Action RPG é um estilo de jogo muito popular que oferece aos participantes muitas possibilidades do que fazer, quais atitudes tomar e como vencer ou melhorar as próprias habilidades. É um gênero derivado do RPG tradicional e bem característico, mas que muitas pessoas não o conhecem por seu nome.
A seguir, você entenderá melhor o que é este tipo de jogo e conhecerá os principais e mais amados games do gênero. Além disso, você já sabe como funciona um RPG e, conosco, aprenderá sobre o tema e o seu maior diferencial.
O que é um Action RPG?
Conteúdo
O Action RPG é um subgênero dos jogos de RPG convencionais que apresenta mecânicas mais livres e que vão muito além daquelas básicas conhecidas. Títulos nesse subgênero oferecem mais liberdade de exploração e batalhas mais dinâmicas que se diferenciam daquelas que são realizadas por turno, permitindo maior flexibilidade nos combates, mas mantendo um sistema de inventários e evolução de habilidades como um RPG comum.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é Action RPG, saiba que The Legend Of Zelda pode ser inserido na lista dos mais famosos, assim como The Witcher, Genshin Impact ou Diablo. Com esses exemplos, você já pode ter uma noção melhor sobre o que são esses jogos e como funcionam seus sistemas.

Todo jogo que não fique estático na mesa, onde se role dados, é considerado um Action RPG pelo fato de haver uma representação gráfica, em que você controla o personagem através de uma história. É possível interagir mais com os NPCs, enfrentar monstros como se fosse em uma campanha de D&D, mas com o diferencial de conseguir fazê-lo por PC ou videogame.
Caso você tenha jogado Final Fantasy, o terá associado com o Action já que o título faz parte do gênero. Os games tendem a ter uma longa variação entre si, porém apresentam temas únicos, divertidos e mais imersivos do que se imagina, ainda mais com o fato de haver jogos pouco explorados que valem a pena conhecer.
Significado de Action RPG
Significa RPG de ação, mais precisamente, um jogo próprio para computadores ou consoles que variam desde o Famicom (Super Nintendo), até os mais robustos, como PlayStation 5 e Xbox Series.
Este é um gênero de jogo que se popularizou entre os milhões de jogadores espalhados pelo mundo, que procuram um conteúdo inovador, que fugisse um pouco do tema de mesa popularizado por D&D.
Além disso, o termo de Action RPG possui uma diversidade de subgêneros, os quais fazem com que o jogador fique com mais vontade de jogar. A seguir você conhecerá a lista dos principais:
- Mundo aberto: permite fazer escolhas próprias;
- Dungeon Crawler: masmorras e monstros;
- Linearidade: os jogos de action já tem uma história pré-definida.
Por mais que você consiga jogar em mundo aberto, sabe que o game mudará apenas com a inserção de eventos. Caso contrário, o que se espera é a falta de novidades, onde, muitas vezes, fazem com que os jogadores levem muito tempo para jogá-los novamente, exceto se tiver uma história cativante em meio ao mundo aberto.
Origem do Action RPG
A origem, de fato, se deu com o jogo Dragon Slayer, de 1984, o qual ficou conhecido como o primeiro game do gênero no Japão. Posteriormente, chegou ao resto do mundo, fazendo com que os jogadores o vissem como o primeiro do estilo, responsável por inspirar novos títulos que vieram no decorrer dos anos.
O NES foi presenteado com The Legend Of Zelda: The Adventure Of Link, de 1987, em que o jogador já conseguia controlar o famigerado personagem e encarar diversas aventuras. O game foi um dos que mais surpreendeu os jogadores pelo fato de Link se mover de lado, ao invés do método tradicional que você e outros players já conhecem, que é para frente e para trás.
Estes jogos abriram portas para o que viria ao longo dos anos, onde Secret Of Mana, Diablo, Dragon Age: Inquisition e diversos outros títulos fossem lançados, como Dark Souls. Cada um dos temas possui a sua própria história e jogabilidade, onde o jogador pode ter a sua própria tomada de decisões com a ciência de que consequências positivas ou negativas surgirão no decorrer da partida.
O Action RPG é muito difícil?
