O RPG é um jogo de imaginação e interpretação, mas entender como jogar RPG de mesa pode acabar sendo um pouco complicado, principalmente para os iniciantes no hobby. Para que você possa aproveitar as suas campanhas e se divertir horas a dentro, separamos algumas dicas valiosas de como jogar RPG de mesa!
Como devo me preparar para jogar RPG de mesa?
Conteúdo
O primeiro passo para saber como jogar RPG de mesa é escolher o sistema. Sistemas de RPG são a base da campanha, ou seja, enquanto RPG é um tipo de jogo, os sistemas são os jogos em si.
Entre os sistemas mais conhecidos temos Dungeons & Dragons, Tormenta, Cyberpunk 2020, O Chamado de Cthulhu e muitos outros. Cada um deles irá definir a ambientação, o estilo de jogo, as classes, as raças e basicamente todo o universo onde o jogo irá se passar.

Depois de escolher o sistema, serão necessários jogadores, que irão criar seus personagens de acordo com as regras do sistema e interpretá-los durante a campanha.
Além disso, também será necessário um Mestre, que não tem um personagem próprio e coordena a aventura, funcionando como um narrador e mediador das ações dos personagens dos jogadores na campanha.
Quais são as regras básicas de RPG de mesa?
Os princípios básicos para entender como jogar RPG de mesa são simples. Todo sistema tem um conjunto de regras universais na hora de criar a ficha, como a distribuição de pontos de atributo e a escolha das habilidades dos personagens.
Testes durante o jogo serão decididos com rolagens de dados, que vão além dos típicos dados de seis faces, sendo utilizados dados de quatro, oito, dez, doze e até vinte lados, dependendo do que a ação pedir.
Como criar um personagem de RPG de mesa?
Agora que você já tem uma base de como jogar RPG de mesa, vamos falar da criação do seu personagem.
O modo como ela deve ser feita varia um pouco de sistema para sistema, mas em geral ela segue regras universais. No livro básico, irão constar as regras mais técnicas como pontos de vida, pontos de magia, pontos de atributo, habilidades e perícias.
Após finalizar essa parte, o recomendado é que você leia e pergunte ao mestre como o mundo funciona, para assim você conseguir criar um personagem que tenha uma história condizente dentro do universo criado.
Como interpretar e interpretar um personagem de RPG de mesa?
Para interpretar o seu personagem é necessário que você já tenha entendido como jogar RPG de mesa, pois a interpretação é um princípio fundamental do jogo.
Depois disso, é preciso que você entenda como funciona o mundo onde o jogo irá se passar e, como qualquer interpretação de personagem, quanto mais você se conectar com ele, mais natural será a sua conexão e atuar como ele ficará muito mais fácil.
Além de toda a história e passado que você criar para o personagem, uma boa base para a sua interpretação é a própria ficha. Afinal, não faz sentido você agir como um atleta se você não possui habilidades de luta.
Qual é o objetivo de um jogo de RPG de mesa?
O objetivo será definido pelo andar das aventuras. Sim, existem sistemas com histórias pré criadas e já pensadas para os jogadores menos experientes que ainda precisam pegar os conceitos básicos de como jogar RPG de mesa.
Mas no geral, quem irá definir suas missões é o mestre, que estará lá para guiar os jogadores e trazer desafios cada vez maiores e mais intensos, mantendo a campanha sempre viva e dinâmica.
Nas primeiras horas, pode parecer complicado entender como jogar RPG de mesa, mas isso não deve afetar o seu entusiasmo para começar o jogo. Leia, pergunte, tire dúvidas com pessoas mais experientes e não tenha medo de se soltar na hora de interpretar seu personagem e aproveitar ao máximo as histórias que serão criadas com seus amigos!