Em se tratando de mitologia grega no mundo dos jogos, Cyclades não é um tipo de jogo que deve passar despercebido pelos amantes dos jogos de tabuleiro e, obviamente, das histórias e mitos envolvendo a Grécia Antiga.
Com seu foco na rolagem de dados e no controle ou influência de área, o jogo sem dúvida traz uma experiência digna dos clássicos heróis das tragédias gregas. Curte essa temática e ficou interessado? Aqui nós te mostramos melhor do que Cyclades se trata e como jogar.
O que é o jogo Cyclades?
Conteúdo
Lançado em 2009 com criação de Bruno Cathala, Ludovic Maublanc, Cyclades é um jogo com base na mitologia grega que utiliza mecânicas de rolagem de dados, seleção de cartas e controle de área.
Através da estratégia e um pouco de sorte com os dados, o jogador precisa superar os seus adversários na conquista das bênçãos dos deuses, assim podendo criar suas metrópoles e se tornando o vencedor.
Qual a história do jogo Cyclades?
A trama de Cyclades, como o próprio nome do jogo já diz, se passa no arquipélago de Cíclades, um grupo de ilhas ao sul do mar Egeu e que formam um ciclo ao redor de Delos, ilha sagrada da Grécia Antiga.
![Qual a história do jogo Cyclades?](https://portaldojogador.com/wp-content/uploads/2022/09/Qual-a-historia-do-jogo-Cyclades-1024x709.jpg)
Cyclades coloca o jogador para se aventurar num conjunto de mais de 200 ilhas, batalhando monstros e exércitos inimigos enquanto busca por progresso ao construir uma Metrópole no arquipélago.
Para ajudar na sua empreitada, Cyclades te oferece ajuda direto do Monte Olimpo, com os próprios deuses podendo auxiliar os jogadores durante sua jornada para conquistar e manter territórios e conseguir recursos.
Qual o objetivo do Cyclades?
Utilizando suas mecânicas e seguindo as regras de Cyclades, o jogador tem como principal objetivo superar seus adversários na construção das metrópoles no jogo. Contando com o auxílio dos deuses gregos tanto para alcançar seu objetivo como também para atrapalhar os planos dos outros jogadores.
Desse modo, o jogador mostra a sua supremacia e da sua cidade-estado, se tornando a maior em todo o arquipélago de Cíclades.
Quais as regras do jogo Cyclades?
Cyclades é um jogo que utiliza ciclos, onde o jogador terá que recolher sua receita, fazer oferendas aos deuses e, de acordo com o deus que conceder seu favor após a oferenda, realizar ações seguindo as diretrizes oferecidas para o deus que escolheu lhe auxiliar.
Além disso, é preciso ter cuidado, pois durante os ciclos os participantes terão que lidar com surpresas inimagináveis, como criaturas mitológicas que podem entrar no seu caminho e causar problemas para sua cidade-estado.
Preparação
Antes da partida de Cyclades começar, os jogadores devem separar as cartas de filósofo e sacerdote e as fichas dos deuses, além de escolherem sua cor no jogo. Após isso, cada participante recebe seu escudo correspondente, cinco moedas, os marcadores de território e um marcador de oferenda, além dos seus exércitos e frotas.
A partir daí, cada um posiciona dois exércitos e duas frotas seguindo as diretrizes iniciais do jogo que constam no manual. Finalizando a preparação, basta embaralhar as cartas de criaturas mitológicas e os marcadores de oferenda que serão colocados para leilão, podendo assim iniciar o primeiro ciclo do jogo.
Ciclos
Cada ciclo da partida tem cinco fases: Criaturas Mitológicas, Deuses, Receitas, Oferendas e Ações. A princípio, é preciso atualizar as criaturas mitológicas no tabuleiro, que a princípio possui apenas uma, depois duas, e por fim três por ciclo.
A cada nova criatura, as anteriores ficam mais baratas. Depois disso, é a vez de organizar ou reorganizar as fichas dos deuses, que dita a ordem em que cada deus concederá ações para os jogadores.
Dando início a fase das Receitas, os jogadores recebem ouro tendo como base o número de marcadores de prosperidade que estiverem nas ilhas conquistadas por ele, ou com uma frota no local.
Continuando, a parte das oferendas é onde Cyclades de fato começa. Aqui, os jogadores buscam pelas bênçãos dos deuses, e essa fase basicamente funciona como um leilão. Os participantes colocam suas oferendas nas fichas dos deuses, e obviamente, aquele que oferecer o maior valor receberá o auxílio divino.
