Guia definitivo de como criar histórias de RPG de mesa

0

As histórias de RPG de mesa precisam ser únicas, especiais e com referências. Elas devem conter trilha sonora que tornem o momento memorável e um enredo rico, que seja inspirado em conteúdos que você já conheça e gostaria de trazer a campanha que criará.

Você deve sempre se inspirar em vários contextos porque é através delas que virão ideias para seguir em novos trabalhos. Ideal para quem quer fugir do tema Medieval, por exemplo, ou trazer uma característica sua a este conteúdo.

Como criar uma história de RPG de mesa?

Conteúdo

Existem determinadas características para se criar histórias de RPG de mesa que são tão boas quanto as de tabuleiro famosas. No entanto, para chegar neste nível você precisa ter em mente determinados fatores que o guiarão ao longo do processo. Portanto, requer estudar gêneros e raças que você tem planejado.

Como criar uma história de RPG de mesa
Fonte/Reprodução: original

Estas são informações básicas, de fato, porém que te ajudarão a chegar na conclusão da sua história de forma magnífica e divertida. É por este motivo que, em primeiro momento, recomenda-se a análise de diversos temas, gêneros, como ocorrerá a trajetória da história e quantas pessoas podem participar e qual a idade permitida. Para ter uma visualização melhor de como organizar suas ideias, confira a tabela abaixo:

TEMASGÊNERO DE PERSONAGEMQUANTIDADE DE PERSONAGENS CONTROLÁVEIS OU NPCs
Viagem temporalViajante do tempo
(alienígena)
Humanos
1

5
Magia elemental vs NecromanciaElementares
Necromantes
7
3
Vampiros vs BruxasVampiro e humanos (bruxos)3 Vampiros
2 Humano

Em histórias de RPG de mesa criadas de maneira original, por exemplo, o ideal é investir mais em características como as que foram demonstradas acima. Você pode ver através da tabela que a quantidade de personagens varia muito de 1 a 5, porém há a possibilidade de aumentar ou diminuir. Você é quem manda na sua mesa.

É por este motivo que, para a criação, você já deve ter uma quantia de pessoas estipuladas para conseguir jogar. Não adiantará fazer, por exemplo, 6 demônios enquanto tem apenas 2 jogadores que quiseram assumir a identidade das criaturas. Você deve conversar com os amigos e definir para manter a lista em ordem.

Comece pelo tema da mesa

Você observou algumas sugestões de temas logo acima, que variam desde a viagem temporal, até vampiros contra bruxas em uma caça que pode ser sangrenta ou não. No entanto, você pode inovar e criar histórias de RPG de mesa baseada em investigações, onde conta as características do conteúdo aos participantes, define os detetives, o culpado, suspeitos e a vítima.

Caso tenha ficado interessado em saber sobre o tema de viagem temporal, ocorrerá a explicação de maneira prática para você compreender o que deve fazer e como. Dessa forma, haverá a garantia de a sua mesa se tornar um verdadeiro sucesso.

Viagem Temporal

A viagem temporal é um tema versátil, diferente, que pode ocasionar em muitas sessões de RPG. Você terá à disposição diversos personagens em NPC, como os vilões, protagonista, acompanhante, figuras famosas antigas como o Van Gogh, por exemplo.

O jogador que for o viajante temporal terá consigo uma máquina prática de ser controlada para conseguir viajar por entre as épocas históricas de décadas passadas, ou frequentar diversos planetas, como Marte, que pode estar ou não colonizado em 2030. Da mesma forma que o viajante pode voltar ao passado, pode frequentar o futuro, porém haverão regras a se seguir.

Penalidades

Neste caso, o passado não deve ser alterado, caso contrário, pode acarretar uma penalidade ao viajante. Ele pode ter problemas no presente ou futuro, por exemplo, e é uma maneira de ter controle durante as partidas.

Acompanhantes

Os acompanhantes podem ser adultos, homens ou mulheres, adolescentes ou crianças. Ficará a seu critério definir se todos precisam ser humanos ou se há a possibilidade de cada participante escolher a espécie que quer ser.

Magia Elemental vs Necromancia

A guerra entre os magos elementais e os necromantes existe desde 1650, na Europa, onde ambos não concordavam com as métricas adotadas pelo outro e guerreavam em busca de poder.

Os necromantes tinham o desejo e anseio de governarem o mundo para trazerem seres das trevas à Terra e acabar com a humanidade, porém haviam magos elementais considerados os mais poderosos que destruíram os necromantes.

Após centenas de anos, um jovem e uma adolescente vivem em uma vida agradável, longe de perigos, onde tudo o que devem fazer é frequentar a escola. Considerado tedioso, ambos descobrem uma vida de magia e aventuras ligadas à magia elemental e começam a praticar quando conhecem um sujeito misterioso, falante e divertido.

Desde este encontro, o trio vive aventuras incríveis, mas perigosas e que quase tiraram as suas vidas diversas vezes. Em determinado momento da história, um dos dois protagonistas entra no ramo de necromancia para se fortalecer sem saber que é a reencarnação de um necromante poderoso, exterminado durante a guerra.

