Como se joga o jogo Pets?

3

O Pets é um jogo de tabuleiro, indicado para toda a família com a inclusão de crianças a partir dos oito anos. Para adultos ele apresenta uma complexidade que envolve concentração e para as crianças promove a diversão, para ambos os grupos o jogo é cativante. 

No Pets é permitido jogar até seis rodadas e o total de cinco participantes por vez, apresenta um material de ótima qualidade e composto por muitas peças, e para crianças, pode retirar algumas e ir aumentando a complexidade aos poucos. Vale aprofundar a leitura no texto para descobrir como jogar Pets com a família e amigos!

Qual a história do jogo dos Pets?

Conteúdo

A família, cansada do estresse de viver na cidade, resolve se mudar para um ambiente mais calmo e pacífico: o campo. 

Qual a história do jogo dos Pets?
História do jogo. Fonte/Reprodução: MS jogos.

Nesse novo cenário e com espaço de sobra, é momento de criar e cuidar dos Pets que podem ser conquistados: gatos, cães, coelhos, pôneis, tartarugas, papagaios são os animais que a família se dividirá para cuidar.

Nos cuidados com os Pets estão incluídos: tomar sol, alimentar, brincar, colocar para dormir e reproduzir.  Essas são as tarefas principais de Pets que pode ser jogado com toda a família.

Qual a mecânica do jogo dos Pets?

Aqui na mecânica do jogo serão citadas as funções dos componentes, o que facilita acompanhar a explicação de como jogar Pets.

Tabuleiro individual 

No tabuleiro individual temos uma imagem que representa água, terra e grama, em cima dessa imagem tem doze quadrados por onde transitam os animais e o meeple. 

Embaixo dos quadrados tem um desenho representando as atividades que serão realizadas com os animais, como: cuidar, brincar, dormir e tomar sol. Ao lado de cada uma dessas ações também há os desenho de uma face do dado de 01 a 06 combinando com cada ação, por exemplo, tomar sol e o número 01, assim respectivamente. 

Na lateral direita dos quadrados também tem uns desenhos de dados posicionados para que o jogador possa aumentar sua pontuação durante suas jogadas. Envolta dos quadrados está desenhada uma trilha numerada de 1 a 40 que também é usada no jogo, por ela que se define o vencedor do jogo.

Tabelas de orientação 

Além dos tabuleiros individuais temos as tabelas de apoio que orientam o jogador em como proceder suas ações, ela apresenta orientações que contribuem para o participante aprender a jogar o jogo Pets.

Marcador individual (pinheirinho) 

O jogador da rodada que estiver com ele inicia o jogo. Ele ajuda no desempate favorece o jogador que tiver com ele. Ao finalizar uma rodada, o pinheirinho é passado ao último participante para ser usado por ele na rodada seguinte.

Marcadores 

São peças usadas para representar o jogador nos cartões do pet a cada rodada, porque em cada jogada o participante escolherá um animal para ser cuidado.

Marcadores do sol 

São fichas redondas pequenas que marcam o trajeto do sol no tabuleiro do jogador, o desenho do sol fica num formato de “L” no tabuleiro individual e a depender da rodada o jogador move essa ficha, ela demarca o local que está ensolarado para deixar o pet no seu banho de sol.

Meeple 

Peça que pode se considerar coringa no jogo. Ela pode ser movimentada na horizontal, na vertical e na diagonal, sendo deixada em qualquer quadrado que o jogador escolher, esse movimento deve acontecer antes ou depois da vez de jogada dos dados. A depender da escolha da posição do Meeple o jogador consegue aumentar sua pontuação.

Dados 

Os dados no jogo dos Pets será usado de maneira diferente, não lançamos ele para andar casas, como costuma acontecer na maioria dos jogos de tabuleiro, aqui ele é usado para contabilizar pontos ao participante a depender das cartas que retirar e das posições do tabuleiro junto ao meeple.

Cartões de pets

Estes cartões ficam abertos lado a lado no centro da mesa, com os seguintes pets: papagaio, pônei, cão, gato, tartaruga e coelho. Nesse cartão terá indicado na parte debaixo em quais ambientes (água, terra ou grama) o pet pode ser colocado.

