Como jogar Dungeon Lords?
Com certeza Dungeon Lords é um dos board games que está em alta, principalmente pela sua jogabilidade. Mas você já conhecia Dungeon Lords? e se já ouviu falar quer saber mais detalhes e informações sobre o jogo, basta continuar lendo o artigo abaixo.
O que é o jogo Dungeon Lords?
Conteúdo
Diferente de outros jogos de tabuleiro baseados em masmorras ou aventuras medievais, o popular Dungeon Lords trás uma visão diferente para aventuras épicas e cenários repletos de monstros, armadilhas e outros perigos.
Como o próprio nome já diz, aqui você não é um herói indo descobrir tesouros em uma dungeon, você é o Lord de uma delas, e precisa fazer seu domínio crescer.
Qual a história de Dungeon Lords?
No jogo, vemos um Lorde do mal construindo e ampliando sua masmorra num durante dois anos dentro do Dungeon Lords. Neste período, o Lord deve contratar monstros, criar armadilhas e expandir ainda mais sua riqueza e exército das trevas. Enquanto isso, heróis de vários tipos tentam se infiltrar nos aposentos do mestre da masmorra, pondo assim a construção à prova.
Quantas temporadas tem o jogo Dungeon Lords e como funciona cada uma?
Dungeon Lords se passa num período de dois anos, que são divididos em quatro temporadas, que contam com o período de construção das masmorras pelos jogadores.
Onde são contratados monstros e criadas armadilhas, e também com o período de combate, o qual os heróis tentam conquistar o que foi construído e o Lorde deve impedir que isso aconteça com o que fora planejado durante a fase anterior.
Ao fim das fases de construção e combate, inicia-se um novo ano, onde o jogo recomeça e os participantes voltam para a fase de construção para se preparar para um novo combate.
Como é definida a pontuação no jogo de Dungeon Lords?
A pontuação de Dungeon Lords é baseada em todo o processo das fases de construção e combate, levando em conta o que o jogador construiu, os tipos de monstro que contratou e, após o combate, os heróis que foram capturados. Aquele que, ao final da fase de combate do segundo ano, tiver o maior número de pontos, é o vencedor.
Quais as regras de Dungeon Lords?
Como dito anteriormente, o jogo se passa por um período de dois anos, onde cada ano possui duas fases distintas, a de construção, onde se passam as quatro temporadas do jogo, que representam as quatro estações do ano, e a de combate.
Na fase de construção, para melhorar suas masmorras, os jogadores têm cartas que podem ser utilizadas durante os turnos de ação, onde cada uma dispõe de três vagas e cada carta tem efeitos diferentes. Ao utilizar as cartas, duas delas serão bloqueadas, podendo ser usadas novamente no próximo turno.
Ainda na construção, os jogadores podem utilizar as cartas para criar armadilhas, contratar monstros e pagar taxas, além, é claro, de usar a exploração para conseguir mais ouro e assim poder ter opções melhores de monstros e armadilhas.
Chegando na fase de combate, os heróis invadem as masmorras construídas pelos jogadores para conquistá-las, e os participantes devem usar as armadilhas e monstros para evitar o máximo possível que os inimigos conquistem seu território, capturando o herói ao final da fase.
Em cada fase de combate, os heróis que invadem a masmorra variam de acordo com o nível de maldade do jogador, que é definido após o final de cada temporada, depois da primeira.
Passando pela primeira fase de combate, e iniciando o segundo ano, os jogadores retornam para a fase de construção, seguindo após para mais um combate. Ao final do segundo ano, o jogador que pontuar mais se torna o vencedor.
Quais os componentes do jogo Dungeon Lords?
