GTA: veja aqui os melhores jogos de acordo com a crítica!

0

Com uma trajetória de 26 anos, o Grand Theft Auto, popularmente conhecido como GTA, é uma das franquias de jogos mais famosas e elogiadas em todo o setor de videogames. Por isso, GTA 6 e The Elder Scrolls VI são os jogos mais esperados pela comunidade atualmente.

Os 10 melhores jogos de GTA avaliados pelo Metacritic!

Conteúdo

Com uma grande quantidade de títulos principais, derivados e relançamentos, é difícil escolher um jogo favorito da série. Para ajudar nessa escolha, temos aqui uma lista dos 10 jogos mais bem avaliados da franquia no site Metacritic, que reúne opiniões da crítica especializada e do público para uma média de notas.

Na seleção, foram considerados a nota mais alta para cada jogo e, em caso de notas iguais, utilizamos a avaliação do público como critério de desempate.

1 – GTA IV

Para a surpresa de muitos fãs, o jogo com a melhor avaliação não é o popular GTA V, mas sim seu antecessor, Grand Theft Auto IV, que recebeu uma pontuação incrível de 98.

Lançado em 2008, o enredo se desenrola em Liberty City, uma cidade fictícia inspirada em Nova York, e segue as aventuras de Niko Bellic, um europeu que busca enriquecer e acaba envolvido com o mundo do crime.

  • Nota no Metacritic: 98 (na versão de Xbox 360)
  • Plataformas: PS3, Xbox 360 e PC

2 – GTA V

O jogo Grand Theft Auto V é o mais vendido da série GTA, com mais de 190 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo e, lógico, o mais famoso. Ele ocupa o terceiro lugar na lista dos jogos mais vendidos da história, perdendo apenas para Minecraft, com 300 milhões, e Tetris, com 520 milhões.

2 – GTA V
O mais famoso de todos – Fonte/Reprodução: DIvulgação.

O jogo se passa em Los Santos, uma região fictícia baseada em Los Angeles, e apresenta três personagens jogáveis: Trevor, Franklin e Michael. Ele foi lançado originalmente em 2013 e mantém a posição de segundo lugar na lista, com uma nota de 97.

  • Nota no Metacritic: 97 (na versão de PS4)
  • Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC

3 – GTA III

Lançado em 2001, Grand Theft Auto III mudou não só a franquia GTA, mas também os jogos de mundo aberto como um todo. Ele trouxe elementos que se tornaram tendência no gênero, sendo o primeiro GTA a adotar a fórmula que o tornou tão conhecido.

Com gráficos tridimensionais, câmera em terceira pessoa, história bem trabalhada e liberdade no mapa, o jogo apresentou a cidade Liberty City ao público.

  • Nota no Metacritic: 97 (na versão de PS2)
  • Plataformas: PS2, Xbox, PC, Android, iOS (e PS4, Xbox One e Switch pela coletânea GTA: Trilogy)

4 – Grand Theft Auto: San Andreas

Embora GTA V seja o jogo mais famoso e vendido da série, GTA: San Andreas é considerado o maior clássico, ocupando o quarto lugar com uma nota de 95 e ainda sendo o favorito de muitos fãs.

O jogo é estrelado pelo icônico CJ, um ex-membro de gangue que retorna a Los Santos para o funeral de sua mãe e se envolve com criminosos e policiais corruptos. Ele é aclamado por melhorar os elementos de GTA e ter uma jogabilidade centrada na ação.

  • Nota no Metacritic: 95 (na versão de PS2)
  • Plataformas: PS2, Xbox, PC, Android, iOS (e PS4, Xbox One e Switch pela coletânea GTA: Trilogy)

5 – Grand Theft Auto: Vice City

GTA: Vice City foi lançado um ano depois de GTA III e surpreendeu os jogadores com uma história baseada em filmes clássicos como Scarface e Miami Vice, além de apresentar Vice City, uma cidade fictícia inspirada em Miami.

Com o tema dos anos 80, o jogo também foi o primeiro da franquia a ter atores de Hollywood dublando, como Ray Liotta (Os Bons Companheiros) como o personagem principal Tommy Vercetti, um ex-membro da máfia.

  • Nota no Metacritic: 95 (na versão de PS2)
  • Plataformas: PS2, Xbox, PC, Android, iOS (e PS4, Xbox One e Switch pela coletânea GTA: Trilogy)

6 – Grand Theft Auto: Chinatown Wars

Lançado em 2009 para consoles portáteis, o jogo GTA: Chinatown Wars teve como objetivo retornar às raízes da franquia, antes da utilização de gráficos em 3D. Apesar de não ter recebido tanta atenção no momento de seu lançamento, o jogo se tornou um clássico cult de GTA com o passar do tempo.

Com uma câmera que mostra a cidade de cima, o jogo se passa em Liberty City e conta a história de Huang Lee, um membro de uma gangue chinesa que busca vingança contra as gangues rivais após a morte de seu pai.

  • Nota no Metacritic: 93 (na versão de Nintendo DS)
  • Plataformas: DS, PSP, Android e iOS

7 – Grand Theft Auto: Liberty City Stories

GTA: Liberty City Stories é um jogo da série que foi desenvolvido para consoles portáteis e traz de volta a atmosfera de Liberty City de GTA III, porém com uma abordagem semelhante ao filme O Poderoso Chefão.

Neste jogo, o jogador assume o papel do mafioso Toni Cipriani, que precisa encontrar uma forma de equilibrar os negócios da família e impedir que os inimigos se destruam. Portanto, a trama principal é repleta de subtramas e histórias paralelas.

  • Nota no Metacritic: 88 (na versão de PSP)
  • Plataformas: PSP e PS2

8 – Grand Theft Auto: Vice City Stories

Vice City Stories é um jogo de videogame portátil que segue a mesma linha de Liberty City Stories, porém se passa em Vice City nos anos 80 e cerca de dois anos antes de GTA: Vice City.

O personagem principal é Vince Vance, um ex-militar do exército dos Estados Unidos que é obrigado a se envolver com o tráfico de drogas por seu sargento, Jerry Martinez.

  • Nota no Metacritic: 86 (na versão de PSP)
  • Plataformas: PSP, PS2 e PS3

9 – Grand Theft Auto Online

Em termos teóricos, o GTA Online é a modalidade multiplayer do GTA V, porém teve tanto êxito que foi lançado como um jogo independente, ou seja, que funciona sem a necessidade do jogo base e que pode ser adquirido separadamente.

Por isso, o game ganhou uma página exclusiva no Metacritic e, consequentemente, alcançou a nona posição na lista com a nota 80 dos críticos.

  • Nota no Metacritic: 80 (na versão de Xbox 360)
  • Plataformas: PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC

10 – Grand Theft Auto 2

GTA 2 é um clássico que se diferencia dos outros jogos da franquia, pois ainda utiliza gráficos 2D, câmera top-down e foca na jogabilidade com carros, como no primeiro jogo.

Apesar disso, é um capítulo importante pois abriu caminho para o sucesso de GTA III e mudou a cara da série. Por isso, mesmo recebendo uma nota mediana, ocupa o décimo lugar e tem grande valor para a franquia.

  • Nota no Metacritic: 70 (na versão de PS1)
  • Plataformas: PS1, Dreamcast, Game Boy Color
Leave A Reply

Your email address will not be published.