Exitem sistemas de RPG de mesa que podem ser jogados pessoalmente com um pequeno grupo de amigos ou online com um grupo maior de pessoas. Mas antes de decidir qual jogo vai ser jogador, é importante definir qual dos sistemas de RPG de mesa será escolhido, para então procurar os jogos que possuem a mecânica escolhida desejada.
Caso você ainda não conheça muitos sistemas de RPG de mesa, neste texto vamos identificar alguns e definir qual o melhor, confira!
Como os sistemas de RPG de mesa são jogados?
Conteúdo
Os sistemas de RPG de mesa variam amplamente em sua complexidade e nas regras que estabelecem acerca de como o jogo é jogado.

Enquanto alguns sistemas são bastante estruturados e seguem regras rígidas, outros são mais flexíveis e permitem que os jogadores façam acordos entre si. No entanto, em geral, os sistemas de RPG de mesa funcionam da seguinte maneira:
- Os jogadores criam seus próprios personagens e decidem como eles se encaixam no mundo do jogo;
- O mestre de jogo cria uma história, um cenário e um conjunto de personagens não-jogáveis que vão interagir com os jogadores;
- A história avança conforme os jogadores tomam decisões e interagem com o mundo do jogo. O mestre pode seguir um roteiro pré-definido ou improvisar conforme os jogadores avançam;
- O mestre também utiliza um sistema de RPG para determinar o resultado das ações dos jogadores. Isso pode incluir o lançamento de dados ou a consulta de tabelas de probabilidade.
Os sistemas de RPG de mesa podem ser muito simples ou muito complexos, porém basicamente seguem uma estrutura parecida, o que podem fazer a diferença na complexidade é a quantidade de regras para jogar.
Quais são os principais sistemas de RPG de mesa?
Agora que entendemos um pouco melhor os sistemas de RPG de mesa, vamos conhecer quais são os sistemas mais populares.
É impossível falar de RPG de mesa e não pensar em Dungeons & Dragons, um dos sistemas de RPG de mesa mais populares, que tem sido jogado por milhões de pessoas em todo o mundo desde a sua criação, na década de 1970.
O sistema é baseado em regras escritas em livros de regras e suplementos, que descrevem como o jogo funciona e como os jogadores devem criar e interpretar seus personagens.
GURPS, ou Generic Universal RolePlaying System, é um sistema de RPG de mesa que foi criado pela Steve Jackson Games na década de 1980. O sistema é conhecido por sua flexibilidade e por conseguir ser adaptado a praticamente qualquer cenário ou gênero de jogo imaginável. E isso fez deste, um dos sistemas de RPG de mesa mais utilizados como porta de entrada para os RPGs.
O Storyteller é um sistema de RPG de mesa desenvolvido pela White Wolf Game Studio na década de 1990. O sistema é usado em vários jogos de RPG publicados pela White Wolf, incluindo o jogo de vampiros “Vampire: The Masquerade” e o jogo de lobisomens “Werewolf: The Apocalypse”. Esse sistema é mais utilizado em histórias sombrias e dramáticas.
FATE Core ou simplesmente FATE, é um sistema de RPG de mesa criado pela Evil Hat Productions na década de 2000. O sistema é conhecido por sua flexibilidade e por ser fácil de aprender, tornando-o popular entre jogadores iniciantes e experientes.
Quais são as diferenças entre os sistemas de RPG de mesa?
Existem muitos sistemas de RPG de mesa diferentes disponíveis para serem jogados, cada um com suas próprias regras e características únicas. Apesar de possuírem estruturas parecidas, também são muitas as diferenças.
As principais diferenças são: a complexidade nas regras, a enfase das histórias, o gênero que o sistema vai abordar e a flexibilidade na estrutura.
Qual é o melhor sistema de RPG de mesa?
Os sistemas de RPG são únicos e cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens. A escolha de um sistema depende das preferências pessoais dos jogadores e do tipo de jogo que eles desejam jogar. Mas se tem um que podemos dizer que entrega uma experiência completa no gênero é Dungeons & Dragons.
Agora que você entendeu um pouco mais sobre os sistemas de RPG de mesa, pode escolher o que melhor vai servir para suas partidas, existem vários sistemas diferentes, então são muitas as opções, e não tem mais desculpa para você não apreciar um bom RPG de mesa com os amigos.