Seja um príncipe no jogo The Castles of Burgundy!
Já imaginou como seria ser um príncipe, com as responsabilidades da realeza gerenciando seu próprio castelo na região conhecida por seus vinhos na Borgonha na França durante a idade média do século 15?
The Castles of Burgundy é para você, permitindo que reúna seus amigos e se tornem regentes nesse jogo de tabuleiro premiado de 2011 que foi lançado no Brasil pela editora Grow.
Como é o jogo The Castles of Burgundy?
Conteúdo
Assumindo o papel dos aristocratas dentro jogo, você será responsável por fazer o seu castelo prosperar sobre sua regência. Buscando realizar construções e evoluindo castelos, buscando recursos e comercializações, comercializações essas que devem ser feitas estrategicamente por vendas de mercadorias.
Realize suas escolhas sabiamente, adquira trabalhadores e se torne vencedor através de suas escolhas.
Ficha técnica
The Castles of Burgundy foi lançado oficialmente pela editora Alea sendo criado pelo autor Stefan Feld com as artes feitas por Julien Delval e Harald Lieske. O jogo possui uma faixa etária acima de 10 anos e pode ser jogado por 2 a 4 jogadores em um tempo médio de 30 a 90 minutos.
Qual objetivo do The Castles of Burgundy?
Você deverá acumular mais pontos de vitória que os outros jogadores até o final do jogo, a contagem será realizada após o fim dos turnos, você deverá obter esses pontos através de mercadorias vendidas, peças de prata recebida, quantidade de trabalhadores e tecnologias conquistadas.
Você deve buscar os comércios constantes e manusear sua região para conseguir obter esses pontos ao final da partida.
Andamento do jogo
O jogo se passa dentro de 5 fases, em cada fase irá ser realizado 5 ações por cada jogador, incluindo a rolagem de dados em cada início de fase.
As 5 ações são trazer peças hexagonais de recursos do tabuleiro principal para sua região, sendo em uma ficha separada, outra ação é mover esses hexágonos para seu principado, tomando assim vantagens como hexágonos de navegação, outra ação é adquirir trabalhadores.
Regras
A cada fase, os jogadores dividem suas ações em 5, podendo realizar ações diferentes ou repetir alguma, mas cada uma contará como 1 ação, não podendo passar da quantidade estabelecida.
Outra regra é que existe a ação de mercado negro, sendo essa realizada apenas 1 vez por cada fase, não podendo ser repetida. Você pode pegar uma ficha do mercado negro gastando duas peças de prata.
Você pode gastar ação para sacrificar um de seus dados para obter trabalhadores, assim como sacrificar trabalhadores para mudar o valor da rolagem do seu dado. Gastando uma ação você poderá puxar uma ficha do tabuleiro principal, como foi dado exemplo anterior, um barco e para utilizá-lo você deve mover ele ao espaço do seu principado referente ao dado que você rolou.
Cada ficha puxada e colocada no principado irá gerar uma mercadoria, que também usando uma ação poderá ser vendida em troca de peças de prata. Sempre lembrando serem um total de 5 ações.
The Castles of Burgundy: edição do 20° aniversário
A edição de vigésimo aniversário de The Castles of Burgundy é um compilado das várias expansões lançadas, somando um total de 11 expansões, com materiais e alguns complementos para deixar o jogo ainda mais dinâmico.
Tome controle do seu reino e se torne o mais proeminente príncipe da França medieval, realize suas vendas, pense em estratégias e até altere os resultados dos dados com as mecânicas presentes em The Castles of Burgundy, criando castelos com muralhas que não vão cair.
Procurando alguns jogos de tabuleiro na internet a fora, já havia me deparado com esse jogo aqui algumas vezes, mas nunca dei chance pra ele principalmente porque quando procurando, a primeira coisa que chama a atenção, querendo ou não, é a caixa do jogo de tabuleiro. E a de The Castles of Burgundy não é muito atrativa, pelo contrário até, na verdade. No papel, assumir a vida de um aristocrata pode parecer interessante, e de fato talvez fosse, mas a meu ver, não em um jogo de tabuleiro, e isso é outro motivo pelo qual eu demorei tanto para jogar esse. Falando de mecânicas e regras, é um jogo de tabuleiro como qualquer outro, de construção e esses bagulhos, tudo visado para que você melhore, evolua o teu castelo e tal. Para quem gosta desse tipo de jogo, simulador, onde você foca em comprar, administrar recursos, melhorar suas propriedades e etc. é um ótimo jogo, pode comprar sem nenhuma preocupação. Mas, caso você for assim como eu, e não gostar desse tipo de jogo, ou apenas preferir ele em versões digitais e não em jogos de tabuleiro, eu recomendo que você procure melhor para ver se não acha outro que lhe agrade mais.