O que é o jogo Kingdomino e quais as regras?

3

Se você já pensou em como seria ser um nobre, planejando expansão para contribuir para a prosperidade de seu reino, Kingdomino é o jogo de tabuleiro certo para você. Cultive plantações e explore outras terras, porém, para conquistar essas novas terras, você deverá ter cuidado, já que os outros nobres também estarão interessados nessas novas oportunidades de expandir seus reinos. 

Kingdomino possui uma mecânica simples e uma idade recomendada a partir de 8 anos, sendo um jogo que, desde os jogadores mais velhos até os jovens podem participar e se divertir com partidas curtas com tempo médio de 15 minutos com 2 a 4 jogadores.

O que é o Kingdomino?

Conteúdo

Kingdomino é um jogo de tabuleiro que utiliza, como peças de construção, cartas em estilo dominó, que serão colocadas na área de construção pelos jogadores com o objetivo de conquistar novas áreas e garantir a prosperidade de seu reino. 

O que é o Kingdomino?
Kingdomino. Fonte/Reprodução: PaperGames.

O jogo recebeu premiações como em Spiel de Jahres, o prêmio alemão de jogo do ano em 2017 e o prêmio Ludopedia de Melhor Jogo do Ano em Família de 2018, já se consolidando como premiado mesmo no Brasil. É um jogo simples, porém divertido para todos. 

Como é a história do jogo Kingdomino?

Você poderá se sentir como um nobre em Kingdomino, conquistando novas áreas e cultivando plantações, busque os melhores lugares entre os montes e os lagos, criando campos de trigo e se tornando o reino mais forte, com maiores espaços conquistados, enquanto disputa com os outros nobres por essas melhores áreas e seus benefícios para o reino. 

Quais as regras do jogo Kingdomino?

Primeiro cada jogador pega os reis da cor escolhida. Caso sejam de 3 e 4 jogadores, cada jogador escolhe um rei, mas no caso de uma partida com dois jogadores, cada um pega dois reis. Para começar a partida de Kingdomino, posicione as peças de acordo com a quantidade de jogadores, 3 peças para três jogadores e 4 peças para dois ou quatro jogadores. 

Cada rei irá ser posicionado em cima dessas peças e assim começa o jogo. Essas peças têm números na parte de trás, determinando assim a ordem dos turnos. Cada jogador terá 12 peças e deverá formar a maior área possível respeitando a união das paisagens através das cartas em estilo dominó e eliminando a que não for possível encaixar em sua área de construção. Esta área não poderá ultrapassar o tamanho de 5×5 (que se refere a quantidade de quadradinhos dispostos em altura e largura).

Como jogar o jogo Kingdomino?

Para ganhar em Kingdomino é necessário criar uma área de até 5×5 as peças, a cada rodada os jogadores vão tentando montar áreas maiores utilizando de peças, conectando igual ao jogo dominó, só que ao invés de números iguais, serão áreas que se complementam.

O jogador, para alcançar a vitória, formará essa área de 5×5 com peças retiradas da mesa, que deverão ser encaixadas nas suas peças restantes. Mas a cada turno apenas 5 peças estarão disponíveis na mesa, então a estratégia está envolvida para que não sobrem peças e sua área se expanda mais do que as dos oponentes. No final do jogo a pontuação será atribuída a cada tipo de peça posicionada pelo jogador.

Quais os componentes do jogo Kingdomino?

Sendo um jogo simples e com regras sem complicações, Kingdomino também possui simplicidade na quantidade de componentes, tendo:

  • 48 peças de paisagens
  • 8 reis de madeira, 2 de cada cor entre rosa, amarelo, verde e azul
  • 4 castelos destacáveis
  • 4 peças iniciais

A variedade está presente nas peças de paisagens, mostrando diferentes campos e biomas que serão necessários para montar, estrategicamente, suas terras. Os castelos serão utilizados para que você deixe suas peças, dando um gostinho maior ao clima do jogo. Além disso, o manual está disponível para download online.

