Como se deu a evolução dos jogos de tabuleiro?

3

A evolução dos jogos de tabuleiro ocorre da mesma maneira em que se caminha a humanidade, portanto, quanto mais tecnologia for utilizada, mais estes jogos seguirão o mesmo ritmo.

Jogos como Clue ganharam um toque moderno através dos celulares, e conquistou o coração de muitos fãs de games nesse estilo, por exemplo.

Dá origem a evolução dos jogos de tabuleiro

Conteúdo

Pode-se dizer que o Egito é um dos países com o maior acervo de artefatos históricos do mundo, pois grande parte de nossos costumes são feitos ou aprendidos indiretamente graças aos que egípcios criaram.

Não é à toa que os jogos de tabuleiro façam grande sucesso entre milhões de pessoas, e seja um momento de divertimento a grupos.

Registro dos primeiros jogos de tabuleiro

Há registros que os jogos de tabuleiro tenham se originado no Egito e na Mesopotâmia, pois arqueólogos, por intermédio de cansativas escavações, conseguiram encontrar desenhos similares aos jogos de tabuleiro que conhecemos hoje em dia.

Além disso, existem mais indícios de que os jogos tenham se espalhado por muitos outros países durante a antiguidade, como: África do Norte, Pérsia, Índia, Japão, China, Grécia e tempos depois, Roma.

Jogos criados com a inspiração do dia a dia

Hellwig, criado em 1780, na Prússia, tinha por finalidade simular as batalhas feitas em guerra, além de ensinar a criar estratégias àqueles que quisessem jogá-lo. Nesta época, inclusive, as pessoas começaram a se interessar pelo estilo wargaming, e não à toa que no período de 1870, a Prússia derrotou a França através de excelentes estratégias.

Este é um jogo criado com base em guerras, com estratégias que, muito provavelmente, foram aprendidas por milhares de soldados na infância e usadas nos combates. Jogos que fazem o jogador pensar, desenvolver pensamento analítico e observar o campo de batalha, auxiliam a ter uma visão do que deve ser feito para chegar a vitória.

A evolução dos jogos de tabuleiro

A evolução dos jogos de tabuleiro ocorreu gradualmente, e antes de existirem modelos específicos nos tempos atuais, na antiguidade, eram poucos, mas muito interessantes e jogados com frequência.

Não é à toa que o jogo de xadrez seja o mais jogado e adorado por qualquer pessoa, mesmo àquelas que jogam para se divertirem.

O Tabuleiro de Ur

O tabuleiro de Ur possui uma história antiga, datada entre os séculos I ou II, a.C., com origem Suméria e apenas foi descoberto como jogar graças às regras postas em placas feitas de argila. Atualmente, o gamão é tido como um jogo de tabuleiro inspirado em Ur.

O Xadrez

Você sabia que o querido jogo de xadrez, na Índia, consistia em uma disputa entre quatro jogadores? O tabuleiro era quadriculado, com objetivo de tirar o rei de jogada! Similar, de fato, porém, o Chaturanga era diferente por permitir mais jogadores no mesmo tabuleiro, ao contrário do xadrez, modificado na Europa, para apenas dois participantes.

Jogos de tabuleiro e dados

Inspirados nos jogos de xadrez, gamão, dama e Ur, a evolução dos jogos de tabuleiro trouxeram os famosos RPGs de mesa.

Apesar de existirem possíveis diferenças com os jogos antigos, a verdade é que estes jogos atuais tem a mesma premissa que os antecessores: retratar a vida cotidiana.

Jogos de tabuleiro moderno

Para se divertir entre amigos, Dixit, Carcassone, Sagrada ou Ticket to Ride são excelentes opções de jogos de tabuleiro atuais. As regras são simples, com temáticas diferentes e interessantes, feitas para todos os mais diversos gostos.

A evolução dos jogos de tabuleiro que o futuro promete

A evolução dos jogos de tabuleiro é perceptível a quem conhecia o antigo banco imobiliário e observou suas modificações. A cada momento, os criadores modificarão aspectos dos jogos para os deixar um pouco mais tecnológicos, como Clue, ou melhor, Detetive.

3 Comments
  1. Raul Aguilera says

    Essa parte da Evolução dos Jogos de tabuleiro sempre é algo legal de se ver, eu curto bastante ver como que as coisas eram feitas no passado, principalmente as coisas que eu gosto, e os jogos de tabuleiro estão nessa lista, é algo legal de ser visto.
    Xadrez é simplesmente o maior e melhor, não existe comparação, simplesmente o jogo de tabuleiro mais importante já feito, tanto para a matemática quanto para a sociedade, as vezes quando falam sobre jogos de tabuleiro eu esqueço um pouco dele, imagino ele como outra coisa, de tão grande que ele é.
    Eu lembro também do Mandala, não sei se é esse o nome, jogava na educação física do fundamental, era um jogo bem chato, consistia em ir mudando feijões pelo campo até preencher uma certa área, não lembro de quase nada dele.
    Banco imobiliário é outro jogo de tabuleiro que se der tudo errado na partida pode até sair porrada, esse e jogo da vida estão lado a lado na questão de jogos de tabuleiro perigosos para se jogar em família.
    Não acho que a inserção de tecnologia nos jogos de tabuleiro seja algo verdadeiramente bom, as vezes você só quer se desligar do mundo exterior e ficar lá jogando, um celular ligado ali fazendo parte do jogo pode até mesmo tirar a atenção de alguém.

  2. […] dos jogos de tabuleiro mais jogados do mundo, com regras simples mas uma tática bem complexa e […]

  3. Kate Maria says

    Eu nunca tinha parado pra pensar na ideia dos jogos de tabuleiro terem sido criados para simular as guerras, isso realmente é genial, e de certa forma, até meio óbvio. O mais sensacional do jogos de tabuleiro é que eles são atemporal, são muito a frente da sua época. E pensando nessa mesma linha de raciocínio, mesmo que os jogos eletrônicos tenham vindo pra “colocar movimento nesses jogos de tabuleiro”, muita gente ainda prefere o bom e velho jogo de tabuleiro. Eu mesma, acho muito mais divertido sentar em família e jogar um jogo de tabuleiro, onde posso interagir com meus familiares e amigos, olhando olho no olho, ali fisicamente mesmo, e não virtualmente. Não querendo fazer essa comparação tabuleiro vs eletrônico, mas meu ponto de vista é esse, já que estamos numa época em que as pessoas dificilmente tiram a cara do celular. Outra coisa que eu também não tinha observado, é que Xadrez é o baita jogo, e sem dúvida o mais importante dos jogos de tabuleiro, diria até que é a porta de entrada para esse universo. Os jogos de tabuleiro estão presentes ali desde a escola, desde os primeiros anos no pré, e isso a gente sempre viu, mas dificilmente para pra observar

Leave A Reply

Your email address will not be published.