Este é um tema bem divertido e que trará muitas sessões de RPG, portanto, você e os seus amigos devem usar a criatividade para formularem as fichas e decidirem quem devem ser os protagonistas.

Bruxas e vampiros

Nas histórias de RPG de mesa o tema é tido como clássico e, de fato, é, mas há maneiras de tornar o contexto mais divertido e pouco repetitivo. Para evitar este problema, você deve iniciar com um tema diversificado.

Em uma expedição dos templos Maias, um arqueólogo encontra uma máscara estranha e sem entender a sua utilidade, leva-a consigo. Ela é então, passada entre as gerações, até determinado ponto onde um filho adotivo testa a mesma máscara em civis e descobre a sua utilidade. Ela transforma as pessoas em vampiros e as fazem imortais, exceto pela luz solar.

As bruxas que já haviam impedido uma vez que os vampiros reinassem sobre a Terra, descobrem que determinado indivíduo adquiriu poderes sobre-humanos e aparecem para tentar eliminá-lo. Por mais que tentassem com os seus conhecimentos e técnicas, a criatura permanece viva e foge a um esconderijo onde fica para se recuperar.

Dessa forma, você e os seus amigos definirão quem deve ser o vampiro e as bruxas. Este é um bom método de tornar o conteúdo mais atrativo e com uma história que chame atenção dos participantes.

Defina backgrounds de NPC

Todos os NPCs que forem participar das histórias de RPG de mesa precisam ter backgrounds atrativos, que tenham um começo, meio e fim. Você deve planejá-los com calma a fim de não deixá-los rasos de mais ou com uma personalidade sem graça, que não atraia a atenção de ninguém.

  • NPC: o que encoraja o protagonista e aparece de vez em quando. Recorrente;
  • NPC: vilão ou assecla. Secundário;
  • NPC: lojista. Figurante;
  • NPC: ferreiro. Figurante;
  • NPC: alívio cômico. Coadjuvante.

Após realizar a definição de cada personagem não controlável, opte por dar-lhes nomes e classificá-los em espécies. Mesmo que sejam apenas figurantes, você pode defini-los como seres humanos ou elfos.

É essencial ter a caracterização a fim de facilitar a imaginação dos participantes da sua mesa de RPG. Sem este artifício ficará complicado de demonstrar o que é um NPC, qual a função do figurante e como deve ser representado.

Crie o local onde os jogadores vão começar a campanha

Nos temas você conferiu algumas localizações específicas para dar vida à campanha, certo? Dessa forma, é necessário se inspirar para conseguir trazer a mesma informação nas histórias de RPG de mesa, que forem feitas por você.

Tema de Magia

Na Europa existem muitos países, porém nem todos são tidos como o berço da magia, portanto, opte por Irlanda ou Escócia, talvez a Inglaterra. Estes são os principais locais a se ocasionar batalhas mágicas e, você tem a liberdade de criar uma cidade fictícia a uma das regiões apresentadas.

Viagem no Tempo

Não fique retido, por exemplo, apenas na Era Medieval que por mais que seja divertido, é um dos maiores clichês. Como na Viagem Temporal, você pode começar em um planeta como Marte, visado, nos tempos atuais, para ser colonizado, para iniciar a história no local vermelho onde é habitado por extraterrestres e humanos.

Vampiros

Opte por começar na Inglaterra, perto do final da era Vitoriana, em 1901. Pode ser em 1890 ou um pouco antes, a fim de tornar a história muito mais característica aos participantes que terão de entrar no personagem da época, que vestia roupas mais elegantes e fechadas, e que carruagens eram comuns de se usar como meio de transporte.

O enredo da história da sua mesa

Através da causa e efeito, você deve definir todo o enredo das histórias de RPG de mesa que forem criadas. Deve-se haver conflitos para chegar ao clímax e fazer com que os participantes fiquem extasiados com tudo o que ocorrer, devido à maneira com a qual você escolheu o tema e mestra.

É com ajuda do tema e do local que você começa o enredo de todo o conteúdo escrito. Em determinado ponto, o vampiro da máscara é pego em seu esconderijo e se vê obrigado a enfrentar uma das bruxas, já que as demais foram derrotadas pelos asseclas do vilão. Há um confronto devido à aquisição do objeto, onde o efeito-causa a ser transmitido é o de luta.

Não esqueça da trilha sonora

Você precisa caprichar na escolha da playlist na hora de montar as histórias de RPG de mesa, porque é através delas que ocorrerá uma incrível atmosfera. Se a sua intenção for a de fazer com que os jogadores se sintam, literalmente, na pele do personagem, então, optar por OSTs é a escolha certa a se fazer.

  • Música do INN;
  • Música da loja;
  • Música tema do protagonista;
  • Música de mistério;
  • Música de batalha;
  • Música de tensão;
  • Música triste.

Cada uma das características devem fazer parte do seu jogo para melhor compor o enredo e surpreender a todos. Quando um personagem em filmes morre, uma melodia triste toca, portanto, você deve se inspirar neste detalhe para fazer o seu melhor.

Como sugestão, no YouTube, através da pesquisa músicas para RPG de mesa, você encontrará uma diversidade de conteúdos legais que podem ser usados. São melodias incríveis que farão enorme diferença no seu trabalho.