Dependerá sempre do tipo de jogo que você queira jogar, porque muitos terão missões que terão efeito no futuro dos personagens e algumas quests que não influenciam na tomada de decisões. A luta contra chefes, por exemplo, pode ser mais complicada e demorada a depender do nível de poder, obrigando você e ao seu personagem se fortalecerem antes de chegarem ao covil.
O maior exemplo de Action RPG que apresenta escolhas que refletirão no futuro é The Witcher. Você pode decidir o que quiser, mas com a noção de que as decisões terão efeitos tanto bons quanto péssimos a depender do que você estava buscando.
Nem todos os jogos terão a característica de escolher o que fazer, portanto, você seguirá uma rota bem linear, como em The Legend Of Zelda: A Link To The Past. O game te dá uma única opção que é a de resgatar a princesa, acabar com a maldição e salvar todo o povo de Hyrule, sem nem contrariar a decisão.
7 Action RPG mais amados
Se você já ouviu falar, mas nunca jogou, o Portal do Jogador apresentará a você alguns dos melhores games para jogar e conhecer suas histórias. Por mais que muitos sejam antigos, vale a pena você fazer o download e colocá-lo no seu emulador a fim de entender toda a história ao vivo.
Além disso, o Action RPG permite navegar por mundos grandiosos, que abordam diversos temas e tornam a sua experiência de jogo agradável mesmo que, em determinados momentos, seja um pouco previsível.
The Legend Of Zelda: A Link To The Past
Este é um game lançado em 1991 e responsável por apresentar ao jogador grandiosas modificações de armas, do cenário e dos chefes. A presença de puzzles e masmorras longas tornaram o jogo mais complicado e difícil dentre os da época, fazendo com que o jogador tivesse de ter muita paciência para vencer os desafios.
Não era possível, porém, logo no início da década de 90, visualizar o mapa completo e de encontrar algumas armas. Isso demandava muito tempo e esforço e fazia com que os jogadores virassem horas na frente da TV para encontrar itens, passar de estágios e descobrir segredos.
Além disso, para quem gosta de desafios, este é um Action RPG ótimo para ficar o final de semana inteiro jogando a fim de descobrir passagens secretas e como derrotar os bosses. No entanto, para tê-lo disponível para jogar é necessário fazer o download tanto do emulador quanto da ROM, extrair e colocar na pasta do SNES.
Terranigma
Lançado em 1995, Terranigma nos apresenta uma premissa inovadora, que tinha tudo para dar certo porque tem um método de jogabilidade fluido e agradável. A história é rica, possui personagens cativantes, com uma trilha sonora fantástica e marcante, e conta a história de Ark.
O protagonista do game vive diversas aventuras, desde a subida de torres, até a destruição de chefes poderosos e desafios intensos. Ao longo da trama, você conhece algumas partes do mundo como a Espanha, Nova Zelândia, Amazônia e até mesmo o Brasil, que é representado pelo Rio de Janeiro.
O Action RPG tem uma história super longa, linear, portanto, você não decide o que tem que fazer. Tudo é programado para o jogador ter apenas uma tomada de decisão, onde não existe preocupação sobre suas atitudes.
Assim como Zelda, você precisa ter a ROM própria e o SNES já dezipado no computador para colocar o game na pasta e conseguir jogar. Para se manter focado dentro da história e de tudo o que ela tem a oferecer, é recomendável baixá-lo já traduzido.
The Witcher 3: Wild Hunt
Um jogo de RPG que faz o jogador navegar por cenários desafiadores no controle de Geralt de Rívia, o bruxo. O game apresenta opções ao longo da partida que tem efeitos benéficos ou negativos, a depender das decisões tomadas, até mesmo por falas mais ríspidas nas respostas do personagem.
Você terá builds para escolher, diálogos marcantes, desafios e lutas épicas para apreciar. Quem possui PS5 consegue jogar a versão remasterizada lançada recentemente para aproveitar a melhoria de gráficos realizada pela desenvolvedora.
Fallout 4
Em Fallout, após a apresentação da história, você decide como serão as características físicas do personagem e, após a sua construção, a cena é direcionada a você e à sua família. Na TV, foi informado de que explosões nucleares iniciaram, obrigando a família procurar por abrigo.
No entanto, a evacuação é bem sucedida e após 210 anos, o personagem desperta em um cenário pós-apocalíptico. Você se aventurará em um mundo caótico, desafiador e sem entender o que aconteceu, mas com a missão de procurar por respostas.