Kingdomino oferece um jogo simples, mas divertido para toda a família. Sem complicação, mas que ainda pode gerar um desenvolvimento estratégico para as crianças, assim como para os adultos. O jogo oferece uma experiência de ser um nobre expandindo seu reino para criar prosperidade ao seu povo.

3 Comments
  1. Guilherme Monteiro says

    Kingdomino me chamou a atenção pela sua ideia, eu amo jogos de tabuleiro, principalmente os de estratégia, então um jogo focado em coisas que eu gosto, premiado várias vezes seria perfeito, certo? Errado. Eu não sei exatamente o motivo, mas eu não gostei desse jogo, a ideia é muito boa e me agrada bastante, porém a execução, pelo menos pra mim, deixa a desejar. Eu achei as regras e condições de vitórias muito confusas, por mais que tenham me vendido a ideia como algo simples e prático. Conversei cobre Kingdomino com alguns amigos meus e obtive respostas que concordam comigo, acharam o jogo muito confuso, não complexo, mas confuso. O conceito de precisar formar uma área 5 por 5 para obter a vitória não me agrada, talvez para idades menores, mais ou menos a faixa etária de 8 anos, o jogo pareça mais atraente. Parece interessante, mas mal executado, pode ser que seja bom para fazer enquanto passa o tempo esperando outra coisa, mas se reunir apenas para jogar ele, tem opções melhores, talvez algum dia eu volte e dê uma segunda chance, mas hoje eu recomendaria outros jogos, disponíveis no mercado e que você pode consultar através do site.

  2. Raul Aguilera says

    E aqui temos mais um jogo baseado na construção de cenários é administração de recursos, existem poucos jogos de tabuleiro dessa forma que realmente me interessaram, mas por Kingdomino ter um tempo de partida relativamente curto, cerca de 15 minutos com 2 a 4 jogadores, eu acho que posso dar uma chance para ele, afinal, o que não mata, engorda. No começo do post, eu não estava curtindo tanto assim a ideia de Kingdomino, mas acho que com o passar da leitura e das palavras a minha mente foi se abrindo um pouco. Eu gosto bastante de dominó, e Kingdomino tem isso no seu nome, além das cartas, serem no estilo do dominó, creio que isso pode muito bem me manter preso no jogo por um tempinho, mas acho que o maior problema mesmo seria encontrar as pessoas para jogar comigo, geralmente 2 pessoas já me complica bastante a vida, agora imagine 4. A história desse jogo de tabuleiro me cativou um pouco, não minto, creio que seria interessante estar na pele de um nobre, conquistando novas áreas e cultivando plantações, buscando cada vez mais poder para se diferenciar dos seus adversários e atingir o topo com a sua vitória.

  3. Kate Maria says

    inicialmente esse jogo de tabuleiro meio que despertou a curiosidade em mim, eu achei bonito o cenário dele, e também a maneira como as cartas se posicionam, como se fosse domino mesmo, e a temática dele realmente me interessa, eu não costumo ver jogos de tabuleiro assim. Porém, por outro lado, eu comecei a dar uma desanimada de comprar ele. Não sei, acho que a maneira como o jogo se desenvolve não me prenderia muito, apesar de ter gostado da temática e das peças. Alguma coisa nas regras desse jogo de tabuleiro não me deixaram empolgada, e se certa forma, parece meio cansativo também. Aparentemente, as regras são meio confusas, eu facilmente me perderia na hora de ensinar pra galera como se joga isso. E por se tratar de um jogo de tabuleiro recente, eu esperava muito mais, porque ele não é um jogo antigo. eu achei meio complicado inclusive para crianças jogarem, por conta das regras mesmo. Mas o que é ruim pra mim, pode ser bom pra outras pessoas, nunca se sabe. Eu jogaria, só não compraria pra experimentar, principalmente porque aqui em casa tem muitas crianças, e elas provavelmente não iriam ter paciencia pra aprender regras muito cansativas.

Leave A Reply

Your email address will not be published.