20 melhores cards games – guia completo

0

Jogos com cartas – os famosos cards games – com certeza garantem momentos de diversão para jogadores assíduos ou casuais em todo o mundo. Esses jogos são apreciados tanto pela geração acostumada com a tecnologia, pois alguns desses card games são acompanhados por videogames, quanto pela galera mais velha que prefere jogos mais tradicionais próximos do baralho. 

Independente da idade e da geração, os card games marcam as pessoas e estão entre os tipos mais apreciados de jogos de todos os tempos. Pensando nisso, separamos aqui 20 incríveis opções para você conhecer e se divertir com seus amigos e familiares. 

O que são cards games?

Conteúdo

Card games nada mais são do que jogos com cartas, como o próprio nome diz. As cartas são um dos elementos para jogos mais antigos no mundo e calcula-se que sua origem esteja no século X a. C., ou seja, há praticamente 4 mil anos! 

Este primeiro baralho imagina-se que teve seu início na China, lugar onde o jogo com cartas foi bastante popular na época. No ano de 1200 d. C. os jogos de cartas eram tão famosos que chegaram a ser um problema para a região, tornando-se uma prática proibida por ser considerada, até mesmo, jogos de azar.

O que são cards games?
Fonte/Reprodução: original.

Depois da China, as cartas de baralho se espalharam por todo o oriente, chegando ao Oriente Médio onde seu formato ficou muito mais parecido do que o que conhecemos hoje, e por fim, se tornou uma sensação na França, se espalhando por toda a Europa. Hoje nós sabemos que os card games transcenderam o próprio baralho e há centenas de jogos de cartas que não dependem do baralho tradicional para ser jogados. 

Este estilo de jogo é muito apreciado, o gênero arrasta uma dimensão enorme de fãs e continuam a ser apreciados em todo o mundo. Muitos desses games são híbridos com tabuleiro, como é o caso do Monopoly, ou games eletrônicos como o Pokémon, ou foram criados exclusivamente como jogos de cartas, como no caso do Magic

Quais os tipos de card games?

‌Existem diversos tipos de card games e são tantas as opções que é difícil categorizar os seus tipos, mas, no geral, podemos separar os card games em 3 principais: jogos do tipo baralho tradicional, jogos híbridos de cartas com tabuleiros e jogos de cartas originais. Estes são os principais no mercado, veja abaixo cada um.

  • Card Game de baralho tradicional: Jogado com o baralho que todos conhecemos, aqueles com as cartas de ouros, paus, espadas e copas. Esses jogos são raramente vendidos como produtos individuais, mas sim apenas são ensinados como estilos de um mesmo jogo; 
  • Card Game Híbridos: Muitos jogos de tabuleiro se apoiam nos card games para serem jogados e alguns dos mais famosos e vendidos jogos de tabuleiro da história podem ser considerados jogos de carta; 
  • Card Games Originais: Esses são jogos de carta em seu fundamento, sem margem para discussões. Os card games desta categoria tem toda sua estrutura criada a partir de um conjunto de cartas originais que dão origem ao jogo. São a mais pura essência do card game. 

Esses são os 3 tipos de card games principais, na qual todos os jogos que podem ser chamados de “jogos de carta” fazem parte. É claro que este vasto gênero de games abre espaço para outras interpretações do que são card games e de como podem ser categorizados, porém, esta é uma lista razoável que já mostra a diversidade da jogabilidade. 

Como jogar card games?

O principal dado a respeito da jogabilidade dos card games é obviamente o uso de cartas para a jogatina. Todo card game necessita ou de cartas originais, ou de pelo menos um baralho. Porém, mesmo com esse fator comum, cada jogo de carta é jogado de maneira diferente e, para se ter ideia, todo jogo tem seu próprio manual individual. 

Antes de jogar seu jogo de cartas, se preocupe em ler o manual para jogar bem e entender tudo sobre o game. Só assim é possível conseguir jogar com seus amigos e se divertir com qualquer card game! Hoje em dia há meios de jogar inúmeros cards no computador ou nos consoles, mas a maneira tradicional é jogá-lo com cartas físicas que vem junto com o kit. 

