Quais as regras do jogo Stone Age?

2

Quando se fala em jogos de tabuleiro com bases históricas, uma ótima pedida é o Stone Age. O jogo se passa, como o próprio nome já diz, na Idade da Pedra, os jogadores devem bolar estratégias e sobreviver, enquanto desenvolvem sua tribo e adquirem recursos. 

É importante saber medir os recursos e estratégias, para evitar futuros problemas para sua tribo. Ficou interessado? Vem com a gente que te mostramos um pouco mais sobre Stone Age e como ele funciona.

O que é o jogo Stone Age?

Conteúdo

Criado por Bernd Brunnhofer e Michael Menzel, Stone Age coloca o jogador para sobreviver e ajudar sua tribo, seja como caçador, como coletor, agricultor ou fabricante de ferramentas. Desse modo, é necessário buscar recursos e provisões para sua tribo, além de buscar itens para construir e avançar sua civilização.

O que é o jogo Stone Age?
Jogo stone. Fonte/Reprodução: Devir.

No decorrer do tempo, se não tiver provisões suficientes, os jogadores podem passar por problemas que vão atrapalhar sua estratégia, então é sempre importante o controle de todos os recursos.

Qual a temática do jogo Stone Age?

Stone Age, como o próprio nome já diz, se passa na Idade da Pedra, no início do desenvolvimento dos seres humanos. Com o tema pré-histórico, seu foco na sobrevivência e no crescimento da civilização é sua principal característica.

Qual a história do jogo Stone Age?

A história de Stone Age remete a nossa própria, com a humanidade se desenvolvendo aos poucos com o passar dos anos. Assim como nos livros de história, o jogo mostra o alvorecer das primeiras civilizações, e como estas surgiram.

Como funcionam as fases do jogo Stone Age?

Stone Age é dividido em três fases, as duas primeiras para os jogadores bolarem suas estratégias, e a terceira para finalizar a rodada e angariar os recursos e pontos.

Na primeira fase, o jogador deve comandar seus homens, os colocando em diversas áreas do tabuleiro, como a de caça, plantação, ou pedreira, de acordo com sua estratégia para conseguir recursos. Após isso, na segunda fase, em ordem, os jogadores devem ativar as áreas as quais colocaram seus ajudantes, realizando as ações disponíveis em cada local.

Chegando na terceira fase, os jogadores conferem seus recursos, devendo ter comida suficiente para sua população. Caso isso não ocorra, o jogador que tiver pouca comida pode perder pontos e recursos.

Quais as regras do jogo Stone Age?

O principal objetivo de Stone Age é enfrentar e superar os desafios impostos aos seres humanos na Idade da Pedra. Através das rodadas, e das três fases em cada uma, o jogador deve obter recursos e, desse modo, conseguir pontos para a pontuação final.

Para iniciar uma nova rodada, deve-se completar as casas vazias de Cartas de Civilização, movendo as que já estiverem em jogo para o lado direito do tabuleiro. Após isso, da direita para a esquerda, os jogadores preenchem as lacunas com novas cartas. Finalizada essa parte, os jogadores arrumam suas fichas de ferramentas e uma nova rodada se inicia a partir da Fase 1.

Para finalizar uma partida, existem duas maneiras diferentes: Caso não haja cartas de civilização suficientes para preencher o tabuleiro, encerrando a rodada de imediato e partindo para a pontuação final. Ou caso uma das pilhas de construção estiver vazia, onde os jogadores podem finalizar a rodada antes de irem para a pontuação.

A pontuação final é calculada a partir do número de cartas de civilização, que são as de cores verde e areia. O jogador com mais pontos é o vencedor.

Quais os componentes do jogo Stone Age?

Na caixa de Stone Age estarão disponíveis os seguintes componentes:

  • 1 tabuleiro central;
  • 4 tabuleiros individuais;
  • 58 peças de recursos de madeira;
  • 40 meeples de madeira;
  • 8 marcadores de madeira;
  • 53 marcadores de comida;
  • 28 marcadores de construções;
  • 18 marcadores de ferramentas;
  • 1 figura de jogador inicial;
  • 36 cartas de civilizações;
  • 7 dados;
  • Manual de Regras.

Além destes componentes, na versão do Brasil o jogo ainda vem com um copinho de couro.

Interessado em viajar pelo passado e explorar o início da civilização? Junte seus amigos e veja quem é o melhor no Stone Age. O jogo pode ser jogado com 2 a 4 participantes, e é importante que todos sejam maiores de 10 anos.

2 Comments
  1. Raul Aguilera says

    Eita jogo bom hein, sinceramente, eu não tenho tantas coisas assim para falar desse jogo de tabuleiro aí, mas eu creio que eu tenho algumas coisinhas pra falar desse jogo aí, mas vem, no geral, esse jogo de tabuleiro é muito bom, simplesmente incrível, as mecânicas do jogo casam perfeitamente com as regras que o jogo apresenta, bom, e deveriam mesmo né? Imagina só um jogo em que as regras não funcionam e as mecânicas acabam sendo chatas, seria algo BEM ruim, fico feliz que ele não é assim, conheço alguns jogos que infelizmente são assim, isso acaba sendo bem chato. Bom, uma outra coisa que eu acho maravilhoso no jogo também são as relações que acontecem entre os jogadores, são sempre momentos incríveis e maravilhosos que acontecem durante a jogatina, já aconteceram várias coisas incríveis comigo e com meus amigos, outras coisas já rolaram também, mas a maioria meio que acontece uma briga ou até mesmo porradaria durante a jogatina, mas isso também é uma maravilha, esse tipo de situação é sempre maravilhosa, vai me dizer que não gosta de ver um role desses acontecendo enquanto você ta quieto apenas assistindo tudo do seu canto em paz e tranquilo?

  2. Guilherme Monteiro says

    Pra você que gosta de jogos de tabuleiro e de história, eu diria que esse jogo é feito pra você. É um tema bem diferente e isso chama muito a atenção, afinal não é sempre que temos jogos que se passam na Idade da Pedra, né? Eu gosto bastante da temática e das mecânicas desse jogo de tabuleiro, acompanhando a evolução da humanidade deste os primórdios. Não foquei muito nisso, porém talvez você consiga absorver e aprender alguma coisa sobre história nesse jogo, eu particularmente só foquei na parte mecânica mesmo, e nisso não me decepcionei, me diverti bastante até. O que é surpreendente, visto que não costumo gostar de jogos focados em sobrevivência e evolução. Uma das coisas que eu só descobri ao ler o texto e achei muito legal são o fato de que na versão do Brasil vem com um copinho de couro, isso mostra uma atenção especial com o Brasil. Dito tudo isso, eu acho que recomendaria esse jogo sim, não é o melhor, mas faz o seu papel muito bem. Juntei alguns amigos e jogamos algumas partidas, com um toque especial de interpretação, ficou tudo melhor, sejam criativos ao jogar e sua experiência será melhor.

Leave A Reply

Your email address will not be published.