Catan: O jogo de tabuleiro

2

Considerado um clássico dos board games modernos, Catan foi desenvolvido por Klaus Teuber, em 1952, e desde sua criação, acumulou milhares de fãs pelo mundo. O destaque de Catan é tão grande que atualmente é possível encontrar até mesmo campeonatos voltados para o jogo.

A seguir, confira tudo sobre Catan, suas mecânicas, quantas pessoas podem jogar e muito mais. Acompanhe!

O que é o jogo Catan?

Conteúdo

Catan é um jogo de tabuleiro considerado um clássico. Nesse board game, criado por Klaus Teuber, os jogadores trabalham na pele de colonizadores que tentam dominar uma Ilha ao conquistar 10 pontos de vitória.

Para gerar os pontos, é necessário realizar a construção de cidades, aldeias e utilizar cartas voltadas ao desenvolvimento da ilha. Todas as construções necessárias precisam de recursos, como madeira, tijolos, minérios e animais.

Como o jogo de tabuleiro Catan funciona?

O jogo de tabuleiro Catan funciona em rodadas, da qual os jogadores devem conquistar o título de conquistador dominante da ilha. Para isso, é necessário que eles coletem os recursos necessários.

Todo o jogo é construído através de um tabuleiro modular, que oferece tiles hexagonais com recursos ou área de deserto. A cada turno, os jogadores rolam os dados, coletam os recursos, negociam seus itens ou já realizam a construção de alguma área disponível.

Os pontos obtidos para a vitória são resultados da construção das estradas, vilas e exército. O primeiro jogador que conquistar 10 pontos é considerado o vencedor da partida de Catan.

Quais as regras do jogo Catan?

O propósito principal do jogo é ser o primeiro a conquistar 10 pontos. Porém, é preciso seguir algumas regras durante a partida.

O jogo deve ser montado de acordo com a explicação do manual, as primeiras 6 peças são as que formam o mar e o restante dos 19 terrenos deverão ser encaixados, com o deserto centralizado.

No início, cada um dos participantes da mesa recebe 2 aldeias e 2 tiles de estrada. Uma cor especial também deverá ser escolhida para diferenciar os jogadores.

As construções de cidades, estradas comerciais e exército valem 2 pontos para cada jogador, já uma aldeia e cartas de vitória apenas 1 ponto.

Mas, é preciso lembrar que cada ponto recebido só poderá ser usado na rodada seguinte.
Caso um jogador atinja os 10 pontos antes da sua vez, a partida continua até que chegue o seu turno.

Quantos jogadores podem jogar Catan?

Catan é jogado de 3 a 4 jogadores na mesa, mas esse número pode variar quando são incluídas as expansões do jogo de tabuleiro.

Cada partida do board game dura em média 90 minutos, independente da quantidade de participantes na mesa.

Jogando Catan

Catan é jogado de acordo com uma ordem definida pelo manual. Confira a seguir:

Preparação do jogo

Antes da partida começar, os jogadores devem seguir a preparação do tabuleiro. Na preparação indicada para iniciantes, o deserto deve ficar centralizado no tabuleiro. Feito isso, cada participante recebe 2 aldeias e 2 estradas, o que já resulta em 2 pontos.

O primeiro jogador escolhe o lugar de sua estrada e aldeia e assim o jogo segue em sentido horário do tabuleiro. Os marcadores de Maior Cavalaria e Maior Estrada devem ser colocados ao lado do tabuleiro inicial.

Rodadas

As rodadas de Catan seguem em sentido horário. Nelas, cada participante deve escolher entre produzir, negociar ou construir, de acordo com sua estratégia pré-definida.

Produção

Ao rodar os dados, o jogador com uma cidade ou aldeia que esteja em uma intersecção, recebe recursos de acordo com o número presente no tile. Uma aldeia é capaz de produzir 1 recurso, já as cidades produzem 2.

Negociar

Os jogadores de Catan podem realizar dois tipos de negociação dentro do jogo: com o comércio marítimo ou entre os jogadores na mesa.

A negociação entre jogadores acontece por meio de propostas e contrapropostas por matéria-prima. Já com o comércio marítimo pode ser feito mesmo sem que haja ligação do jogador com o porto.

Construir

Na fase de construção, os jogadores desenvolvem melhor sua produção, estradas e mais cartas.

  • Para estradas, é preciso utilizar: 1 tijolo e 1 madeira.
  • Para aldeias serão necessários: 1 tijolo, 1 ovelha e 1 madeira.
  • Por fim, nas cidades são usados: 2 trigos e 2 minérios.

As cartas de desenvolvimento de Catan são compradas por um minério, uma ovelha e também um trigo. Após o pagamento, são retiradas do monte sem o conhecimento dos demais jogadores na mesa.

Catan é um excelente investimento, que conquistou diversos prêmios e está entre os board games modernos mais conhecidos de toda a história.

2 Comments
  1. […] Solitaire Caesar: The Rise and Fall of the Roman Empire, faz com que o jogador governe o exército romano e consiga criar um império. No entanto, existem ameaças que podem acabar com a segurança […]

  2. Raul Aguilera says

    Sobre esse Catan, eu nunca tinha ouvido falar, ver campeonatos de jogos de tabuleiro é sempre algo legal de se pegar, espero que esse Catan seja bom o suficiente para prender várias pessoas por um bom tempo nisso.
    Incrível, já chegou na parte de que os jogadores são colonizadores, essa temática aparece em vários outros jogos, tem alguns que se destacam aqui e ali, é complicado, porque se ela não for feita direito, pode ficar bem chata.
    19 terrenos é bastante coisa, tem muita área nisso para colonizar e colocar suas estradas, se o jogo fosse apenas com dois jogadores poderia ser um pouco complicado nisso, mas se vai até 4 jogadores, isso já dá uma facilitada boa.
    Um jogo de tabuleiro que tem uma duração média de jogo de 90 minutos, caramba, 1h30, haja conteúdo para apresentar hein, não é atoa com seus grandes 19 terrenos que existem no mapa do jogo.
    Catan realmente parece ser muito bom, o jogador pode produzir, negociar ou construir, mas senti falta de uma guerra, já que o objetivo é se tornar o conquistador total do lugar, não seria errado invadir o terreno dos seus inimigos e os subjulgar.

Leave A Reply

Your email address will not be published.