Conheça a dinâmica do jogo Interpol e como ele funciona
Com o clássico tema de polícia e ladrão, o jogo Interpol sem dúvida é uma excelente opção para uma partida rápida e fácil entre amigos num momento de descontração.
Tomando como base a famosa força tarefa internacional que busca prender grandes criminosos mundiais, o jogo trás uma ótima sensação nostálgica com sua dinâmica de caça ao ladrão. Gosta desse tipo de jogo? Vem que aqui te mostramos mais sobre Interpol e como jogar.
O que é o jogo Interpol?
Conteúdo
Interpol é um clássico jogo de perseguição. Um dos jogadores será perseguido, usando suas artimanhas e cartas do jogo para escapar, enquanto o restante do grupo precisa usar suas habilidades e cartas para capturar o alvo.
Para jogar Interpol, é necessário muito trabalho em equipe, dedução, estratégia e manuseio de campo.
Qual a história do jogo Interpol?
Em Interpol, o perigoso bandido internacional Mister X está sendo perseguido por um grupo de policiais e agentes pelas ruas de Londres. Utilizando suas estratégias de fuga e tudo o que está ao seu alcance, o bandido precisa sempre estar um passo à frente dos seus perseguidores, que também precisam bolar planos para capturar Mister X.
Embora os movimentos de Mister X sejam praticamente invisíveis, em algum determinado momento sua localização será revelada, e todos os agentes devem estar atentos para conseguir capturar o criminoso.
Quais as principais regras do jogo Interpol?
O principal objetivo de Interpol é, no caso dos agentes, capturar o Mister X antes que ele fuja pelas ruas de Londres. Já o Mister X deve sempre se movimentar e bolar estratégias para que não seja capturado por um determinado número de rodadas.
Além disso, durante a partida, o Mister X deve ser revelado em determinadas rodadas, o que auxilia a estratégia dos agentes para capturá-lo.
Preparação
Ao decidirem quem será o Mister X e os agentes da Interpol, os jogadores recebem os bilhetes de cada um dos seus personagens, como transporte e etc. Caso haja apenas 2 jogadores contra o Mister X, estes dois controlarão dois agentes durante a partida. Após recebidos os bilhetes, cada jogador recebe uma ficha de início de partida, que mostra em qual local do tabuleiro eles vão iniciar.
Com isso, os jogadores se posicionam no tabuleiro, exceto o Mister X, que também deve esconder sua ficha de início.
Movimentação
Na rodada de cada jogador, eles podem se locomover pelo tabuleiro utilizando os bilhetes de transporte, seja de ônibus, táxi ou metrô, que são identificados no mapa respectivamente com as estações vermelhas, cinzas e azuis.
Ao mudarem de estação, é obrigatório que se posicionem na próxima estação da mesma cor do transporte escolhido, além disso, não é permitido ter mais de um peão em uma determinada estação.
Na parte de movimentação, Mister X sempre será o primeiro a se locomover, anotando secretamente para onde ele irá no mapa e informando apenas qual transporte utilizará. Os bilhetes utilizados pelos agentes são entregues ao Mister X, para que assim ele tenha um número ilimitado de transporte, ao contrário dos agentes.
Além disso, o Mister X também pode, caso se sinta ameaçado, utilizar de habilidades especiais para escapar. Ele possui o movimento duplo, que sua ficha permite que ele faça duas ações de movimento na sua rodada, e também as fichas de bilhete negro, com as quais ele pode utilizar qualquer transporte que deseje sem revelar aos agentes.
As fichas de bilhete negro também dão ao Mister X a opção de transporte pelo River Thames, que apenas ele pode utilizar. Esse transporte também possui suas linhas marcadas no mapa. É importante que o jogador utilize esses movimentos especiais com cuidado, pois as fichas são limitadas ao que ele recebe no início da partida.
Mister X revelado
Durante a 3ª, 8ª, 13ª e 18ª rodada da partida, o Mister X deve revelar a sua localização após realizar seu movimento, colocando seu peão na estação onde ele se localiza.
Caso deseje, ele pode realizar um movimento duplo para, na segunda ação, sumir novamente. Do contrário, o jogador fica revelado até sua próxima rodada de movimento, onde retira seu peão do tabuleiro.
Fim do Jogo
A partida de Interpol acaba caso os agentes se encontrarem na mesma estação que o Mister X durante a sua rodada, o que resulta na prisão do criminoso. Já para o Mister X, a vitória acontece se ele escapar dos agentes durante 24 rodadas, ou se todos os bilhetes de transportes dos agentes forem utilizados.
Como jogar o jogo Interpol?
Interpol pode ser jogado de 2 a 6 jogadores, com partidas podendo durar até 60 minutos. O recomendado é que os participantes tenham no mínimo 10 anos de idade.
Quais os componentes do jogo Interpol?
A caixa do jogo Interpol vem com os seguintes componentes:
- 1 tabuleiro;
- 54 bilhetes de táxi;
- 43 bilhetes de ônibus;
- 23 bilhetes de metrô;
- 5 bilhetes negros;
- 2 fichas de movimentos duplos;
- 18 fichas numeradas de início de partida;
- 6 peões;
- 1 tabuleiro itinerário;
- folhas de papel para anotações.
Com estes componentes você consegue fazer uma boa partida, basta agora criar o mistério necessário entre o Mister X e os agentes.
Onde comprar o jogo Interpol?
Interpol é lançado no Brasil através da editora Grow, e está disponível para compra na LudoStore. Lembrando que é importante que os jogadores tenham acima de 10 anos de idade.
Curtiu o Interpol? Não perca tempo e chame seus amigos para uma boa e velha perseguição pelas ruas de Londres. Utilize todas as suas habilidades de dedução e estratégia para capturar o Mister X, ou fugir dos agentes.