Muitas pessoas têm interesse em começar a jogar role play de tabuleiro, mas ainda não conhecem os títulos mais adequados de RPG de mesa para iniciantes. Para quem já está acostumado com este estilo de jogo pode parecer até estranho que possa existir um tipo específico para quem é iniciante. Mas jogar um RPG é mais complicado do que parece, e exige pelo menos um tipo de preparação.
As razões dessa preparação estão no fato de que um RPG de mesa não é como um eletrônico. Não basta apenas ligar o videogame e começar a jogatina. É preciso ter o livro do jogo, ler ele com atenção, conferir o livro de regras, criar a aventura, entender o mundo e a lore de onde irá se passar a história, além de uma série de outros fatores. Tudo isso deve ser muito bem pensado e trabalhado para a campanha funcionar.
Com todos esses elementos, fica a dúvida: qual o melhor RPG de mesa para iniciantes? Se você quer aprender quais os mais indicados para quem nunca jogou, fique em nosso artigo e confira nossas dicas!
O que são RPG de mesa?
Conteúdo
RPGs de mesa são simplesmente a origem do gênero! Um tipo de jogo que dá para ser compartilhado com os amigos e que estreitam os laços. E antes de conhecer as opções de RPG de mesa para iniciantes vamos entender o que é esse gênero e como ele funciona.
É bem provável que em algum momento de sua vida já tenha ouvido falar ou mesmo jogado um game RPG nos consoles e videogames. Embora essas versões do gênero possam ser muito mais famosas e populares que as de mesa, ainda assim elas foram criadas como uma vertente dos jogos de tabuleiros.
Há registros na história da humanidade que datam a existência dos jogos de tabuleiro há milhares de anos, portanto se entende que são formas de entretenimento ancestrais e que nos acompanham até hoje.
Os jogos de tabuleiro permitem uma experiência lúdica e se passam em ambientes fechados e únicos. Assim, todo o contexto é controlado e a jogatina se desenvolve em suas próprias regras.
Na década de 50, após o fim da Segunda Guerra Mundial, os jogos de tabuleiro ganharam mais sucesso nos Estados Unidos. Nesta época, certos games mais distintos e criativos, como o Monopoly, já haviam sido criados. Mas ainda assim, boa parte deles orbitava pelo mesmo tema: batalhas estratégicas, sobretudo bélicas, onde os jogadores disputam um com os outros. Jogos de deduções também eram muito frequentes.

Mas para certos criadores e designers de jogos de tabuleiro, David Wesely, Dave Arneson e Gary Gygax, essas categorias e modos de jogo não eram o suficiente. Criativos e famintos por uma diversão diferente, os três criadores e designers criaram um game revolucionário.
Mais do que isso, o que o trio não sabia é que estavam prestes a colocar para sempre seu nome na história. Wesely, Arneson e Gygax simplesmente trouxeram ao mundo o grande sucesso Dungeons & Dragons, que não só é o primeiro RPG de mesa, como também o primeiro RPG de todos os tempos.
Se hoje o gênero RPG é uma miríade de jogos nos consoles, devemos tudo isso à criação do lendário D&D. Então conhecer RPG de mesa é conhecer parte da história dos games.
O que Gary, David e Dave queriam é um jogo onde os jogadores pudessem entrar de fato no mundo dos games e se verem imersos nas aventuras. Por isso Dungeons & Dragons foi batizado como um role playing game, um jogo de interpretação de personagens.
Em D&D os jogadores encarnam os personagens, escolhem suas características, histórias e então também os interpretam dentro do mundo do game. Esta é sem dúvidas a principal característica do que é um RPG, tanto de mesa quanto um RPG eletrônico.
Um RPG convida sempre o jogador a se transformar no personagem, seja ele criado pelo game ou pelos jogadores. Na pele do personagem, quem joga o RPG vive as experiências de forma direta, vence os desafios, destrói monstros, inimigos, explora as masmorras e conquista tesouros.
Outro detalhe a respeito do RPG de mesa para iniciantes, e qualquer outro da mesma categoria, é que não são jogados em consoles. No caso, o grupo se reúne de maneira presencial e começam a jogatina.
A maioria dos jogos conta com um tabuleiro como elemento visual, mas isto é dispensável, e com outros elementos como:
- Marcadores e miniaturas;
- Dados;
- Cartas;
- Fichas de personagem;
- Livro do jogo;
- Livro de regras;
- Pequenas fichas de anotação.
Com todos esses elementos reunidos à disposição, basta cada um assumir seu papel na mesa e então iniciar a jogatina.
Viu como pode ser rico o mundo desse estilo de jogo? Continue em nosso artigo para conhecer opções excelentes de RPG de mesa para iniciantes para você começar a curtir!
RPG de mesa e o ambiente digital
Pontuamos como uma das características de um RPG de mesa o fato de ser jogado de modo presencial pelo grupo.
Este é sim um ponto relevante para que o jogo funcione. Porém, com as ferramentas digitais como canais de voz é possível que esses games sejam jogados de maneira virtual. O fator presencial existe porque é necessário reunir os jogadores, não por um fator intrínseco à diversão.
Claro, muitos jogadores irão argumentar que estar reunidos presencialmente com seus amigos é melhor, mas ainda é algo subjetivo ou uma simples questão de dar chance para a jogatina online. Na pandemia de 2020, muitos rpgistas antigos tiveram que dar o braço a torcer e experimentar as versões online e o mais surpreendente é que muitos gostaram!
Então se você quer começar, não deixe de experimentar um RPG de mesa para iniciantes só porque não há colegas próximos a você que queiram jogar.