Qual o card game mais vendido até hoje?

O card game mais vendido do mundo é o Yu-Gi-Oh, um jogo de cartas baseado no mangá do escritor e ilustrador Kazuki Takahashi, com mais de 22 bilhões de cartas vendidas, e hoje a marca já chegou ao valor de US$17,1 bilhões. Este jogo de cartas já se tornou multimídia, indo para animes e jogos eletrônicos. 

‌Outra grande referência na área é o jogo Magic: The Gathering com mais de 20 milhões de jogadores espalhados em todo o mundo, sendo uma das grandes referências na área. E por fim, também temos o Pokemon TCG, outro grande jogo de cartas bastante apreciado por muitos jogadores. 

20 Melhores card games para jogar agora mesmo

Conheça agora os 20 melhores card games em todo o mundo! Veja quais os mais conhecidos, jogados e incríveis para se divertir com seus amigos, familiares e principalmente para você se divertir. Todos esses jogos são divertidíssimos e ótimas introduções para este mundo do card game. 

Também é importante que cada um desses jogos de cartas seja conhecido e entendido antes de ser jogado, para que uma apreciação adequada do game seja possível. Conheça quais são esses 20 jogos de cartas, detalhes interessantes sobre eles e um pequeno guia para entender esse passatempo.

UNO

O jogo Uno é um dos mais conhecidos em todo o mundo. Criado em 1971 nos Estados Unidos, Uno é o jogo mais vendido da Mattel. Este card game não é um sucesso apenas em seu modelo original: o game já vendeu na Google Play mais de 100 milhões de cópias em seu modelo virtual. 

O card game é jogado por 2 a 10 jogadores com cartas coloridas verde, amarela, azul e vermelho. A numeração das cartas varia de 0 a 9, com ações que variam entre pular, comprar duas ou inverter. Há ainda cartas coringas, e a famigerada carta “comprar quatro”. 

O objetivo do jogo é dispensar as cartas em sua mão até sobrar nenhuma. A cada rodada, um dos jogadores deve se desfazer de uma carta na sua mão que seja da mesma cor ou numeração da última carta dispersada. Caso o jogador tenha uma carta coringa, ele também pode jogá-la como parte da estratégia. E bem, não deixe de gritar “Uno!” quando estiver com apenas uma carta, pois será penalizado se esquecer da regra. 

Coup

Criado por Rikki Tahta, o jogo Coup é não apenas um dos card games mais interessantes, como também é um jogo de blefe. O objetivo do game é aplicar um golpe em outros jogadores da mesa, blefando sempre e fingindo que você não tem os personagens que tem. Cada carta de personagem conta com uma habilidade diferente que muda a dinâmica da jogatina. 

Os jogadores também recebem moedas que são chamadas de “influência” e um dos objetivos do jogo é mitigar as influências de outros jogadores da mesa, aplicando golpes baseados na habilidade de carta. Este é basicamente um mind game, e no Brasil é vendido pela Grok Games. 

Black Stories

Black Stories está entre os card games mais criativos que existem. O jogo é muito intrigante e ao mesmo tempo bastante simples e acessível. Cada carta tem uma história macabra, geralmente associada a homicídios, suicídios e outros relatos violentos e macabros. O modo de jogo é baseado em perguntas e respostas.

Cada carta de Black Stories é uma dessas histórias, que é lida por um dos jogadores da mesa, o mestre, que lê a história em voz alta para o resto dos jogadores que devem solucioná-la. Os jogadores só podem fazer perguntas que podem ser respondidas com “sim”, “não” ou “não relevante”. 

O jogo tem suas versões digitais e no Brasil também é vendido pela Galápagos. No mundo o card game já vendeu mais de 5 milhões de cópias. Além disso, todas essas cartas contam com artes lindas, com uma ótima ilustração baseada em um estilo gótico e macabro. 