Faça um bom pontapé inicial

Em um exemplo simples, o que te prende em um livro é o começo, certo? Dessa forma, você deve iniciar a história por um começo morno ou quente, devido ao acontecimento passado na vida do personagem e que, talvez, refletirá em seu futuro. As pessoas ficam curiosas com o que pode ser, quem sofrerá as consequências ou morrerá.

Este é um tipo de dúvida que gera ansiedade em misto de curiosidade. Seres humanos são conhecidos por serem criaturas muito curiosas, portanto, estimule os seus participantes através das suas histórias de RPG de mesa desta maneira.

Detalhe o clima, fale se é noite ou dia, se está ensolarado, encoberto ou chuvoso. Explique se há névoas, se faz frio ou calor em larga intensidade. Mencione se tem pessoas na rua ou se o local está vazio e sem qualquer presença de vida.

Crie possíveis side-quest

Seja para obter ótimas armas, armaduras ou realizar determinado treinamento, você precisa pensar mais nas side-quests. São temas fundamentais em um RPG, portanto, analise os temas que mais combinam com a sua história.

  • Procura de um artefato secundário;
  • Aumento de dinheiro;
  • Melhora de armas;
  • Fortalecimento ou troca de armaduras;
  • Visita ao mercador;
  • Aparição de novos NPCs que dão bônus de vida.

Se você já jogou Resident Evil, Castlevania ou Cuphead, deve ter visto que existem lojas e determinadas missões extras que podem ser feitas. É normal ver nos guias dos games que certo boss é opcional, com acontece em Curse Of Darkness, com o Legião. Este feito extra garante o aumento dos pontos de vida, o que faz enorme diferença aos participantes, portanto, use este artifício em prol deles.

NPC são partes essenciais da história e precisam ser únicos

Nas histórias de RPG de mesa, os NPCs não podem ser esquecidos ou deixados de lado. Eles precisam participar mais porque são fundamentais e farão com que a história tome determinado rumo a depender das escolhas dos jogadores.

Caso você conheça Final Fantasy Online deve saber que cada NPC possui uma característica que o torna único, desde a fala, até o comportamento, personalidade e história. Não esqueça que todos que forem considerados coadjuvantes, recorrentes ou secundários precisam ser caracterizados na hora de mestrar.

Lembre-se que muitos filmes tem personagens considerados o amigo do protagonista, que demonstram preferências e vontades. Você deve se basear neste tipo de informação para torná-los cativantes, únicos e divertidos.

Adicione puzzle para sua história

Para tornar as histórias de RPG de mesa desafiadoras, opte por criar diversos puzzles que exijam dos participantes ótima análise e observação. Em mais um exemplo de jogos de videogame, se você conhecer The Legend Of Zelda, se lembrará de determinados quebra-cabeças quase impossíveis de se solucionar sem a devida atenção.

Inspire-se no game para trazer aos jogadores uma nova ação. Eles precisam analisar as circunstâncias apresentadas antes de pensarem no que devem fazer, por haver um tempo cronometrado para resolverem o puzzle e se não conseguirem desvendá-lo são punidos.

Os puzzles não podem e nem devem faltar na sua história. É o que torna o conteúdo mais rico e desafiador, perfeito aos participantes que gostam mais de pensar antes de tomar qualquer decisão considerada precipitada. Evita que o grupo do jogador perca pontos ou sofra qualquer tipo de penalização que custe os PVs ou a danificação em uma arma.

Use referências de filmes para dar um gás a mais na história!

Para tornar as histórias de RPG de mesa muito mais divertidas e interativas, você deve investir mais em filmes, séries, livros, animes ou jogos de videogame. A recomendação é apostar nestes principais meios para conseguir trazer uma atmosfera única aos jogadores.

  • Viagem Temporal: Doctor Who;
  • Magia Elemental vs Necromancia: Sr. Ardiloso Cortês;
  • Vampiros: Jojo’s Bizarre Adventure, parte 1;

É fundamental ter sempre inspirações na hora de desenvolver uma mesa, já que é isso que tornará a história um verdadeiro sucesso memorável. Você precisa de calma para escolher o que procura e através da lista elaborada facilitará o seu trabalho.

Filmes como Harry Potter e Senhor dos Anéis, são ótimas sugestões a serem vistas junto de O Hobbit. Se você nunca consumiu nenhum dos três conteúdos em sua vida, a sugestão fica para tirar um tempo e estudá-los com calma a fim de analisar as informações distribuídas pelos longas.

Não seja tímido e não tenha pena!

Em histórias de RPG de mesa você não pode sentir vergonha de falar, nem de explicar os acontecimentos ou penalizar um dos participantes. Você deve ter vigor, demonstrar toda a sua personalidade e conhecimentos acerca do que foi criado.

Confie em si e no enredo criado para entreter os seus amigos e fazer com que todos fiquem apaixonados por sua história. O processo não é complicado e através do nosso site, você aprenderá a fazer um conteúdo único e cheio de referências do mundo geek.

Leave A Reply

Your email address will not be published.