O que é o jogo de tabuleiro Descent: Journeys in the Dark (second edition)?
Quando se trata de jogos de tabuleiro onde os jogadores devem trabalhar em equipe contra um adversário também participante da partida, Descent: Journeys in The Dark (second edition) é uma excelente pedida.
A nova versão conta com diversas melhorias para tornar a jogatina ainda mais divertida e simples, e agora vamos te mostrar um pouco mais sobre essa nova edição.
O que é o jogo Descent: Journeys in the Dark (second edition)?
Conteúdo
Descent: Journeys in the Dark (second edition) coloca um dos seus participantes como o poderoso e temido Overlord, um vilão com planos nefastos que deve ser impedido pelos outros jogadores, que se tornam heróis que precisam realizar missões e investigar masmorras, cavernas, ruínas e florestas para conseguir evitar que o antagonista seja o vitorioso.
Por ser a segunda edição, o jogo conta com melhorias como regras mais simples, preparação mais rápida para os encontros e batalhas, além de outras mecânicas melhoradas ou simplificadas para tornar as partidas mais práticas e divertidas.
Como funciona o jogo Descent: Journeys in the Dark (second edition)?
O jogo é uma mistura entre um RPG e um jogo de batalha, onde os jogadores devem completar missões para evoluir seus personagens e frustrar as investidas adversárias. Em cada missão, existem mapas e variedades diferentes de monstros e outros perigos controlados pelo Overlord.
Ao longo da jogatina, as missões ficam mais difíceis e as criaturas e armadilhas enfrentadas ficam mais fortes. É preciso estratégia e trabalho em equipe entre os heróis para sempre cumprir os objetivos de cada missão.
Quais as regras do jogo Descent: Journeys in the Dark (second edition)?
Tudo começa com a escolha do Overlord, jogador que deverá impedir que os outros participantes completem as missões. Após isso, os demais escolhem seus heróis, cada um com habilidades únicas que podem ser cruciais para completar as missões.
Ao finalizar a parte de escolha de Overlord e Heróis, os jogadores decidem qual a missão que será realizada. Descent: Journeys in the Dark (second edition) conta com 16 missões únicas, com 4 missões específicas de campanha. Todas as missões possuem mapas diferentes, que diversificam a estratégia de todos os jogadores.
Ao iniciar uma missão, os turnos devem começar sempre com os heróis, que devem utilizar itens e realizar ações no mapa para completar os objetivos daquela missão. Ao final do turno dos heróis, é chegada a vez do Overlord.
No turno do Overlord, o jogador deve utilizar as cartas de efeito para causar danos ou desvantagens nos heróis, além de criar monstros e colocá-los em grupos no mapa, podendo estes conter monstros menores ou líderes, que vão entrar em combate com os heróis.
Ao final da missão, vence quem completar o maior número de objetivos.
Quais os componentes do jogo Descent: Journeys in the Dark (second edition)?
Descent: Journeys in the Dark (second edition) vem com os seguintes itens:
- 8 heróis;
- 31 monstros;
- 9 dados especiais;
- 7 suportes de plástico;
- 8 fichas de herói;
- 84 cartas de classe;
- 20 cartas de itens Act I;
- 14 cartas de itens Act II;
- 16 cartas de condição;
- 12 cartas de pesquisa;
- 6 cartas de relíquias;
- 40 cartas de Overlord;
- 18 cartas de monstros;
- 12 cartas de Tenente;
- 10 cartas de eventos de viagem;
- 4 cartas de referência;
- 48 fichas de mapa
- 45 marcadores de dano;
- 35 marcadores de fadiga;
- 7 portas;
- 16 marcadores de herói;
- 9 marcadores de pesquisa;
- 6 marcadores de Tenente;
- 10 marcadores de objetivos;
- 8 marcadores de aldeão;
- 20 marcadores de condição;
- 1 marcador de reanimado;
- 2 guias de aventura;
- Manual de regras.
Material o suficiente para pegar e começar a jogar.
Como se joga Descent: Journeys in the Dark (second edition)?
Descent: Journeys in the Dark (second edition) pode ser jogado de 2 a 5 jogadores, a duração das partidas pode chegar cerca de 120 minutos. É recomendado que os jogadores tenham acima de 10 anos.
Agora que você conhece mais de Descent: Journeys in the Dark (second edition), você pode se aventurar com seus amigos e disputar quem é o melhor mestre da estratégia, seja como um herói que busca pela justiça, ou como o maligno Overlord que quer a conquista.
Eu não joguei a primeira versão desse jogo, portanto não vou opinar muito sobre mecânicas, regras ou coisas do tipo adicionadas nessa aqui. Eu gosto muito, muito mesmo da mecânica onde um dos jogadores controla o vilão, e acho que isso é algo que deveria ser mais presente em jogos de tabuleiro, de verdade. Por mais que tenha a opção de uma pegada mais Dungeon Crawler (da qual eu não curto muito, com exceção em mesas de RPG de mesa, onde o foco é mais na narrativa de qualquer forma), é mais como se fosse um extra, já que há outras opções e aproximações diferentes para parar os planos do Overlord. Algo que acho que vale a pena ressaltar aqui, as peças que vem junto do tabuleiro são lindas, de verdade, muito bem feitas, dá pra entender o motivo do preço do jogo ser um pouco mais salgado que o comum, afinal não é barato fazer esse tipo de coisa. Após dizer tudo isso, vou reforçar que adoro a mecânica do jogador como vilão e dizer que recomendo muito esse jogo pra quem quiser uma experiência com elementos de RPG de mesa, sem todo aquele trabalho pra fazer uma mesa de verdade.
Sabe a verdade? Mas quer mesmo saber a verdade? Esse jogo é ótimo para jogar casualmente em grupos pequenos ou médios, sério mesmo, ele oferece uma diversão muito elevada que com a interação dos jogadores no meio da jogatina pode criar situações muitos engraçadas em vários momentos diferentes, eu mesmo quase me mijei de rir várias vezes com as incontáveis abobrinhas que os meus amigos acabavam fazendo ou falando durante o jogo, e cara, isso é maravilhoso, a interação que ele permite faz com que você acabe descobrindo um novo lado das pessoas que estão junto de você, e não minta pra mim hein, eu saberei se você mentir, vai me dizer que você não gostaria de ver um novo lado das pessoas com quem você convive diariamente? Claro que gostaria, eu particularmente amo ver esse tipo de situação, algumas vezes meus amigos acabam ficando um pouco desconfortáveis por algo que eles acabam dizendo durante o jogo, e as vezes esse algo é alguma coisa que alguém do circulo não podia saber ou era até mesmo um segredo, e cara, kkkkk, isso é maravilhoso, bom, não vou negar também, eu fico meio bolado quando isso acontece comigo, um bom jogo.