Cartinhas de pets

São 42 cartas menores com os animais citados acima, essas fichas também ficam na mesa, cada animal em cima do cartão do animal, para serem escolhidos pelos participantes a cada rodada para serem cuidados.

Peixes e passarinhos 

Essas fichas são posicionadas abaixo dos cartões de pets e nelas tem três desenhos em cima que representam os pets que um jogador pode ter conquistado (ao conquistar os pets indicados nas cartas peixes ou passarinhos, o jogador poderá retirar uma carta de peixe ou passarinho). 

Carta objetivo numérica 

Indica quais metas alcançar, nelas são impressas números mais o  sinal de que representa o símbolo igual ou diferente. Exemplo: se o jogador tira uma carta com o número 2 e o sinal de igual, ele tem que ter em seu tabuleiro dois pets iguais, com isso sua pontuação aumenta.

Carta objetivo com patinhas 

As cartas apresentam o desenho de patinhas posicionadas de algumas maneiras, representa a posição dos pets no tabuleiro. Se os pets do jogador estiver posicionado da mesma maneira, poderá usar essa carta para somar pontos.  

Fichas especiais 

representam as ações que devem ser realizadas com os pets a cada rodada: tomar sol, alimentar, cuidar, brincar, dormir e reproduzir, assim como as demais ela também soma pontos no jogo.

Conhecendo a função desses componentes na hora de jogar o jogo dos Pets, junto do apoio da tabelinha de orientação, o jogador fica mais familiarizado com cada parte e consegue acompanhar as etapas de desenvolvimento do mesmo.

Qual a ficha técnica do jogo dos Pets?

Na ficha técnica do jogo Pets encontramos as seguintes direções:

  • Nome do jogo: Pets (Versão 2021);
  • Designer: Marcos Macri;
  • Ilustradora: Cristina Serra;
  • Editora: Parceria entre MS Jogos e Ludens Spirit;
  • Idade recomendada: A partir de 8 anos;
  • Tempo de jogo: 60 minutos;
  • Quantidade de jogadores de 2 a 5 jogadores.

Apesar de ser um jogo para poucos jogadores, Pets não deixa de ser divertido, já que sua jogabilidade consegue trazer bastante movimentação para as partidas.

Como jogar Pets?

O jogo Pets tem 6 rodadas, a cada rodada o sol é movimentado e esse movimento do sol vai indicar onde o pet pode ser posicionado para tomar sol.

A rodada é iniciada  pelo jogador que estiver com o pinheirinho e a partir dele segue-se a sequência da esquerda para a direita dos animais dispostos nos cartões no centro da mesa na seguinte ordem: papagaio, pônei, cachorro, gato, tartaruga e coelho.

O jogador, ao virar sua carta e descobrir seu animal, retira uma ficha da mesa que o representa e posiciona onde quer em seu tabuleiro. Depois escolhe seu dado e numeração que usará dele, antes ou depois de escolher o dado, posiciona o meeple e a atividade que quer realizar com seu animal, todas essas ações contabilizam os pontos.

Os pontos contabilizados serão o número de casas que o jogador irá se movimentar na trilha. 

O próximo jogador realizará as mesmas ações, porém seu pet provavelmente será diferente e suas decisões quanto a numeração no dado e posição do meeple, o que pode interferir na quantidade de pontos que acumula na rodada e assim acontece até todos os participantes jogarem.

Na segunda rodada outra carta de animal é virada por cada jogador, ele na sua vez de jogar posiciona seus animais, meeple, escolhe dado e ação, contabiliza os pontos. Na segunda rodada já é possível que o jogador também consiga completar os objetivos da carta de número ou da carta de patinhas, somando mais pontos, assim contabiliza pontos e anda na trilha.

Na terceira rodada acontecem as mesmas situações para se contabilizar pontos e mais uma carta passarinhos ou peixes entram para ajudar na pontuação e finalizar na trilha.

Conforme citado, a trilha que fica ao redor dos quadrados dentro do tabuleiro numera de 1 a 40, e caso o jogador complete a mesma, antes das 6 rodadas, ele recebe um cartãozinho nesse valor e começa outra volta na trilha. 

