Karuba: como jogar e quais as principais regras do jogo?

0

Inspirado nas histórias pulp de caça ao tesouro, o jogo Karuba tem um charme e detalhes que, além de emular essas aventuras, possuem seu próprio brilho para chamar atenção dos mais variados jogadores.

Contando com mecânicas rápidas de aprender, esse board game é uma excelente escolha para as tardes em família, especialmente aquelas que tiverem crianças pequenas.

Neste post, vamos ver alguns detalhes do jogo Karuba, suas regras e outras curiosidades para você começar a suas aventuras em busca de grandes tesouros!

O que é o jogo Karuba?

Conteúdo

Criado pelo designer Rüdiger Dorn e ilustrado pela obra de Claus Stephan, o jogo Karuba é uma aventura que bebe das histórias pulp de caça ao tesouro, bem como de grandes obras do cinema como Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981).

O jogo usa mecânicas de colocação de peças e ações simultâneas para tornar suas partidas frenéticas e emocionantes, nas quais tudo pode acontecer. No Brasil, o game é distribuído pela Conclave Editora desde meados de 2018.

Qual a história do jogo?

No jogo Karuba, os jogadores se tornam líderes de várias equipes de aventureiros, que chegam à ilha que dá nome ao game, em busca dos seus valiosos tesouros. Para isso, os caçadores de tesouro terão que passar por trilhas, pistas antigas e tudo o que for necessário para encontrar os templos onde estão escondidas as riquezas da ilha.

Mas é preciso muito cuidado ao encontrar os caminhos, pois muitos deles podem levar a becos sem saída, o que coloca seus adversários na vantagem da corrida pelos incontáveis tesouros que estão ao seu alcance nessa aventura.

Como se joga o Karuba?

O jogo Karuba pode ser jogado entre 2 e 4 jogadores. Por ser um jogo com mecânicas e regras fáceis e simples, a recomendação de idade para os participantes é de maiores de 8 anos.

Qual o objetivo do jogo Karuba?

Já que se trata de uma caça ao tesouro, o principal objetivo do jogo Karuba é que as equipes consigam o maior número de riquezas possíveis no mapa, chegando sempre na frente dos seus adversários para não dar nenhuma chance de vitória para eles!

Quais são as regras do jogo Karuba?

Basicamente, as partidas consistem em uma série de rodadas nas quais cada jogador lidera sua expedição na sua própria ilha, correndo contra o tempo para alcançar os templos antes dos demais.

Em seus devidos turnos, os participantes devem revelar suas fichas de terreno e divulgar o número da mesma para o restante, que deve procurar a mesma ficha na sua pilha. Após isso, todos decidem se usam a ficha para formar uma rota ou se a descartam para mover um aventureiro.

Ao optar por movimentar um aventureiro do seu grupo, esse personagem pode conseguir pepitas e outros tesouros no caminho até o seu respectivo templo, que conta como pontos extras ao fim da partida.

A jogatina se encerra quando a última das 36 fichas de terreno é usada, ou então quando um jogador conseguir levar seus quatro aventureiros para seus templos. Depois de tudo, fazemos a somatória de pontos e aquele que obtiver mais tesouros é o vencedor. Em caso de empate, o ganhador é aquele com mais fichas na sua ilha.

Qual a duração do jogo Karuba?

Cada partida de Karuba tem uma duração aproximada de 30 a 40 minutos, mas isso se deve apenas às suas regras, que dão a chance dos jogadores alcançarem o seu objetivo até que todas as opções cessem.

Agora que você está familiarizado com essas mecânicas, não deixe de reunir sua família e amigos para algumas partidas do jogo Karuba! Além de rápido de aprender, o game não deixa de lado a diversão e emoção de elaborar as melhores rotas e opção para que você se torne o primeiro a desvendar todos os mistérios da ilha dos tesouros.

Leave A Reply

Your email address will not be published.