Finalizando o ciclo, temos a fase das ações, onde, seguindo as diretrizes do deus grego que o forneceu sua benção, o jogador deve realizar vários movimentos, como convocar uma nova criatura mitológica, recrutar aliados, construir, aumentar a receita ou realizar uma ação especial específica de algum deus.
Fim do Jogo
Após as cinco fases, o ciclo se encerra e um novo já se inicia. Para o jogo terminar, é necessário que, ao final de um ciclo, pelo menos um jogador possua duas metrópoles construídas no seu território, se tornando o vencedor. Em caso de mais de um conseguir as metrópoles, vence aquele que possuir mais moedas.
Quais os componentes do Cyclades?
A caixa de Cyclades vem com os seguintes componentes:
- Tabuleiro modular com três partes;
- Manual de Regras;
- 2 dados especiais;
- 100 Moedas de Ouro;
- 16 marcadores de prosperidade;
- 5 miniaturas: Kraken, Minotauro, Medusa, Polifemo, Quíron;
- 17 cartas de Criatura Mitológica;
- 17 cartas de Filósofo;
- 18 cartas de Sacerdote;
- 4 fichas de Deuses;
- 40 construções: 10 Portos 10 Fortalezas 10 Templos 10 Universidades 10 Metrópoles;
- 10 marcadores de oferenda;
- 40 Frotas;
- 15 marcadores de território;
- 40 Exércitos;
- 5 escudos do jogador.
No caso dos cinco últimos componentes, cada cor utilizada pelos jogadores, que são cinco ao todo, recebe de forma igual uma parte dos mesmos.
Ficha técnica do jogo Cyclades
Cyclades pode ser jogado de 2 a 5 jogadores, com idade recomendada para maiores de 13 anos. Cada partida do jogo tem uma duração aproximada de 90 minutos.
Embora tenha regras relativamente complexas, Cyclades pode, após um pouco de estudo, se tornar um excelente jogo para a família e os amigos. Através do raciocínio e da estratégia de construção, você pode provar para todos ao seu redor que, com as bênçãos dos deuses, você é o maior especialista na mitologia grega. Não deixe de aproveitar.
Cyclades parece ser um jogo muito interessante, com ele possuindo seu foco nas histórias e nas mitologias da Grécia antiga, isso da margem para ter tanto a história quanto a jogatina extremamente rica caso seja feito e jogado da maneira correta. Também é legal citar o fato de que ele é feito pela Galápagos, que é uma empresa brasileira, se eu não me engano. Cyclades possui alguns elementos que eu curto bastante em alguns jogos, um dos elementos é o fato dos controles de área, eu não curto tanto assim o sistema de rolagem de dados por isso ser baseado puramente na sorte e não na habilidade do jogador, então mesmo o melhor jogador pode perder contra o pior jogador, se baseando na sorte da rolagem dos dados, isso é meio complicado. Bom, Cyclades ainda não deixa de ser um jogo competitivo onde você precisa subjugar seus oponentes, curto bastante as mecânicas de construções de cidades e metrópoles, mas vou precisar admitir que eu não curto canto assim construções de cidades em jogos de tabuleiros apenas, eu não sinto que é algo palpável, que você realmente consegue ver o desenvolvimento da cidade e ela ficando cada vez maior e mais forte.
Eu amo a mitologia grega desde que tive contato pela primeira vez com God of War, lá no Playstation 2, também gosto bastante de jogos de tabuleiro, e assim que fiquei sabendo que havia um com esse tema logo corri para poder jogar. Fiquei meio receoso a princípio, por parecer bom demais pra ser verdade, mas minhas expectativas foram atendidas. Eu simplesmente adoro as mecânicas desse jogo, em especial a do auxílio dos Deuses gregos, mas também há diversas criaturas mitológicas que podem atrapalhar a sua cidade. Um dos elementos que eu mais gosto nesse jogo é o fato de que estratégia não é tudo, também há sorte envolvida, para mim isso dá um toque especial ao jogo, tudo fica mais legal com um pouco de fator sorte. O objetivo do jogo também é diferenciado, provar que sua cidade é a melhor de todas, é interessante por não ficar na mesmice e dar aquele algo a mais que muitos outros não possuem. Eu recomendo muito esse jogo pra quem assim como eu, é fã da mitologia grega e gosta de ler, ouvir e assistir coisas relacionadas à mitologia grega, acredito que pessoas assim vão aproveitar muito mais o jogo de tabuleiro Cyclades.