Sistemas de RPG de mesa: como funciona?

0

Os sistemas de RPG de mesa são conjuntos de regras e mecânicas que definem o universo em que uma campanha vai se passar, auxiliando o mestre na hora de  montar e coordenar a aventura dos jogadores. 

A escolha do sistema irá definir se o universo é fantástico, realista, futurista, com uma pegada de terror ou sobrenatural. Existe uma infinidade de sistemas disponíveis para os jogadores experimentarem e embarcarem em aventuras novas. Neste post, vamos entender melhor o que são os sistemas de RPG de mesa e suas diferenças.

O que é um sistema de RPG de mesa?

Conteúdo

Como foi explicado antes, os sistemas de RPG de mesa definem os princípios para se criar uma aventura trazendo o tema, a ambientação, as regras e o tipo de mundo onde o jogo irá se passar. Para exemplificar, pode-se dizer que o RPG de mesa é um tipo de jogo, enquanto os sistemas de RPG de mesa são os jogos em si.

Como funciona um sistema de RPG de mesa?

Os sistemas de RPG de mesa são geralmente sintetizados nos livros básicos, como o livro do jogador e o livro do Mestre.

Como funciona um sistema de RPG de mesa
Fonte/Reprodução: original.

Após ser realizada a leitura e o estudo das regras e da história geral do universo onde o sistema se passa, cabe aos jogadores a tarefa de criar seus personagens e ao mestre planejar uma campanha com histórias que ele achar que vão agradar e entreter os jogadores.

Qual a diferença entre um sistema de RPG de mesa e um sistema de RPG online?

Com o advento da internet, os sistemas de RPG de mesa deixaram de ser exclusivos para a mesa, com os jogadores conseguindo adaptar as regras e a forma de jogar para tornarem possíveis as campanhas através de ligações em grupo por aplicativos como Skype, Google Meet ou Discord.

Isso porque o RPG de mesa é um jogo de interpretação e imaginação, tornando as partidas online tão naturais quanto partidas presenciais.

Quais são os principais sistemas de RPG de mesa?

Existe uma infinidade de sistemas de RPG de mesa, cada um com suas peculiaridades e aspectos únicos. Dentre eles, temos alguns que são mais conhecidos e clássicos, como por exemplo:

Dungeons & Dragons 

Também chamado de D&D, esse sistema data dos anos 70, sendo o básico do básico para jogadores que são fãs de fantasia medieval e gostam das histórias clássicas com magos, guerreiros, calabouços e dragões.

Tormenta

Um dos sistemas de RPG de mesa mais queridos pelos jogadores brasileiros, criado originalmente em 1999 e sendo uma produção totalmente brasileira. O sistema tem inclusive uma versão comemorativa lançada em 2019 através de um financiamento coletivo.

Call of Cthulhu 

Inspirado nas obras de H.P. Lovecraft e no sentido contrário dos outros sistemas de RPG de mesa, Call of Cthulhu foca na narrativa e na ambientação de terror do universo onde os jogadores estão e devem desvendar mistérios enquanto tentam se manter sãos.

Cyberpunk 2020 

Um clássico muito querido pelos amantes de obras de ficção científica, como Blade Runner e Ghost in the Shell, sendo um sistema de RPG de mesa focado em um distópico mundo tecnológico e futurista.

GURPS 

O chamado “sistema de RPG geral e universal” é um dos sistemas de RPG de mesa que serviu como porta de entrada para muitos jogadores por ser completamente genérico e livre, podendo ser usado como base para qualquer coisa que o mestre queira. Quer uma campanha medieval? Use GURPS. Quer uma campanha de Star Wars? Use GURPS. É um sistema livre e muito querido pelos jogadores de longa data.

Esse foi um pequeno apanhado dos sistemas de RPG de mesa mais famosos entre os fãs do hobby. Cada um deles, assim como a infinidade de outros que existem, tem as suas particularidades e regras que servem para estimular a criatividade de mestres e jogadores na criação de aventuras e jornadas fantásticas. E aí, já pensou qual deles vai jogar?

Leave A Reply

Your email address will not be published.