Dark Souls: The Card Game

Baseado nos jogos eletrônicos de muito sucesso da From Software, Dark Souls: The Card Game é um jogo cooperativo jogado por 1 a 4 jogadores. O objetivo dos jogadores é explorar os cenários do jogo enquanto acumulam tesouros, almas e outros espólios. E assim como a versão original, este é um jogo desafiador.

Algumas mecânicas do jogo original, como a fogueira de descanso, algumas armas, inimigos e também a dificuldade são trazidas para o Dark Souls: The Card Game. Tome cuidado com o jogo, pois decisões erradas podem matar seu personagem e também outros membros da party. O jogo é vendido pela Steamforged Games. 

Dungeons & Dragons: A Maldição de Strahd Tarokka Deck

Existe um intercâmbio entre os jogos de tabuleiro e de card games e Dungeons & Dragons: A Maldição de Strahd Tarokka é um dos grandes exemplos desse tipo de game. O jogo baseado no clássico RPG Dungeons & Dragons serve como um suplemento para Curse of Strahd, potencializando a sua experiência com o game. 

O jogo traz mais e mais camadas para sua jogatina com o acréscimo de 54 cartas, com mais algumas regras que expandem a experiência do game. No Brasil o jogo foi lançado pela Galápagos, muito acessível se você quiser conhecer mais segredos do game feito para 3 a 5 pessoas. 

Taco Gato Cabra Queijo Pizza

Taco Gato Cabra Queijo Pizza é mais do que um jogo com nome divertido, e assim como o nome, a sua jogabilidade é bastante maluca e despretensiosa. Para jogar Taco Gato Cabra Queijo Pizza é preciso lançar uma carta enquanto fala em voz alta um desses 5 nomes com o objetivo de coincidir com a carta lançada. 

Após acertar o nome da carta falando em voz alta, é preciso ser rápido e bater a mão na pilha de cartas. Aquele que bater a mão por último, perde e é penalizado para pegar toda a pilha. É um jogo bastante simples, mas divertido e ótimo para jogar com familiares e crianças. 

The Mind

The Mind é um jogo de cartas cujo nome é importante para entendermos a sua jogabilidade: este card game é jogado sem palavras! Isso mesmo, embora seja um game cooperativo, The Mind deve ser jogado de maneira silenciosa, onde cada jogador tem que confiar em sua intuição, intimidade e na comunicação não verbal. 

Aliás, também não é permitido sinais ou qualquer tipo de comunicação que não seja “mental”. As cartas, que são numeradas, devem ser descartadas na mesa de maneira ascendente e os jogadores devem confiar uns nos outros e ir descartando suas cartas de maneira inteligente e em ordem. O jogo é comercializado no Brasil pela Galápagos. 

Magic: The Gathering

Magic: The Gathering é com certeza um dos jogos de cartas mais competitivos em todo o mundo. Jogado por meio de decks, que são o catálogo de cartas utilizados pelos jogadores, em Magic cada um tem o seu deck – também conhecido como grimório – e deve combater utilizando suas cartas contra seus oponentes. 

O objetivo de Magic é derrotar o seu rival e isso pode acontecer de 3 formas diferentes: se os pontos de vida do rival zerarem, quando suas cartas acabarem ou quando os status negativos do oponente estiverem acima de 10, como o veneno. Magic é um jogo competitivo e bastante difícil. 

Magic é atualizado de maneira constante com balanceamentos e uma série de outros tipos de mecanismos como o banimento de cartas, tudo isso para garantir que o jogo seja jogado de maneira competitiva, afinal há diversos campeonatos de Magic com torneios oficiais e jogadores entusiastas e profissionais. 

Rouba Monte

Abrindo os cards games que são jogados com o tradicional baralho – de ouros, copas, espadas e paus -, vamos conhecer o Rouba Monte. O Rouba Monte é um jogo para 4 pessoas, onde 52 cartas do baralho são distribuídas entre os jogadores. O objetivo do game é roubar as cartas dos seus amigos. 