O Dungeon Lords vem com os seguintes componentes:
- Tabuleiro Central;
- Tabuleiro de Progresso em dupla face;
- Tabuleiro de Terras Distantes;
- Tabuleiros de Dungeon dupla face (4 unidades em 4 cores);
- Cartas de Pedidos (32 unidades em 4 cores com 8 cada);
- Cartas de Visão Geral (8 unidades em 4 cores com 2 cada);
- Cartas de Combate (18 unidades);
- Cartas de Armadilha (27 unidades);
- Cartas de Eventos Especiais (9 unidades);
- Fichas do Monstro ou Fantasma (24 unidades);
- Fichas de Sala (16 unidades);
- Fichas de Aventureiro (32 unidades);
- Fichas de Paladino (2 unidades);
- Fichas de Eventos (3 unidades);
- Fichas de Túnel (42 unidades);
- Marcadores de Troll (3 unidades);
- Fichas de Itens (20 unidades);
- Minions (12 unidades em 4 cores com 3 cada);
- Contadores do Mal (4 unidades em 4 cores);
- Marcador de Primeiro jogador;
- Marcador de Progresso;
- Imp (40 unidades);
- Marcadores de Comida (30 unidades);
- Marcadores de Ouro (30 unidades);
- Marcadores de Dano (40 unidades);
- Livro de Regras.
Como jogar Dungeon Lords?
Dungeon Lords pode ser jogado com 2 a 4 jogadores, com cada partida durando cerca de 90 minutos. É recomendado que os jogadores tenham 12 anos ou mais.
E aí? Pronto para desafiar os heróis e construir seu império? Dungeon Lords com certeza é uma excelente pedida para se diferenciar um pouco das aventuras tradicionais onde devemos ser os mocinhos, sem falar que, no final de cada jogo, você poderá se vangloriar sem remorso por ter sido “o pior de todos”.
Dungeon Lords pra mim é tudo o que esse gênero de Dungeon Crawler precisava: criatividade. Eu particularmente não aguentava mais aquela mesma história de aventureiros sem personalidade entrando em masmorras sem personalidade para receber tesouros que no final das contas são meio tanto faz. E aqui isso muda, você não é um desses aventureiros, mas como o nome sugere, o dono da masmorra. Administrar a masmorra é de longe uma das melhores experiências que eu já tive em jogos de tabuleiro, é divertido, diferente e bem feito. As mecânicas giram em torno de você ser quem comanda a masmorra, e isso não é ruim, mas caso você não tenha gostado da premissa inicial do jogo de tabuleiro, não vai gostar do resto, então nem vale muito a pena conferir. É simples, de forma que abranja várias faixas etárias e públicos diferentes, mas ainda proporciona uma boa jogatina para quem já é mais experiente em jogos do tipo. É um bom jogo, uma das melhores aquisições que tive recentemente, perdi um bom tempo jogando isso com meus amigos, e com uma boa pitada de interpretação e roleplay, deixou a experiência muito melhor, definitivamente recomendo esse jogo para quem quiser algo pra sair da mesmice.
Esse jogo de tabuleiro aí é bom demais, de verdade, eu recomendo que todos joguem caso tenham a chance algum dia. Já perdi horas e horas rapidamente enquanto jogava com os meus amigos e a minha família, o jogo é ótimo demais, possui regras bem simples de serem entendidas pelas pessoas ao redor e são regras que muitas vezes adicionam muito conteúdo na gameplay, as vezes ora ou outra os jogadores desse jogo de tabuleiro meio que acabam criando regras novas para ele, mas afinal de contas, me diga, qual jogo os jogadores não acabam modificando as regras no final? Uno é um dos melhores exemplos desse tipo de situação, apenas olhe como que são as regras reais do Uno e compare como que os jogadores jogam isso, é muito melhor e muito mais divertido, vai negar isso? Claro que não, claro que não. Enfim, as modificações nas regras feitas pelos jogadores além de permitirem que ótimas jogadas aconteçam durante a partida, elas também permitem que pessoas com pouca experiência participem da jogatina sem grandes problemas, às vezes, sem problema algum, e isso é outra coisa maravilhosa, quanto mais pessoas jogando esse tipo de jogo, melhor para todo mundo, concorda?