Skyrim
Por ser um mundo enorme, você tem a liberdade de explorá-lo conforme desejar, porque nunca faltarão desafios para encarar. O diferencial é o fato de você ter a possibilidade de seguir toda a história ou, simplesmente, optar por checar cavernas e ajudar NPCs em busca de um desafio.
Além disso, você consegue criar opções e usar magias que geram danos extras nos inimigos. Gelo diminui a stamina e fogo causa diminuição na vida de qualquer oponente, o que te traz maiores possibilidades de vitória em um combate.
Elden Ring
Em Elden Ring não faltarão desafios, dungeons, minas e ruínas para explorar e que enriquecem o jogo. Os inimigos são poderosos e desafiadores no começo, exigindo mais atenção e cautela para não ser derrotado.
Para quem gosta de cenários bem construídos, soundtracks perfeitas e lutas fluídas, Elden Ring é tudo de que você precisa para ficar boas horas na frente do console.
Dark Souls
O jogo que você e muitas pessoas amam odiar devido ao fato de ser muito complexo e difícil em certos momentos. Se você nunca teve tempo para jogá-lo, valerá a pena tê-lo disponível no PC a fim de entender toda a sua temática e o motivo para ter se tornado alvo de memes pela internet.
Da mesma maneira que acontece no D&D, você pode implementar skills, conquistar ou melhorar as suas armas e armaduras e modificar as características do personagem como quiser para enfrentar os diversos inimigos.
Por existirem fases tão complicadas, há jogadores que abandonam o game porque não conseguem passar. O extremo da dificuldade de um Action RPG como este, faz com que qualquer jogador, mesmo o mais habilidoso, passe raiva na frente do PC enquanto joga.
Qual a diferença do Action RPG para o RPG normal
O action é um tipo de RPG eletrônico, onde o jogador não fica preso em uma partida com jogos de tabuleiro. Dessa forma, o modelo mais tradicional exige que cada participante monte a sua própria ficha de personagem, que estude a própria história construída e saia em uma missão na companhia de mais pessoas.
Além disso, o Action RPG permite que os jogadores tenham acesso a uma diversidade de temas, com ótimos gráficos ou até mesmo com artes e designs mais simples, como é o caso de Terranigma, que tem um estilo bem simples, mas que o torna perfeito para jogar a qualquer momento devido a sua praticidade de movimentação, combate e desenvolver da história.
Há quem prefira o RPG mais tradicional, onde se role os dados pela mesa a fim de definir o quanto tal chefe perderá de vida no ataque. O método por turnos, no caso, é muito comum e amado por milhões de pessoas, que encontram no tabuleiro uma maneira de resgatar a sensação de nostalgia.
O que vale mais a pena: Action RPG ou o RPG normal?
Se você tem preferência por jogar apenas pelo computador ou console, sem ter contato com nenhum tipo de pessoa, o action é perfeito para o que você procura. É mais prático para ter comodidade, de entender toda a história e fazer com que o seu personagem evolua sem precisar ficar retido ao sistema de movimentação de dados.
Caso goste do método mais tradicional, que é o de se reunir pessoalmente ou pela internet, o RPG normal é para você. Você pode interagir com os jogadores, não sabe qual a premissa da história, tampouco fica retido a uma linearidade. Tal aspecto gera desconforto em quem busca traçar as suas próprias estratégias, de interagir com os NPCs e de se fortalecer.
Nem sempre você terá esta possibilidade no Action RPG, onde tudo é programado para tal evento acontecer, independente do jogador que estiver controlando o personagem. A história permanece a mesma, o que mudará é apenas o fato de você atuar com boas habilidades para vencer.
Qual é o Action RPG mais jogado?
Diablo e World Of Warcraft são os mais jogados e amados por milhões de players do mundo inteiro. Ambos são mais antigos, apresentam uma premissa diferente, com histórias ricas que permitem você e muitos participantes decidirem o que querem fazer e como se fortalecer ao longo da trajetória do personagem.
No Portal do Jogador você conheceu o que é Action RPG e agora sabe que pode jogá-los quando estiver com o tempo livre e sem ideias do que escolher. Lembre-se que os jogos considerados simples oferecem muito mais do que se pode imaginar e isso os torna únicos.