XBOX: Microsoft proíbe acessórios não licenciados e prejudica os PcDs!

0

O mês de novembro trouxe uma notícia lamentável para os jogadores com deficiência que usam computador. A Xbox divulgou que a Microsoft agora não permite mais a utilização de dispositivos de terceiros que não tenham sido fabricados pela empresa ou por parceiros licenciados.

Microsoft proíbe uso de dispositivos de terceiros para jogadores com deficiência na Xbox!

Conteúdo

Embora a intenção seja reduzir o uso de dispositivos de trapaça, como Brook Wingman e Cronus Zen, esses equipamentos são essenciais para adaptar equipamentos para Pessoas com Deficiência (PcD).

Esses dispositivos não são apenas ferramentas com potencial para obter vantagens injustas; eles são indispensáveis no nosso trabalho de adaptação de equipamentos de jogos para jogadores com deficiência

Frisou a AbleGamers Charity em recente comunicado público.

A nova política da Microsoft pode impedir acesso ao Xbox para jogadores com necessidades especiais!

Em resumo, as ferramentas mencionadas anteriormente possibilitam que o controle personalizado se conecte com o console, ou seja, converte o botão criado em uma entrada que o Xbox possa identificar. Se a nova política da Microsoft for implementada, a falta de dispositivos como o Quad Stick poderá impedir que muitos jogadores tenham acesso ao Xbox.

Aviso aos jogadores: Acessório não autorizado pode resultar em bloqueio do dispositivo!

A partir do momento em que o jogador conectar um acessório não autorizado (ou licenciado) e receber o código de erro 0x82d60002, ele terá duas semanas para usar o acessório. Após esse período, o dispositivo será bloqueado para uso com o console e os jogadores vão se deparar com código de erro 0x82d60003.

No mesmo comunicado, a Microsoft informou que: 

Não há impacto para os jogadores que usam o Xbox Adaptive Controller e quaisquer periféricos conectados às portas USB e de 3,5 mm do Xbox Adaptive Controller. Isso inclui dispositivos licenciados Projetado para Xbox listados na página do Hub de Acessórios, bem como aqueles que se conectam ao Xbox Adaptive Controller via USB e portas de 3,5 mm”. 

Porém a verdade é que haverá impacto sim.

Restrições de uso de dispositivos adaptativos para jogos no Xbox!

Os controles não autorizados não são permitidos, nem mesmo através do XAC (Controle Adaptativo Xbox), e agora, os dispositivos como Brook Wingman e Cronus Zen, que eram usados para adaptar equipamentos para pessoas com deficiência, não são mais permitidos.

Quando questionada sobre o assunto, Kaitlyn Jones, atual gerente do programa de acessibilidade para jogos da Xbox, disse: 

Os controles não autorizados não podem ser usados por meio do XAC. Estamos (time da Xbox) apenas dizendo que os joysticks e botões adaptativos que sempre funcionaram com o XAC, porque atenderam aos nossos requisitos de compatibilidade anteriormente, continuarão funcionando e não vão ser afetados.

Acessibilidade limitada para pessoas com deficiência e fãs da Microsoft no Brasil

Contrariando a busca pela acessibilidade, a situação para pessoas com deficiência e fãs da Microsoft no Brasil não é nada otimista. Além disso, além da nova lei que está sendo implementada, atualmente o Xbox Adaptive Controller não está à venda no mercado brasileiro.

Enquanto isso, foi anunciada a data de lançamento do Controle Access do PlayStation 5, que será disponibilizado no Brasil a partir do dia 6 de dezembro. Mesmo com todas as tentativas realizadas ao longo dos anos para promover a acessibilidade para pessoas com deficiência, ainda é preciso esperar para ver se a Microsoft irá mudar de ideia em relação a essa decisão.

Leave A Reply

Your email address will not be published.