Conheça o Power Grid e quais as suas regras

2

Quando se pensa em jogo de tabuleiro, Power Grid sem dúvida é um que entra para a lista de jogos inusitados que, de algum modo, se tornam extremamente cativantes e divertidos. 

Colocando os jogadores para manusear riscos e bolar planejamentos, o jogo se torna uma jornada de conhecimento e inteligência digna de qualquer jogador. Pronto para descobrir mais sobre Power Grid e suas mecânicas de construção de locais de energia? Aqui te mostramos mais informações e como o jogo funciona.

O que é o Power Grid e como é sua história?

Conteúdo

Lançado em 2016 e com foco na estratégia e administração de recursos e construções, Power Grid coloca o jogador como representante de uma companhia elétrica, e seu objetivo é criar usinas e outras fontes geradoras de energia para abastecer várias cidades.

O que é o Power Grid e como é sua história?
Como e a história. Fonte/Reprodução: Galápagos.

O jogo possui mecânicas de construção de rotas e locais, leilão, movimento de área, controle e influência de área e especulação financeira, todas elas com o mesmo objetivo, abastecer o maior número de cidades possível.

Quais as regras do Power Grid?

O principal objetivo de Power Grid é que os jogadores, como representantes de companhias elétricas, busquem recursos e comprem usinas para abastecer o maior número de cidades possível. As usinas podem ser compradas através de leilão, e os recursos também podem ser adquiridos durante as rodadas.

Preparando o jogo

O tabuleiro de Power Grid possui um mapa separado em 6 regiões, cada uma com 7 cidades. A princípio, os jogadores devem escolher quais regiões vão utilizar na partida, desde que elas sejam adjacentes uma da outra. O recomendado é que seja uma região por jogador na partida.

Após isso, cada jogador recebe uma carta resumo, as casas de madeira de uma cor, e 50 eléktrons. Uma casa é posicionada no marcador de pontos, e outra na ordem dos jogadores, escolhida pelos próprios. 

Depois, é a hora de posicionar os recursos no tabuleiro, e seguindo o manual, são colocados carvão, óleo, lixo e urânio, de acordo com a ordem do mais barato ao mais caro.

Depois, basta organizar as pilhas de usinas, com a pilha de usinas disponíveis no mercado, e as que serão colocadas proximamente. Ao todo, incluindo a decisão da ordem dos jogadores, Power Grid possui 5 fases por rodada.

Começa a rodada

Em todo início de rodada, exceto na primeira, a ordem de jogadores é escolhida novamente, com o primeiro jogador sendo aquele que possuir mais cidades abastecidas. Em caso de empate, o primeiro será o jogador com a usina de maior número.

Dando sequência, inicia-se a fase de Leilão, onde os jogadores poderão escolher uma usina disponível no mercado e iniciar um leilão por ela, com o objetivo de abastecer o máximo de cidades possível na região que escolher. 

Obviamente, o jogador que der o maior lance na usina será o comprador, não podendo mais participar de um leilão durante a rodada. Além disso, caso um jogador deseje passar essa fase, ele também não pode participar do leilão.

Finalizando o leilão, temos a fase de compra de recursos. Nela, o último jogador na ordem começa, podendo comprar recursos disponíveis de acordo com as usinas que possuir, onde as cartas das mesmas informam a quantidade de recursos que cada uma pode armazenar.

Após a compra de recursos, temos a fase de construção, onde novamente se inicia pelo último jogador. Aqui, os participantes criam uma rede de cidades, ou acrescentam cidades a uma rede já existente, para seu abastecimento.

Por fim, temos a fase de burocracia, onde os participantes recebem dinheiro de acordo com o número de cidades que estão abastecendo, e também são atualizados os mercados de recursos e usinas, dando início a uma nova rodada.

Fim do Jogo

A partida de Power Grid se encerra no momento em que um jogador consegue uma rede com 17 cidades abastecidas. Caso ocorra empate, o vencedor será o que tiver mais dinheiro.

Quais os componentes do jogo Power Grid?