Após a distribuição das cartas, o primeiro jogador deve verificar se uma das cartas na mesa tem o mesmo número de sua carta e então “roubá-la” para seu monte. O mesmo deve acontecer se o número da carta da sua mão for igual ao do monte dos outros jogadores. Se não houver nenhuma carta com número parecido, ele deve se desfazer de uma carta em sua mão e colocá-la na mesa. 

Poker

De todos os cards games, o Poker é um dos mais famosos e tradicionais. Embora seja considerado um jogo de azar, o Poker também pode ser jogado de maneira esportiva, entre amigos e também de modo competitivo. O jogo de cartas também utiliza o baralho, onde há pelo menos dois fatores: blefe e sorte. 

No geral, o jogador que for agraciado com uma mão “forte”, ou seja, com ótimas cartas, é o vencedor da partida. Porém, o blefe é o grande elemento nesta jogada, já que o jogo se sustenta por apostas, onde os jogadores são desafiados e mesmo aquele com uma mão forte pode ser superado por uma mão perfeita. Então ganha aquele que blefar melhor.

Yu-Gi-Oh

Yu-Gi-Oh é um card game com uma história rica. A sua origem se dá em um mangá publicado pela Shueisha entre 1996 e 2004. Esse é um dos card games com jogabilidade mais rica e bastante estratégica, onde as cartas de monstros e itens são utilizadas para derrotar seus inimigos. 

As cartas, que também são chamadas de “monstros”, devem ser utilizadas para atacar os pontos de vida do rival. Os monstros também podem ser atacados e morrer, e cada um tem seus próprios pontos de ataque e defesa, e alguns contam com habilidades especiais, podendo ser modificados por outras cartas e evoluir, aumentando seu poder. 

Monopoly

Monopoly é um jogo de tabuleiro onde as cartas são bastante importantes. No jogo, as cartas são fundamentais para os jogadores e também para a própria jogabilidade. Este é mais um jogo onde o nome é bastante explicativo, já que o objetivo do game é conseguir todas as posses e propriedades, onde as cartas as representam. 

Conforme as propriedades são compradas, os jogadores conseguem as cartas de suas propriedades com suas informações sobre aluguel e outras mecânicas, como a prisão e o rendimento. O mais interessante é que o jogo foi pensado para ser um esquema explicativo sobre como funciona o capitalismo americano, onde, em teoria, os monopólios são recompensados. No Brasil também há versão Banco Imobiliário.

Pokémon The Card Game

Pokémon TCG é um dos card games mais apreciados pelos fãs de jogos de cartas. Nele, os jogadores utilizam cartas dos famosos pokémon, onde também devem colocar cartas de energia, segundo as características dos próprios monstrinhos. O Pikachu, por exemplo, um pokémon elétrico, deve receber cartas de energia. 

Com isso, o poder de ataque dos pokémon aumenta, golpes mais poderosos podem ser utilizados, e com o tempo é possível até mesmo evoluir os monstros, com versões mais fortes e mais preparadas. Pokémon TCG também pode ser jogado de modo virtual, e há títulos para grandes plataformas da Nintendo. 

Munchkin

Munchkin é um card game de RPG, onde a temática é bastante tradicional, um game medieval muito similar ao estilo criado e consagrado por D&D. Este é um jogo bastante interessante e embora tenha essa temática tradicional, a sua formulação é mais aproximada da paródia, o que o torna um jogo bem divertido! 

Neste game os jogadores exploram calabouços, as famosas dungeons, cavernas e tudo mais em busca de tesouros e espólios. Mas não se engane: sua exploração será desafiada por monstros ferozes, assombrações e outras criaturas tenebrosas típicas de um RPG.

Dixit

Dixit é um jogo de tabuleiro ou de cartas? Muitos consideram que este é um típico jogo de cartas, pois o tabuleiro pode ser até mesmo dispensado, servindo apenas como um suporte visual. A verdadeira graça de Dixit está no uso de suas cartas, onde o narrador as distribui entre os jogadores e fica com apenas uma. 

