6 Jogos de Blefe
Jogos de Blefe são aqueles que persuadir e enganar o adversário é essencial para garantir a vitória. Independente do objetivo e mecânica do board game, nos Jogos de Blefe é preciso estar preparado para fingir que tem um bom jogo, quando, na verdade, não tem. Com isso, é possível chegar a vitória. Confira os 6 principais jogos de blefe da atualidade a seguir.
O que são jogos de Blefe?
Conteúdo
Os famosos Jogos de Blefe são aqueles onde não é preciso ter o melhor jogo para conseguir a vitória. No blefe, é essencial estar preparado para iludir e enganar seus adversários.
Em jogos de blefe, independente da mecânica e tipo de jogo, todos devem se manter desconfiados. Muitas vezes, quem não domina a arte de blefar, ou seja, enganar seu adversário, fica para trás. Há casos onde pessoas com bons jogos acabam por perder de outras que não carregam nada em suas mãos.
Para blefar em um jogo, é preciso ter segurança e saber manipular seus adversários. Além disso, é necessário estar atento a todos os sinais dos colegas de mesa, como olhares e reações dentro do jogo.
Para que servem os jogos de Blefe?
Os jogos de Blefe servem para que jogadores que não estejam com uma boa mão consigam ganhar na base da enganação e segurança. Board Games desse tipo contém o Blefe como uma sub-regra, e ganhar na base da enganação muitas vezes carrega mais mérito do que o melhor jogo.
Em jogos de blefe, é necessário estar atento a todos os seus adversários, no que dizem e fazem dentro das partidas. É preciso saber analisar olhares, reações e seus passos. Nesses jogos, vale até atuar e simular emoções para enganar os outros da mesa.
Como blefar em jogos de Blefe?
Para blefar bem em jogos, primeiro de tudo é preciso ter confiança. Não é adequado demonstrar reações ou se deixar levar pelo próprio jogo. É preciso demonstrar segurança e saber simular muito bem caso seu jogo não seja um dos melhores.
Um bom blefador é aquele que coloca uma interrogação na cabeça dos adversários, gera confusões mentais e por fim leva a melhor. Em jogos de blefe, quem não manipula ou não sabe detectar manipuladores, podem perder mesmo estando com ótimos jogos em mãos.
Quais os jogos mais famosos de Blefe?
Existem muitos tipos de jogos de blefe, desde board games apenas de cartas. Confira os 6 melhores títulos de jogos de blefe:
Poker
Não tem como falar de jogos de blefe sem citar o famoso Poker. Esse é o mais famoso entre todos jogos de blefe, pois nele é necessário mentir para ter maiores chances de vitória.
Em um jogo de poker, o objetivo principal é construir a melhor mão composta por cinco cartas, duas cartas pessoais e mais três da mesa comunitária. Não é em todas as rodadas que se consegue uma boa mão, quando isso acontece o blefe pode ser incluído para maiores chances de vitória.
O blefe no poker aparece para enganar os adversários ao fingir que está com um bom jogo. Para isso, vale realizar novas apostas e se manter firme e seguro. Assim, os adversários podem abandonar a rodada e as fichas todas para quem soube blefar com maestria.
Battlestar Galactica
Outro famoso jogo de blefe é Battlestar Galactica. Nele, os jogadores se tornam os participantes do seriado e refazem todas as situações que aparecem nos episódios. Cada um escolhe um dos 4 personagens que fazem parte de 4 grupos: Piloto, Suporte, Líder Militar e Líder Político.
Battlestar Galactica é considerado um jogo cooperativo, onde os jogadores devem lutar contra a ameaça Cylon e uma tripulação de infiltrados. O blefe é essencial para não ser descoberto e causar ainda mais intrigas dentro da nave.
Uno
Uno é um dos jogos mais jogados no mundo, desenvolvido pela Mattel. É possível jogá-lo com até dez jogadores e seu objetivo central é obter a vitória ao ser o primeiro dos jogadores sem nenhuma carta em mãos.
Muitos conhecem Uno pelo poder de ‘’destruir amizades’’. Algumas jogadas podem deixar outros participantes na mesa com bastante raiva. O blefe no Uno deve acontecer para encobrir as cartas em mãos e pegar os adversários de surpresa com a jogada.
Dead of Winter
Em Dead Of Winter, 2 a 5 jogadores estão em uma colônia considerada enfraquecida. A humanidade está quase morta por inteira e o restante viraram monstros carnívoros.
Dead of Winter é considerado um jogo de sobrevivência cooperativo. É preciso ter cuidado com falastrões que visam apenas o interesse próprio, sabotagem da missão principal ou vingança contra todos da colônia.
Francis Drake
Em Francis Drake, ganha quem conseguir sair com seu navio primeiro para as terras espanholas. Para isso, é preciso se organizar com tudo necessário na missão, como tripulação, dinheiro para frotas, armas e fontes. Também é preciso blefe para realizar as missões pessoais, consideradas armas contra os oponentes.
Coup
Coup é um jogo de cartas onde cada jogador é um chefe de família de um ambiente administrado pela corte italiana. Cada família tem o objetivo de controlar ainda mais a cidade. Para isso é preciso realizar subornos, manipulação e blefe. Desse modo, os outros oponentes são destruídos no quesito influência.
Em jogos de blefe é necessário demonstrar segurança e realizar ações que demandam coragem. Nesse tipo de board game, quem mais demonstrar que bate de frente com qualquer oponente é o grande vencedor.
Eu acho isso maravilhoso, eu amo jogos de blefe, sejam para que você minta, engane e vá contra a moral, eu amo isso, esses tipos de jogos são os meus preferidos, mas não vou mentir, nesse caso, eu prefiro um pouco mais quando são jogos digitais, na minha concepção, da pra fazer bem mais coisas com eles. Eu joguei Dead of Winter algumas vezes, e caramba, que jogo bom, ” É preciso ter cuidado com falastrões que visam apenas o interesse próprio” hehehehehe, talvez eu seja um desses falastrões que visam apenas o interesse próprio, e vou falar a verdade, jogar dessa forma é muito mais legal, qualquer chance de ser o vilão em alguma obra, eu o farei, ser o vilão é muito melhor do que ser o herói, mas também o jogo é excelente, apesar de ser cooperativo existem mecânicas individuais que proporcionam reviravoltas a cada esquina. Uma excelente experiência, muito bom mesmo. Eu não curto muito poker, joguei uma vez só na minha vida toda, e obviamente eu ganhei, eu sou foda, pode falar, eu sei, mandei uma migué na hora, e no final eu estava com uma trinca de Ás, ver o brilho sumindo dos olhos dos meus adversários foi lindo.