Agrícola: como jogar e quais regras?
A partir uma reformulação e revisão completa, o jogo de tabuleiro Agrícola é, sem dúvida, uma temática um tanto quanto inusitada, se pararmos para pensar. Contudo, o que parece estranho a princípio, se torna uma experiência muito divertida e educativa graças ao período em que o jogo se passa, ao mostrar um pouco mais das dificuldades de fazendeiros e agricultores por entre as eras da humanidade.
Ficou curioso? Não deixe de conferir todas as informações deste artigo sobre as mecânicas e regras do jogo de tabuleiro Agrícola e como esse clássico, ainda hoje, pode ser uma excelente escolha para se jogar com os amigos e familiares.
O que é o jogo Agrícola?
Conteúdo
Desenvolvido por Uwe Rosenberg, o jogo de tabuleiro Agrícola é um clássico game no estilo de gestão de mão e gerenciamento de peças, que emula à risca a vida de um camponês que busca a prosperidade de sua fazenda e colheita.
No jogo, os participantes se tornam fazendeiros no século XVII, logo após o fim da Peste que causou estragos em todo o mundo. Os fazendeiros estão na busca por se reerguer após anos de doença e morte. Nisso, os homens começam a prosperar, ampliar suas fazendas, casas e, obviamente, economias, através do plantio, venda de animais e outros meios.
Como é jogado Agrícola?
As partidas do jogo de tabuleiro Agrícola podem ter de 1 a 4 jogadores, com idade recomendada para maiores de 12 anos. Cada partida tem uma duração de aproximadamente 120 minutos.
Qual o objetivo do jogo Agrícola?
Assim como para os fazendeiros e agricultores reais, o objetivo principal do jogo de tabuleiro Agrícola é prosperar e tornar a sua fazenda e plantação as maiores de todo o jogo, além de possuir mais animais e, obviamente, recursos para poder sustentar a sua família.
Quais são as regras básicas do jogo Agrícola?
Mesmo sendo um jogo relativamente extenso, as regras de Agrícola são de fácil entendimento e fáceis de repassar para os demais jogadores, sem falar que é possível aprender mais sobre as mecânicas do jogo enquanto a partida acontece, o que facilita um pouco mais o aprendizado através de exemplos.
A partida deve ser preparada ao separar os tabuleiros do jogo e cada jogador escolher uma cor e receber um tabuleiro de fazenda. Após isso, eles receberão fichas de quarto de madeira e de pessoas, que representam a sua família. Ao finalizar a preparação, basta separar as fichas de componentes e as cartas do jogo para dar início a partida.
Uma partida do jogo de tabuleiro Agrícola é composta por 14 rodadas, em que os participantes devem, a cada uma, selecionar ações que devem ser feitas pelos membros da família, como semear campos, reformar a fazenda, conseguir mais animais, dentre outros. Nisso, os jogadores também podem utilizar as várias cartas para conseguir melhorias ou pontos extras, e ampliar ainda mais a sua fazenda.
Em determinadas rodadas da jogatina, acontece a Colheita, em que os jogadores devem colher o que foi semeado nos campos e alimentar sua família, e os animais devem se reproduzir. É importante que, sempre que houver uma colheita, os participantes tenham comida o suficiente para seus familiares, ou então deverão mendigar para conseguir alimento, o que os faz perder pontos de vitória
Fim de jogo.
Ao final da rodada 14, o jogo é encerrado e os pontos de vitória, adquiridos de acordo com o desenvolvimento da sua fazenda, são somados. O jogador com mais pontos é o vencedor.
Quais os componentes do jogo Agrícola?
A caixa de Agrícola vem com os seguintes componentes:
- 4 tabuleiros de fazenda;
- 1 tabuleiro de ações;
- 1 tabuleiro de melhorias;
- 2 tabuleiro de expansões dupla face;
- 48 cartas de ocupação;
- 48 cartas de pequenas melhorias;
- 10 cartas de grandes melhorias;
- 14 cartas de rodadas;
- 20 trabalhadores em quatro cores (azul, roxo, vermelho e natural);
- 16 estábulos em quatro cores (azul, roxo, vermelho e natural);
- 60 cercas em quatro cores (azul, roxo, vermelho e natural);
- 18 ovelhas;
- 15 javalis;
- 13 vacas;
- 24 trigos;
- 16 vegetais (abóboras);
- 30 madeiras;
- 24 argilas;
- 14 juncos;
- 16 pedras;
- 1 marcadores do jogador inicial;
- 23 fichas de cabana de campo/madeira;
- 16 fichas de cabanas de argila/pedra;
- 2 fichas de variante de jogo;
- 1 fichas de segundo trabalho;
- 36 marcadores de comida;
- 8 marcadores de ‘5 comidas’;
- 10 marcadores de multiplicar/mendigar;
- 3 marcadores de sugestão;
- 10 sacos plásticos para armazenamento de componentes;
- 1 bloco de pontuação;
- 1 apêndice.
Além destes, o jogo de tabuleiro Agrícola vem com um extenso manual de regras com todos os detalhes sobre cada item que compõe o jogo, bem como suas mecânicas e como elas funcionam na partida.
Embora seja um jogo com algumas complexidades, é inegável que, para uma reunião entre amigos ou familiares, uma partida do jogo de tabuleiro Agrícola talvez seja exatamente o que se busca para tornar o encontro mais atrativo e divertido, sobretudo para os participantes poderem se desafiar e provar uns para os outros que são, de fato, melhores fazendeiros.
[…] sessões do Genoa podem divertir seus jogadores por em média 02 horas. Isto é o suficiente para a maioria das pessoas, já que o jogo pode ser bastante envolvente. No […]
[…] Circuits 11 & 12: Watkins Glen & Silverstone são ótimos para quem quer se divertir por 02 horas. Os jogadores podem desfrutar de um ótimo tempo nestes […]