogo Zombie Dice é o tipo de coisa que dá para ter na mochila, abrir e agradar a todos, pois é fácil, divertido e excelente para passar o tempo. Compre e reúna seus amigos para uma jogatina cheia de competições e diversão.
A princípio, Zombie Dice não me chamou muito a atenção, pra falar a verdade nunca fui muito fã de jogos puramente baseados em sorte, porém eu resolvi dar uma chance a esse, afinal o tempo de uma partida é curto, 10 minutos não são nada e também não havia nada melhor para fazer no momento. Apresentei esse jogo aos meus amigos e resolvemos jogar quando o tédio bateu, devo admitir que me surpreendeu, foi uma boa experiência, por não exigir muita preparação, materiais e coisas que um RPG normal precisaria, dá pra levar para qualquer lugar e é muito dinâmico, basta reunir 2 ou mais pessoas e jogar. É puramente baseado em sorte, e se eu já não tenho muita nos RPGs, imagina em um jogo 100% baseado nisso… Porém mesmo perdendo, ainda vale a pena jogar, principalmente se o seu grupo de amigos entra de cabeça na brincadeira. O único ponto negativo que eu posso falar sobre o jogo seria que depois de certo tempo o jogo se torna enjoativo, já que nunca sai da mesmice: rola os dados, fala o resultado e passa pro próximo jogador. Dito isso, se você jogar esporádicamente, é um ótimo jogo e definitivamente vale a pena a aquisição.
A verdade é que desde que eu era pequeno eu sempre gostei muito de todos os tipos de obras que envolviam o tem de zumbis, sempre procurava novas coisas para destrinchar e descobrir, mesmo que acabasse sendo algo muito ruim, eu acabava por consumir aquela obra. Zombie Dice não é diferente, eu ainda tenho esse certo gosto de curtir muito obras que envolvam o tema de zumbis, e creio que Zombie Dice acabe sendo um pouco interessante para mim. Lendo apenas o início do post, houveram duas coisas das quais eu não gostei tanto assim a respeito do jogo, uma delas sendo que ele é um jogo de cartas e a outra que ele se baseia muito na sorte do jogador. Eu não tenho uma sorte muito boa, sinceramente, eu prefiro o tipo de jogo em que é baseado na sua habilidade para conseguir vencer. Mas outras coisas que eu achei que são boas dentro do jogo foram uns aspectos diferentes que eu não tinha visto em outras obras, um desses aspectos é que você é o zumbi! Até hoje eu não tinha visto nenhuma obra em que o jogador fosse o zumbi (ignore o Left 4 Dead), e o jogo também tem partidas muito rápidas, isso é ótimo!