Confira tudo sobre o jogo Pandemic Reino de Cthulhu!
Quem quer livrar o planeta Terra de uma pandemia? Esta é o principal objetivo do jogo Pandemic, onde você e seus amigos precisam criar uma grande estratégia com medicamentos, equipe de saúde e outros recursos para que a humanidade não entre em extinção por conta de uma doença.
Mas, agora tem o Pandemic Reino de Cthulhu, uma das novas versões de um dos boardgames mais populares. São várias versões deste jogo, sendo uma delas destinada ao universo do escritor norte-americano H.P. Lovecraft. O Cthulhu é um ser extraterrestre que é uma mistura de monstro com povo, pois apresenta tentáculos na cara e enormes asas de morcego.
Sem contar que o ser interplanetário pretende exterminar a humanidade e deixar o mundo bem mais doente. Por isso, vamos mostrar como funciona a jogatina.
Jogo de tabuleiro Pandemic Reino de Cthulhu
Conteúdo
Primeiramente, o jogo Pandemic Reino de Cthulhu consiste em investigar para impedir que o personagem não entre em quarto portais e todos os jogadores (chamados de investigadores ou ocultistas) precisam se unir para ocuparem esses espaços.
Se não conseguirem, começa a Era da Loucura, onde toda a saúde mental mundial perde. Por mais que tenha mais o universo Lovecraft, o jogo traz toda a mecânica do tradicional Pandemic.
Componentes do jogo
O boardgame conta com:
- 44 cartas de pistas (separadas por cores);
- 12 relíquias;
- 7 cartas de investigador e miniaturas;
- 4 cartas de referências (explicando o funcionamento de cada etapa);
- 4 cartas de Mal Desperta;
- 1 tabuleiro;
- 24 cartas de invocação;
- 12 cartas de artigos;
- 3 miniaturas de Shoggoth;
- 1 dado de sanidade;
- 18 marcadores de sanidade;
- 4 marcadores de portal selado;
- 26 miniaturas de cultistas.
Na caixa ainda vem as regras e como se deve montar o tabuleiro.
Ficha técnica
Confira a ficha técnica do boardgame:
- Título: Pandemic Reino de Cthulhu;
- Autor: Chuck D. Yager;
- Arte: Fred Jordan, Atha Kanaani, Paul Kluka, Chris Quilliams;
- Ano: 2016;
- Editora: Z-Man Games;
- Número de Jogadores: 2 a 4 Jogadores;
- Tempo de Jogo: 40 Min;
- Idade mínima: Acima de 14 anos.
Aqui já temos a ideia clara a quem o jogo se destina e quantos jogadores comporta.
Qual o objetivo do jogo Pandemic Reino de Cthulhu?
O principal objetivo do jogo é não fazer com que o Cthulhu e seus monstros adentre na terra, provocando a Era da Loucura. Tem que criar um grupo forte e coeso para que juntos possam criar estratégias para manter esses portais fechados.
O jogo
Para começar, todos os jogadores vão receber seis cartas de artigos, que estão no topo do tabuleiro, aleatoriamente. Depois, hora de escolher os personagens e a ficha com as suas informações e habilidades. Cada participante recebe quatro pontos de sanidade e o ponto de partida é a Estação ferroviária de Arkham.
Já os Cultistas e um Shoggoth são posicionados no tabuleiro em seis localizações amplamente escolhidas via sorteio. Posteriormente, as Cartas de Relíquias são acrescidas ao Baralho do Jogador e mais cartas (no mínimo duas) para formar uma mão inicial. Por último, as cartas causadora de caos entram no baralho para dificultar.
Ações
Hora de cada membro jogar, onde cada um precisa realizar quatro ações sendo:
- Mover para qualquer localização próxima;
- Pegar um ônibus para outra cidade;
- Usar uma carta de pista;
- Oferecer ou apanhar uma pista da mesma cor em poder de seus aliados;
Além disso, pode enfrentar cultistas ou Shoggoths (monstros tentaculares), sendo mais difícil. Porém, derrotar um Shoggoth conquista uma carta relíquia. Por fim, é possível usar seu turno para fechar um Portal descartando cinco pistas da mesma cor que o Portal aberto nessa região.
Terminou a sua ação? Hora de testar a sanidade. Se o jogador não perder o controle, pode perder sanidade e atrair mais monstros.
Após o fim da rodada, hora de saber a nova posição dos monstros e cultistas.
Quando os jogadores terminam sua rodada, é a vez de verificar como os Cultistas e monstros irão reagir. Então, são lançadas as cartas de Mal Desperta. Já os efeitos das Cartas dos Antigos reveladas sempre que um Shoggoth entra num portal. Como resultado, o jogo pode acabar de uma hora para outra se nada for feito para anular esses efeitos daninhos.
Personagens investigadores
Os personagens investigadores têm como principal objetivo de impedir que o mal entre para o mundo e faça com que surja a Era da Loucura.
Quando finaliza o jogo Pandemic Reino de Cthulhu?
A finalização do jogo é quando conseguir fechar todos os portais de entrada ou quando todos os pontos de sanidade foram perdidos, permitindo assim a entrada dos monstros.
Quais os demais jogos da linha Pandemic?
Como falamos anteriormente, o Pandemic é inicialmente um jogo para evitar que o mundo entre em colapso contra a pandemia. Assim como uma doença tem um jeito próprio de exterminar os seres humanos, o Pandemic apresenta várias variações e deixando o jogo mais divertido além de pensar de outras formas de salvar a humanidade.
A seguir, a lista de alguns jogos da linha.
- Pandemic;
- Pandemic No Limite;
- Pandemic Legacy Azul 1° temporada;
- Pandemic Legacy Amarelo 2° temporada;
- Pandemic Legacy Season 0;
- Pandemic Zona Crítica;
- Pandemic Zona Crítica Europa;
- Pandemic Reino de Cthulhu;
- Pandemic no Laboratório;
- Pandemic à Beira do Caos;
- Pandemic Estado de Emergência;
- Pandemic Resposta Rápida.
Agora que você sabe como jogar e todas as funcionalidades de Pandemic Reino de Cthulhu, compartilhe este texto para outros amantes dos jogos de modelo boardgame.
Pandemic, como o nome sugere sempre foi um jogo de tabuleiro onde o objetivo era conter uma pandemia, e o grupo de jogadores ficava encarregado disso. Este jogo de tabuleiro tem MUITAS expansões, várias delas muito criativas, outras nem tanto. Agora, imagina se ao invés de conter uma pandemia, você e seus amigos têm que conter o monstro Cthulhu como investigadores no universo das histórias de H.P. Lovecraft? Eu não sei como você pensou nisso e nem o porquê, mas agora você pode vivenciar isso! Vou ser sincero, eu não me surpreendo mais com nenhum dos temas escolhidos para as expansões de Pandemic, depois desse aqui eu já vi de tudo. O pior de tudo é que por mais absurdo que isso possa parecer, esse jogo de tabuleiro ainda é muito bom, chegando a ser o meu segundo preferido das expansões, só perdendo para aquele Resposta Rápida. Como tudo é na temática do universo de H.P. Lovecraft, ao invés de cientistas vocês são investigadores e tudo tem aquela pegada mais de horror clássica de jogos com esse tema. Eu particularmente sou muito fã, das histórias do Lovecraft e de jogos baseados nela, sendo meu preferido Bloodborne. Eu recomendo muito esse jogo aqui também.