Melhores RPG de mesa para iniciantes
Tendo explicado de modo detalhado o que é o gênero, podemos saber quais são os melhores RPG de mesa para iniciantes. Esses jogos são fáceis de assimilar e convidativos para quem nunca jogou nenhum game do tipo.
Claro, não é necessário começar por um deles e você pode começar a jogar pelo jogo que mais te interessa! Mas de maneira geral, esses jogos são recomendados para quem ainda não sabe por qual começar e precisa de uma dica rápida.
Quest
Começamos com uma dica que é uma das mais clássicas quando se trata de RPG de mesa para iniciantes. Quest é um jogo surpreendente, feito sob medida para ser simples e nostálgico.
Nostálgico porque ele faz referência aos RPGs do passado, com histórias mais fluídas, que aceitam a interpretação dos jogadores e não estão presas em estruturas complexas pré-definidas. Ter uma boa lore é muito legal para um game RPG, mas em muitos casos dispensável.
A diversão nunca deve ser colocada de lado em prol da sofisticação ou de uma elitização da história. E esse risco Quest não corre de maneira alguma. Se você quer a experiência de um RPG de verdade, o jogo é um ótimo começo.
Rastro de Cthulhu
Baseado nos contos do escritor H. P. Lovecraft, o Rastro de Cthulhu é um RPG investigativo onde você pode descobrir a resposta sobre seres inomináveis e antigos. Em livros abomináveis e contaminados de maldade há rituais terríveis, mas também há a chave para derrotar ou pelo menos aplacar a fúria dessas criaturas.
Rastro de Cthulhu não é um RPG de ação, mas de resolução de enigmas, dedução e investigação. Um jogo para aqueles que gostam de colocar a cabeça para funcionar. Se você gosta de crimes e daquela pontadinha de sobrenatural, este pode ser o RPG perfeito para você.
Blades In The Dark
Este é um RPG de mesa para iniciantes incrível. Com elementos steampunk, Blades In The Dark te fará ficar na ponta da cadeira apreensivo com o desenrolar de sua história.
O game se passa em uma cidade industrial futurística onde impera a malícia. O jogo é explorativo e oferece uma série de ambientes em que os jogadores podem se esgueirar e descobrir coisas sobre o mundo. Mas não se engane, pois o elemento da ação está presente em todo momento do game, fazendo desse jogo muito elétrico, onde mil coisas acontecem ao mesmo tempo.
Goblin Quest
Se você só quer um jogo onde possa se divertir com seus amigos, jogar sem preocupações e que não precisa mais do que papel e caneta, então Goblin Quest é o RPG perfeito!
Este jogo é a mais pura bobagem, no melhor sentido do termo. O jogo só serve para fazer os jogadores rirem, enquanto curtem a palhaçada que os personagens proporcionam. Para contextualizar: no game os jogadores interpretam goblins infelizes que querem ter uma vida mais agitada, e para isso não medirão esforços – que nem sempre são acompanhados de inteligência – para marcar sua vida na história.
Dread
Dread é um jogo simples, mas muito distinto da maioria dos RPG de mesa para iniciantes. No jogo, os participantes encarnam personagens que devem fugir de uma torre maligna que guarda seus medos mais terríveis.
Sua jogatina é a mais simples possível, onde o dado é jogado e então a ação dos jogadores é calculada de acordo com o resultado. Tranquilo, não é mesmo? Dread é um jogo muito fácil de ser jogado e merece uma chance.
Como jogar RPG de mesa básico?
Para jogar um RPG de mesa básico é necessário os seus elementos materiais que já destacamos acima, mas também os jogadores que irão integrar a mesa. No geral, o grupo se divide entre:
- Mestre: quem irá construir as aventuras que serão vividas pelos jogadores, controlar os NPCs, monstros e outros atributos do mundo;
- Jogadores: interpretam os personagens e, quando há possibilidade, também criam a história do personagem. Podem escolher seus atributos e também escolhem as ações que serão interpretadas conforme a história se desenvolve.
Nem todo RPG precisa de um mestre, porém boa parte dele requisita um que cuida dos aspectos técnicos do jogo, conduzindo a história e os acontecimentos.
Como começar a jogar RPG de mesa?
Para começar uma partida, em primeiro lugar utilize nossa lista de jogos de RPG de mesa para iniciantes e depois busque um grupo para conseguir realizar a jogatina.
Não se esqueça que este grupo pode ser virtual, ou seja, não é tão necessário que as pessoas estejam presentes fisicamente, apenas interajam e possam se escutar e comunicar enquanto o jogo se desenvolve.
É possível jogar RPG sozinho?
É impossível jogar um RPG com apenas uma pessoa. É preciso pelo menos um grupo de dois amigos para se desenvolver uma história, mas boa parte dos RPGs irá requisitar grupos maiores, então é bom sempre ter mais e mais parceiros.

Mas não se desanime! Com certeza você vai encontrar parceiros na internet e então poderá começar a jogar aquele game que sempre teve curiosidade de conhecer.
Quais são as regras do RPG?
Cada RPG tem suas próprias regras. No geral, essas regras acompanham o kit do game em livros que são chamados de “livros de regras”.
Existem vários tipos de RPG diferentes e com diretrizes distintas, mas a única regra que está presente em todos eles é se divertir ao máximo! Reúna seus amigos e seja feliz no jogo!
Com nossa dica de RPG de mesa para iniciantes não há mais desculpa para deixar de jogar. Junte a galera e comece campanhas incríveis!