Costa Rica: o que é e quais os seus componentes?

0

Porta de entrada para novos jogadores e com uma temática muito atrativa para crianças, o jogo Costa Rica tem na sua simplicidade o charme que o torna um game extremamente divertido e popular entre os mais variados públicos!

Essa é uma excelente alternativa para partidas casuais em reuniões familiares ou entre amigos, fazendo com que os jogadores se divirtam por um bom tempo graças às suas mecânicas rápidas e fáceis.

Para quem ainda não conhece o jogo Costa Rica, vamos conferir, neste post, os principais detalhes deste board game!

Como o jogo de tabuleiro Costa Rica é jogado?

Conteúdo

O jogo Costa Rica pode ser jogado entre 2 e 5 jogadores, e suas partidas têm uma duração aproximada de 45 minutos. É recomendado que os participantes da jogatina sejam maiores de 8 anos de idade, pois, como dito antes, o game tem mecânicas rápidas e simples, focadas em colecionar conjuntos e testar sua sorte, algo que é fácil para crianças menores aprenderem.

No game, os jogadores assumem o papel de membros de uma expedição que busca por animais raros e exóticos, que estão sendo presos por caçadores. Com isso, os jogadores devem investigar os mais diversos locais para encontrar e resgatar o maior número de animais, podendo inclusive mudar de expedição se necessário.

Qual é o objetivo do jogo de tabuleiro Costa Rica?

O principal objetivo do jogo Costa Rica é que, através da dedução e observação do cenário formado no tabuleiro, o jogador consiga resgatar o máximo de animais exóticos possível, superando seus adversários e se tornando o maior aventureiro destas terras.

Quais são as regras do jogo de tabuleiro Costa Rica?

Com suas regras de rápido aprendizado, as partidas do jogo Costa Rica podem ser preparadas de forma simples e objetiva, com um jogador explicando as principais mecânicas para os demais sem nenhuma complicação.

Cada partida consiste em uma série de rodadas, nas quais os jogadores devem explorar cada canto do tabuleiro na busca por animais para resgatar. No cenário, existem vários tipos de locais, como Montanhas, Pântanos e Florestas, cada um com suas ameaças e perigos que podem impedir o jogador de alcançar o seu objetivo.

Em seus turnos, os jogadores escolhem qual expedição eles vão mover no tabuleiro, prestando atenção para a cor do boneco que deseja mover, pois ela deve ser de acordo com a cor do seu líder de expedição. Ainda na sua vez, o jogador pode reclamar para si as peças de animais que forem descobertas após sua jogada.

Caso queira, um jogador pode, durante uma exploração, remover o seu boneco de alguma expedição, reivindicando os pontos dos animais resgatados até aquele momento. Embora o boneco seja removido, a expedição continua com os demais jogadores.

A partida se encerra quando todos os exploradores forem removidos do tabuleiro, ou quando todas as fichas de animais forem encontradas. Após isso, é feita a somatória de pontos e o jogador com o maior número é o vencedor. Em caso de empate, vence aquele com o maior número de animais do mesmo tipo.

De onde veio o jogo de tabuleiro Costa Rica?

O jogo Costa Rica foi lançado em 2016, criado pela dupla de designers Matthew Dunstan e Brett J. Gilbert, contando com artes de Klemens Franz. No Brasil, o jogo ainda não está disponível oficialmente, mas pode ser adquirido nas grandes lojas online de maneira importada.

Por que o jogo de tabuleiro Costa Rica é tão popular?

Além de ser um game rápido de aprender e extremamente divertido, o jogo Costa Rica traz uma temática educacional e muito atrativa para novos jogadores, sobretudo crianças que estão conhecendo esse mundo dos jogos de tabuleiro.

Dessa maneira, ele se torna além de uma boa porta de entrada, uma maneira dos pequenos aprenderem a importância da preservação ambiental.

Quais os componentes?

A caixa do jogo vem com os seguintes componentes:

  • 72 fichas de locais;
  • 30 exploradores (em 5 cores);
  • 1 marcador de expedição

O jogo Costa Rica ainda vem com um manual de instruções completo, que detalha todas as mecânicas que serão usadas nas partidas, sendo útil para consultas em caso de dúvidas durante a jogatina.

Agora que você conhece melhor as mecânicas e regras do jogo Costa Rica, não deixe de juntar sua família e começar a desvendar os mistérios das florestas, montanhas e pântanos do jogo!

Leave A Reply

Your email address will not be published.