Se você pudesse indicar UM jogo de tabuleiro para crianças, qual seria?
Um ótimo jogo de tabuleiro para crianças é o “Xô, pesadelo!”, formatado para crianças a partir dos 4 anos, é um jogo bem simples de aprender as regras, que serve para entreter enquanto pode ensinar as crianças a lidar com seus medos dos monstros que habitam o escuro.
Elaborado com peças que representam pesadelos e sonhos, o jogo tem por objetivo eliminar os pesadelos com a ajuda graciosa das pelúcias.
Benefícios do jogo de tabuleiro para crianças
Conteúdo
Um bom jogo de tabuleiro, mesmo nessa nossa geração, se apresentado de maneira adequada costuma ser bem aceito, principalmente pelas crianças que possuem essa característica de serem abertas às novidades e ele, além de cumprir seu papel de entreter e divertir a criançada, também desenvolve habilidades que fazem parte de nosso processo de aprendizado seja no aspecto cognitivo ou emocional.
Bom exercício para o cérebro
Isso mesmo! O cérebro, mesmo não sendo um músculo, deve ser treinado para se manter sempre ativo, o que pode diminuir o índice de doenças degenerativas relacionadas ao envelhecimento.
Promove relações sociais mais equilibradas e saudáveis
Embora exista a situação de ser elencado um vencedor, dependendo do jogo, é possível desenvolver o senso de equipe e cooperação, exercita a comunicação e forma de se expressar.
Contribui com a maturidade emocional
Nesses tipos de jogos ou se ganha, ou se perde, sendo preciso lidar com a sensação de frustração que pode surgir nesse processo. O que faz a criança entender que a vida é assim: às vezes atingimos um objetivo, às vezes não, o importante é a tentativa.
Desenvolve suas habilidades motoras e cognitivas
A criança com a oportunidade de participar de jogos de tabuleiro apresenta uma coordenação motora e espacial mais aprimorada. Adquire base para analisar situações, refletir e tomar decisões. Fatores que a acompanham em todas as áreas da vida que atuar.
Como escolher o jogo de tabuleiro para crianças?
Para escolher um jogo de tabuleiro para crianças, devemos considerar sua faixa etária, porque cada idade requer um período de concentração e isso interfere na decisão do jogo mais apropriado.
Crianças até os seis anos de idade encontram-se na fase de adaptação ao seu mundo: como conviver com outras pessoas, lidar com regras e limites, aprender a ser paciente, assimilar conceitos como ganhos e perdas, trata-se de um período em que os sentimentos e emoções precisam de cuidado, os jogos entram nesse momento para simular essas questões de forma divertida.
Crianças a partir dos seis até os dez anos, ampliam as adaptações anteriores e entram aqui na fase escolar, nessa fase, os jogos de tabuleiro relacionados a linguagens e raciocínio lógico irão estimular e contribuir no aprendizado delas.
O jogo de tabuleiro “Xô pesadelo!” é recomendado tanto para a primeira infância, quanto para a segunda infância: ele aborda aspectos de aprendizado e assimilação presentes nas duas faixas de idade.
Trabalha a emoção do medo, afetividade por ser composto de bichos de pelúcia e também desenvolve as habilidades de noção espacial visual, além de ter de seguir as orientações para jogar, o que acarreta: esperar sua vez, jogar conforme as regras, concentração e paciência.
Jogo de tabuleiro: Xô pesadelo!
O jogo pode ser aplicado para crianças a partir dos quatro anos e a família toda pode participar para estimular o vínculo e ensinar os pequenos de forma leve e divertida.
Temática do jogo
O jogo de tabuleiro “Xô pesadelo!” quer que seus jogadores espantem os possíveis monstros que habitam nossos sonhos com a ajuda dos bichos de pelúcia fofinhos que fazem parte do jogo.
O objetivo é preencher seu tabuleiro de bichinhos de pelúcia para ser o ganhador.
Componentes
O jogo vem numa linda caixa contendo:
- 01 almofada;
- 04 tabuleiros individuais;
- 08 cartas representando os bichinhos de pelúcia;
- 30 cartas de pesadelo;
- 54 peças de sonho para completar o tabuleiro;
- 01 livro orientando as regras.
Esses são os componentes do jogo.
Como jogar?
O jogo pode ser jogado por até 04 pessoas. Cada pessoa recebe 01 tabuleiro, onde tem encaixes para serem preenchidos com as peças dos sonhos, quem completar o tabuleiro vence a jogada.
Para completar o tabuleiro é preciso usar as demais cartas; do pesadelo e das pelúcias. A primeira coisa a ser feita é distribuir as cartas das pelúcias em forma circular sobre uma mesa, dentro desse círculo deve ter espaço para colocar uma carta de pesadelo.
Cada pelúcia, além do animal, tem em seu desenho de uma a três estrelas. Sendo o maior animal com uma estrela e o menor com três. O animal com três estrelas é o mais poderoso. Com as cartas de pelúcias distribuídas, escolhe do monte das cartas dos pesadelos, uma e coloca entre as pelúcias. Depois desse movimento, um jogador por vez avalia entre as pelúcias, qual cobre o pesadelo.
Como dito antes, cada pelúcia tem uma quantidade de estrelas desenhadas, sendo de uma a três. Se o jogador que conseguiu cobrir o pesadelo, foi com a pelúcia com duas estrelas, por exemplo, ele terá o direito a receber duas cartas dos sonhos para compor seu tabuleiro.
Se for uma estrela, recebe um sonho e dessa maneira, vai completando seu tabuleiro. Quem preencher seu tabuleiro com os sonhos primeiro é o ganhador.
Após conhecer sobre o “Xô pesadelo!” e saber de alguns dos benefícios que um bom jogo de tabuleiro promove para nossas crianças, vale apostar nele e apresentá-lo aos pequenos.
[…] Eurogames é mais que parece significar, não indicando apenas jogos europeus mas sim um estilo de jogo de tabuleiro com diferente foco comparado ao ameritrash, ou american-style que tem muito foco em sorte comparado […]