O narrador diz uma palavra relacionada à sua própria carta. Esta palavra deve conter alguma informação sobre ela e os jogadores devem então tentar adivinhar qual entre eles tem a carta do próprio narrador. É um jogo de inteligência e dedução bastante simples, mas muito elaborado. O jogo pode ser comprado através da Galápagos no Brasil. 

Bandido

Bandido é um dos card games que podem ser considerados híbridos com jogos de tabuleiro. Neste game, que pode também ser jogado por apenas uma pessoa, os jogadores devem construir uma rota que leve o bandido, protagonista do game, até um local para recuperar o seu dinheiro. 

O jogo é muito apreciado pela sua duração considerada perfeita. Nem grande e nem pequeno, onde jogadores podem trabalhar de modo cooperativo e encontrar uma solução para o desafio. Este jogo é vendido pela Paper Games e é ótimo de ser jogado com crianças e familiares. 

San Juan

San Juan é um card game com ambientação baseada no país de Porto Rico, cuja capital é exatamente San Juan. O objetivo é administrar o jogo com construções civis, onde cada edifício traz algum tipo de vantagem para os jogadores, inclusive alguns desses edifícios são chamados de “violeta” e são ainda mais especiais. 

O baralho de San Juan é bem vasto e conta com cerca de 110 cartas no total, onde cada carta traz suas características, oferece pontos para os jogadores enquanto os mesmos administram San Juan. Para conseguir se sair bem no jogo, é preciso ser bastante esperto, administrar seus recursos e ficar de olho nos movimentos dos oponentes. O jogo é disponibilizado pela Grow. 

Quem Disse

Quem Disse é um card game onde cada jogador é representado por um animal, com opções como abelha, girafa, cão, gato, galo, girafa e porco. Cada um dos jogadores deve responder algumas perguntas presentes nas cartas do jogo, e a maior parte das respostas são bastante livres, permitindo todo tipo de maluquice. 

Depois das perguntas, os jogadores não devem apenas responder o que fariam, como também tentar prever as respostas dos outros jogadores, apostando que irão aceitar. É um jogo muito divertido, que gera as situações mais engraçadas e inusitadas. É ótimo para ser jogado com amigos. 

Truco

O Truco é um dos jogos mais famosos no Brasil. Este jogo em que o baralho tradicional é utilizado é bastante apreciado pelos brasileiros e é uma diversão comum em mesas de bares e reuniões familiares. A dinâmica do Truco é muito parecida com a do Poker, onde a melhor mão ganha, porém o blefe é um mecanismo muito útil. 

No Truco cada carta tem o seu próprio valor, que quando combinados também vão escalando e garantindo aos jogadores cada vez mais força na partida. Porém, como mencionamos, o blefe pode mudar toda a partida, o que faz do Truco um dos card games mais mentais e psicológicos. 

Diga 5

Outro card game excelente é o Diga 5, um jogo fácil de ser entendido, porém, bastante diversificado. Jogá-lo é uma verdadeira diversão, onde cada carta vem com ações específicas baseadas em dizer 5 coisas de determinada categoria. Alguns exemplos são “Diga 5 objetos azuis”, “Diga 5 músicas do grupo Restart”, etc. 

Este jogo disponibilizado pela Estrela é ótimo para reuniões familiares e para jogar com crianças, afinal, é um jogo bastante simples e pode ser adaptado para quase qualquer público. E embora possa se tornar difícil em alguns momentos, este é um jogo simples que será apreciado por todos que tiverem oportunidade de jogá-lo. 

Todos esses cards games são incríveis e podem ser jogados por você, familiares e amigos. Vários eventos, encontros e festas podem ser agraciados com um desses jogos incríveis, que fazem toda a diferença em uma reunião de amigos! 

Leave A Reply

Your email address will not be published.