A caixa de Power Grid vem com os seguintes componentes:

  • 1 Tabuleiro frente e verso: Alemanha / EUA com marcador de pontos, ordem dos jogadores e mercado de recursos;
  • 132 casas de madeira (Em 6 cores, sendo 22 por jogador);
  • 84 peças de madeira de recursos;
  • 24 de carvão (marrons);
  • 24 de óleo (pretas);
  • 24 de lixo (amarelas);
  • 12 de urânio (vermelhas);
  • 120 Dinheiro em Elektros (45x90mm): 40 de 01 Elektro, 15 de 05 Elektros, 40 de 10 Elektros, 25 de 50 Elektros;
  • 6 cartas de resumo com sequência de jogo/pagamentos;
  • 5 cartas de reabastecimento de recursos;
  • 42 cartas de usinas de energia: com os números 03–40, 42, 44, 46 e 50;
  • 1 carta da “Etapa 3”;
  • 1 livro de regras.

Agora que você já sabe sobre os componentes do jogo e como funciona, vamos te explicar como e quem pode jogar.

Como jogar Power Grid?

Power Grid pode ser jogado com 2 a 6 jogadores, com as partidas tendo uma duração de cerca de 120 minutos. É recomendado que os jogadores tenham acima de 12 anos.

Onde comprar o Power Grid?

No Brasil, Power Grid é distribuído pela Galápagos Jogos, além de estar disponível para compra na LudoStore.

Achou a proposta interessante? Está procurando um bom desafio e diversão? Então Power Grid é uma ótima escolha para você e seus amigos testarem suas habilidades de estratégia e administração.

2 Comments
  1. Raul Aguilera says

    Power Grid provavelmente seria um jogo que iria me interessar, eu curto bastante as mecânicas de administração de recursos em jogos de tabuleiros, mas não curto tanto assim as partes de construções pelo fato de eu não achar que são muito palpáveis, onde você consegue ver o desenvolvimento real das suas obras e tudo, mas acho que Power Grid pode ser um pouco diferente desse aspecto, pelo pouco que eu vi desse jogo de tabuleiro, ele foge um pouco disso e apresenta uma forma de jogar em que você consegue ver o desenvolvimento real das suas cidades e construções. Creio que a forma em que esse jogo de tabuleiro é separado em suas regiões é muito bom e ajuda demais no desenvolvimento da jogatina, 6 regiões e 7 cidades é material o suficiente para entreter os jogadores por um bom tempo. A forma em que é definida o começo das rodadas também é muito boa, fazendo com que o primeiro que comece seja o que tenha o maior número de cidades abastecidas, e caso haja um empate, o jogo já resolve esse problema também, fazendo com que o primeiro jogador seja aquele com a usina de maior nível no momento.

  2. Guilherme Monteiro says

    Eu demorei muito pra escrever isso aqui, simplesmente pelo fato de que eu não gosto desse jogo de tabuleiro, e estava tentando aprender a gostar, obviamente sem sucesso. Power grid não é ruim, só não é pra mim, sabe? Eu me esforcei bastante, tentei mudar as pessoas com quem eu jogava, tentar jogar sozinho, e tudo isso em vão. Continuei sem me divertir e quando iniciava uma partida me sentia em uma obrigação, não em um momento de lazer, que era pra relaxar, me divertir, descontrair e tal. A ideia dele é diferente e inovadora, mas assim como simplicidade não é necessariamente um defeito, para mim essa inovação, nesse contexto, não é uma qualidade. Dá pra ver que esse jogo de tabuleiro foi muito bem pensado através de suas mecânicas, regras e tal, em especial as peças, o mapa com as regiões e a temática de companhias elétricas que é bem diferente do normal. Por isso que digo que acho que só não é pra mim, talvez você possa gostar, então por que não conferir? O preço dele é basicamente o mesmo de outros jogos de tabuleiros por aí, embora eu não recomende, sua opinião pode ser diferente da minha.

Leave A Reply

Your email address will not be published.