Como é o jogo de tabuleiro Projeto Gaia? Entenda jogabilidade e objetivos!
O jogo de tabuleiro Projeto Gaia é considerado o sucessor do famoso Terra Mystica. Nesse jogo, é possível desfrutar de novas possibilidades para desempenhar o papel de 14 facções e colonizar uma galáxia inteira. Para isso, será preciso criar estratégias para avançar na expansão galáctica e escolher entre 6 áreas de pesquisa.
Conheça a seguir como é o jogo de tabuleiro Projeto Gaia e seus objetivos.
Jogo de tabuleiro Projeto Gaia
Conteúdo
No jogo de tabuleiro Projeto Gaia os participantes devem colonizar o espaço através das mecânicas de construção de motor e ordem de fases. O jogo, distribuído pela Grok Games, é desenvolvido para jogar de 1 a 4 jogadores e é considerado um board game Expert, ou seja, para pessoas familiarizadas com jogos mais pesados.
Em Projeto Gaia, facções vivem em diversos tipos de planetas e devem desenvolver suas habilidades para transformar planetas solitários em ambientes domésticos. Cada uma das facções disponíveis no jogo oferecem habilidades em 6 áreas de desenvolvimento: Navegação, Inteligência artificial, pesquisa, economia, terra formação, Gaia formação e tecnologia, além das habilidades especiais e personalizadas para cada grupo.
Quais componentes na caixa do jogo de tabuleiro Projeto Gaia?
Dentro da caixa do jogo de tabuleiro Projeto Gaia encontram-se os seguintes componentes:
- 110 marcadores em plástico;
- 10 blocos de mapa;
- 1 quadro para pesquisa;
- 7 tabuleiros de facção;
- 1 placar;
- 10 boosters ;
- 16 peças para pontuação;
- 6 estações;
- 67 Tokens;
- 25 cartões;
- 51 telhas de tecnologia;
- 4 ajudas para os jogadores;
- 1 carta de turno;
- peças de jogador (sendo 18 estruturas e 35 outras peças).
O jogo de tabuleiro Projeto Gaia também oferece uma incrível arte de Dennis Lohausen e dos designers Jens Drogemuller e Helge Ostertag. Atualmente, o jogo não oferece nenhuma opção de expansão.
Jogo de tabuleiro Projeto Gaia: como é jogado?
O jogo ocorre em 6 rodadas, onde as ações devem ser desenvolvidas de acordo com a estratégia de cada jogador. No começo das rodadas, os participantes recebem os recursos disponíveis, como poder, minério, conhecimento e créditos. A renda dos jogadores depende da facção utilizada, do progresso em pesquisa e bônus de rodada.
O jogo de tabuleiro Projeto Gaia é considerado bastante complexo e pesado. Ele oferece uma grande quantidade de componentes e um tabuleiro modular que demanda um bom espaço da mesa.
Para melhor entender o jogo de tabuleiro Projeto Gaia e entender como se joga, é preciso se atentar as seguintes informações e possibilidades de jogo:
Instalação
Para começar o jogo de tabuleiro Projeto Gaia, é preciso montar a galáxia com a utilização dos dez blocos de mapa da caixa. Feito isso, o tabuleiro para pesquisa deve ser colocado próximo ao tabuleiro. As peças de pesquisa podem ser colocadas em formato aleatório, assim como os boosters do jogo. Cada jogador tem a possibilidade de escolher sua própria facção e conhecer suas habilidades de jogo e recursos iniciais.
Objetivo
O principal objetivo do jogo de tabuleiro Projeto Gaia é ser o jogador com maior número de pontos de vitória (VPs). Para obter os pontos, é necessário realizar as seguintes ações do jogo:
- Colonizar novos planetas federados;
- Realizar pesquisas de novas tecnologias;
- Alcançar um dos objetivos finais do jogo;
- Realizar os objetivos de rodada.
Todas essas ações rendem VPs ao final do jogo. O participante que obtiver o maior número é considerado o vencedor do jogo de tabuleiro Projeto Gaia.
Colonização de planetas
O jogo de tabuleiro Projeto Gaia faz com que seus jogadores tenham que colonizar os planetas vizinhos e alcançar os pontos de vitória necessários. Assim, os planetas colonizados devem passar por um processo de ‘’terraformação’’, que os tornam habitáveis.
A terraformação demanda tempo, recursos básicos e da tecnologia de cada facção. Quando se torna habitável, o planeta começa a render novos recursos e pontução.
Fases da rodada
O jogo de tabuleiro Projeto Gaia é realizado em seis rodadas, cada uma com quatro fases:
- Fase de renda: os jogadores recebem recursos das suas construções, boosters e tecnologias.
- Fase gaia: as fichas do jogo são movidas para área Gaia.
- Fase de Ações: Nessa fase, os jogadores escolhem suas ações, como construir minas, atualizar estruturas, federar novos planetas e realizar novas pesquisas.
- fase limpeza: o tabuleiro deve ser limpo para a próxima rodada.
No caso da Fase de Ações, os jogadores precisam gastar seus recursos para realizar as ações. Nesse caso, é possível utilizar energia, minérios e também conhecimento.
Construção do motor
Conforme o jogo avança, os jogadores poderão desenvolver sua facção de acordo com o avanço em terraformação e colonização de novos planetas. Durante o processo, é possível investir nas habilidades de pesquisa, inteligência artificial, navegação, entre outras.
Ações passivas
Ao construir ou colonizar novos planetas adjacentes aos seus, o jogador terá a opção de gastar pontos de vitória em fichas de poder.
Pontuação final
A pontuação final é realizada ao fim da última rodada. Além dos PVs, os jogadores somam mais pontos conforme os objetivos concluídos e a classificação.
Potência
Para que o jogador consiga realizar suas ações dentro do jogo, ele dependerá da energia disponível. Essa energia é obtida através das fichas da área de Gaia, que precisam ser carregadas.
Planetas Transdim
Os planetas Transdim é uma das espécies de planetas que os jogadores podem colonizar. Esses planetas não são construídos, apenas transformados em planeta Gaia através de um projeto. Ao se tornar um planeta Gaia, o Transdim torna-se habitável.
Federando planetas
Ao federar planetas, os participantes ganham VPs. Porém, é necessário realizar o processo apenas em planetas que não são adjacentes a outras federações ou conectados.
Jogabilidade do jogo de tabuleiro Projeto Gaia
Por conta dos diferentes modos de pontuação e seus blocos de mapas disponíveis, o jogo de tabuleiro Projeto Gaia apresenta uma ampla jogabilidade aos seus jogadores. A cada partida é necessário traçar novas estratégias e se familiarizar com a facção escolhida.
Porém, o jogo de tabuleiro Projeto Gaia é indicado para jogadores experientes ou que tenham uma boa noção de jogos de tabuleiro. Suas regras não são difíceis, mas demandam tempo para o aprendizado completo da mesa.
[…] jogo de tabuleiro Disney Villainous (2019) é um divertido jogo cooperativo de estratégia em que cada jogador assume […]
[…] The Contest é ideal para quem gosta de diversas classes e opções de jogabilidade, além é claro, dos componentes únicos como: tabuleiro, cartas, peões e muito mais! Por isso, […]
[…] jogar Zombicide Invader, é preciso de um tabuleiro, fichas de personagem, dados, cartas e marcadores. Cada rodada, os jogadores rolam dados para […]