Concept: qual o objetivo desse jogo?

2

Concept é uma excelente opção de jogo de tabuleiro para reunir a família ou os amigos para se divertir de forma leve. Isso porque ele possui regras muito simples e que são baseadas no desenvolvimento de raciocínio lógico e na capacidade de interpretar dicas, o que faz ser possível qualquer pessoa jogá-lo.

Ele  é divertido, ajuda a passar o tempo e contribui para gerar interação entre as pessoas, mas, sem dúvida, a característica mais marcante desse boardgame é que ele é desafiador. Apesar de simples e com partidas relativamente rápidas, tem que quebrar a cabeça para alcançar a vitória no final. Se interessou? Acompanhe os próximos parágrafos e saiba tudo sobre o Concept, desde suas regras, objetivos e como pode ser adquirido.

Qual o objetivo do jogo Concept?

Conteúdo

O título do jogo dá uma boa dica de como ele funciona. Concept, em inglês, significa “conceito”, e esse termo é uma boa chave para explicar a sua ideia geral. De uma maneira direta, o game tem como objetivo principal desenvolver a comunicação não verbal entre as pessoas e estimular o raciocínio lógico de cada uma delas.

Qual o objetivo do jogo Concept?
Principal objetivo do jogo. Fonte/Reprodução: Asmodee.

Isso é feito quando um jogador define um conceito, que pode ser uma palavra, e os outros participantes devem adivinhá-lo com base em dicas visuais (dadas com a ajuda do tabuleiro). As pessoas que adivinham ganham pontos, bem como o integrante que teve seu conceito decifrado. Ao fim da partida, quem tiver mais pontos é o vencedor.

Quais as regras do jogo Concept?

Para jogar o Concept é necessário posicionar o tabuleiro em algum lugar plano, como o chão ou uma mesa, reunir os participantes e separar os objetos auxiliares (baralho e outros elementos). As partidas são divididas em turnos, onde cada pessoa (ou time) apresenta seus conceitos que devem ser adivinhados pelos oponentes.

Concept dispõe de três níveis: fácil, difícil e desafiador, e as regras podem ser adaptadas para melhor se adequar ao nível dos participantes. O ideal é que o jogo tenha de 4 a 12 integrantes (que podem se organizar em times) e que todos tenham pelo menos 10 anos de idade.

Como jogar o Concept?

Depois de todos os materiais separados, do tabuleiro montado e dos times definidos, a partida de Concept pode começar. Uma das equipes deve puxar uma carta do baralho e escolher algum dos termos que ela possui. Sem falar nada, eles devem posicionar, no tabuleiro, algumas peças para indicar visualmente qual é o conceito que eles escolheram.

O tabuleiro conta com a representação de várias figuras, objetos e cores que, juntos, podem revelar qual é a palavra secreta que foi escolhida pelo time adversário. É aí que o Concept exige raciocínio lógico, pois é necessário descobrir, a partir da associação de imagens, qual o conceito escolhido pelo outro time.

As principais peças usadas, além do baralho, são o ponto de interrogação, que deve ser colocado na figura mais relevante para a adivinhação do conceito, e alguns cubos verdes, que podem ser posicionados em outras representações que funcionam como auxiliares.

Em algum momento, as cartas do baralho devem acabar, o que simboliza o término da partida. Cada jogatina demora em média 30 minutos e, ao fim de cada uma, a equipe com mais pontos é a vencedora.

Quais os componentes do jogo Concept?

Além do tabuleiro e do baralho (com 110 cartas), itens explicados acima, o Concept ainda conta com a presença de outros componentes relevantes para que o jogo aconteça. A lista de materiais auxiliares é a seguinte:

  • 1 livro de regras;
  • 2 folhas de Auxílio ao Jogador;
  • 47 peças de plástico (divididas em dois grandes grupos);
  • 1 tigela para armazenamento das outras peças;
  • 39 fichas de Pontos de Vitória.

Como dito anteriormente, o jogo permite que as regras sejam adaptadas pelos participantes, o que faz com que o uso de cada uma dessas peças possa ser diferente. Para mais informações sobre essa margem de alterações que podem ser feitas, o manual do jogo deve ser consultado.

Onde posso comprar o Concept?

Como o Concept está no mercado há um bom tempo, não é difícil encontrá-lo à venda. Até mesmo algumas lojas online contam com o boardgame em seus estoques. Sites como Amazon, Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza e Extra são exemplos de onde o game pode ser adquirido. Os preços variam bastante, mas pode ir de R$280 até R$360.

De toda forma, o Concept oferece uma ótima experiência e muito divertimento. Quem gosta dessa modalidade de jogos de tabuleiro, não pode deixar de conhecê-lo.

2 Comments
  1. Guilherme Monteiro says

    Concept é um jogo legal até, normalmente eu não daria chances para um jogo assim, seja por a caixa não ter me chamado muita atenção, pouca gente falando sobre ou só não ter ido com a cara mesmo. Mas as vezes é bom ter amigos que curtem as mesmas coisas que você, que daí eles te apresentam opções que você antes nem considerava, o que foi o meu caso com esse jogo. Não botava muita fé nele, mas ao jogar eu achei um ótimo jogo de tabuleiro e mudei minha opinião completamente. É um jogo de tabuleiro de mecânicas simples, porém desafiadoras, se tu for achando que vai ser um jogo infantil e que você vai tirar de letra, tu vai quebrar a cara, digo isso por experiência própria. É muito difícil tu definir um conceito e tentar fazer os outros adivinharem baseado em algumas cartas pré-montadas, a primeira partida do grupo, o vencedor teve 3 pontos apenas. Talvez tenha sido incompetência nossa, mas tá tudo bem, o importante é se divertir. Sinceramente, pelo preço do jogo de tabuleiro, talvez você espere mais, se for exigente. Mas no geral é um ótimo jogo, pode comprar sim, perfeito pra jogar em família.

  2. Raul Aguilera says

    Esse é um jogo de tabuleiro que pode se diferenciar um pouco mais dos outros jogos de tabuleiro existentes no mercado, e cara, ele é muito gostosinho de se jogar, mesmo que você esteja jogando com pessoas que você não conhece muito bem, ou até mesmo com pessoas que seja a primeira vez que você esteja vendo na sua vida, ele é ótimo para socializar e propor novas propostas de socialização, ele entrega tudo e mais um pouco que você desejaria em um jogo de tabuleiro, mas novamente, um outro problema que eu o vejo pecar mais uma vez, e não apenas ele, todos os jogos de tabuleiro são assim, poucas exceções são os jogos da massa, estrela e etc, mas enfim, foco, o problema dele é o seu preço um pouco mais elevado que pode e vai afastar novos públicos interessados em algum jogo novo. Mas em todo caso, é um ótimo jogo, recomendo ele fortemente para todos que queiram passar um tempo de qualidade com as pessoas que você gosta, seja sua família ou amigos, o jogo é incrível e deveria ser reconhecido por mais pessoas, eu inclusive estou fazendo a minha parte para divulgar esse jogo incrível.

Leave A Reply

Your email address will not be published.