A contagem de pontos se dá pela pontuação adquirida na trilha, vencendo quem fizer a pontuação mais alta.

Quais os componentes do jogo Pets?

Os componentes que acompanham o jogo Pets é bastante amplo envolvendo:

  • 90 cartas delas sendo 30 pets, 30 objetivos, 12 eventos, 12 pets especiais, 6 peixes e passarinhos;
  • 05 tabuleiros individuais;
  • 05 cartões pets para construção do tabuleiro principal;
  • 42 fichas pets distribuídas em 7 gatos, 7 cães, 7 coelhos, 7 pôneis, 7 tartarugas e 7 papagaios;
  • 30 fichas especiais;
  • 07 fichas de pontuação;
  • 05 tabelas para orientação sobre fases, ações e pontuação;
  • 05 dados;
  • 05 meeples;
  • 10 marcadores;
  • 05 marcadores do sol;
  • 01 marcador que indica o primeiro jogador.

Neste conteúdo você descobriu sobre Pets, suas regras, jogabilidades e entre outros, por isso, reúna a criança para jogar!

Com o jogo dos Pets a família ou os amigos se entretém por um bom tempo, além de colaborar no desenvolvimento de habilidades, como foco, paciência, estratégia, entre outros.

3 Comments
  1. Kate Maria says

    Esse jogo de tabuleiro é muito tranquilo de jogar, não tem muito segredo. Aqui em casa a gente joga de três pessoas, e o legal é que meu filho de oito anos já consegue acompanhar o raciocínio junto com a gente, e ele pode participar. Não é um jogo que eu compraria, porque honestamente não me chamaria a atenção numa loja, por exemplo, mas eu ganhei de presente e achei bacana até. Eu não me lembro de ter jogado um jogo de tabuleiro assim de animais, e esse é bem interativo. Se eu não me engano, o jogo tem papagaio, peixe, tartaruga, coelho, cachorro, gato, pássaro e até pônei. O primeiro passo é determinar a ordem de ações, e em seguida cada jogador deve bolar uma estratégia pra cada animalzinho, pra que não perca o animal, nem tome ponto negativo. O interessante é marcar pontos de acordo com o a carta de objetivo, e ocupar as áreas de colocar cada animalzinho. Pra executar as ações, a gente usa o dado que vem nele, e isso já depende também da sorte, não é somente estratégia. Isso torna o jogo divertido. Acho a experiencia super válida, mas não está entre os melhores jogos que já joguei. Mas de qualquer maneira, é uma boa oportunidade de se divertir entre amigos e familiares.

  2. Raul Aguilera says

    Eita jogo bom hein, sinceramente, eu não tenho tantas coisas assim para falar desse jogo de tabuleiro aí, mas eu creio que eu tenho algumas coisinhas pra falar desse jogo aí, mas vem, no geral, esse jogo de tabuleiro é muito bom, simplesmente incrível, as mecânicas do jogo casam perfeitamente com as regras que o jogo apresenta, bom, e deveriam mesmo né? Imagina só um jogo em que as regras não funcionam e as mecânicas acabam sendo chatas, seria algo BEM ruim, fico feliz que ele não é assim, conheço alguns jogos que infelizmente são assim, isso acaba sendo bem chato. Bom, uma outra coisa que eu acho maravilhoso no jogo também são as relações que acontecem entre os jogadores, são sempre momentos incríveis e maravilhosos que acontecem durante a jogatina, já aconteceram várias coisas incríveis comigo e com meus amigos, outras coisas já rolaram também, mas a maioria meio que acontece uma briga ou até mesmo porradaria durante a jogatina, mas isso também é uma maravilha, esse tipo de situação é sempre maravilhosa, vai me dizer que não gosta de ver um role desses acontecendo enquanto você ta quieto apenas assistindo tudo do seu canto em paz e tranquilo?

  3. […] cada um dos jogadores representando um personagem, eles se enfrentam entre si na partida, para provar qual é o herói mais forte e mais […]

Leave A Reply

Your email address will not be published.