Conheça o jogo de tabuleiro Dungeon Academy!
Com o objetivo de servir de porta de entrada para novos jogadores, Dungeon Academy é a escolha certa para apresentar o RPG e os jogos de tabuleiro para recém chegados. Com mecânicas simples e fáceis de aprender, aliado a rápidas partidas, o jogo promete muita diversão para os participantes, sejam iniciantes ou já conhecedores desse estilo de jogos.
Desenvolvido por Julian Allain, o jogo ainda conta com interação dividida entre virtual e real, graças ao seu aplicativo para celulares, que é usado diretamente nas partidas.
Está procurando por um jogo para jogar com algum amigo que está começando? Ou mesmo buscando apenas um divertimento rápido para a família? Aqui te mostramos melhor como Dungeon Academy funciona.
Qual temática do jogo de tabuleiro Dungeon Academy?
Conteúdo
Se inspirando em mecânicas de Dungeon Crawler, Dungeon Academy, como o próprio nome já diz, se passa numa escola que está treinando novos aventureiros para desbravar masmorras em busca de tesouros e perigos.
Através de sorteios, os alunos da escola interpretados pelos jogadores, vão se locomover desde as masmorras preparatórias para o mundo real, cumprindo objetivos e ganhando pontos para tentarem se tornar o vencedor ao fim da partida, garantindo seu diploma de aventureiro.
Componentes
A caixa do jogo vem com os seguintes componentes:
- 1 dado de labirinto;
- 16 dados básicos;
- 1 dado de chefão;
- 1 ficha de professor;
- 150 fichas de aventura;
- 10 cartas de herói;
- 20 cartas de tesouro;
- 6 cartas de saída;
- 158 marcadores de energia (de saúde e mana);
- Masmorra;
Junto com estes itens, o jogo conta com o Manual de Regras de fácil compreensão, explicando com detalhes todos os componentes e como jogar.
Ficha técnica
Dungeon Academy pode ser jogado de 1 a 6 jogadores e é recomendado para maiores de 14 anos de idade. Distribuído no Brasil pela Buró Editora, as partidas do jogo têm duração de cerca de 20 minutos.
Como jogar Dungeon Academy?
As partidas do jogo possuem diversas rodadas, separadas em 4 estágios, que representam os níveis da masmorra.
Preparação
Antes de começar a partida, os jogadores separam uma ficha de Aventura e compram um dos heróis disponíveis. Na carta do personagem, está estipulado o número de marcadores de energia que serão utilizados como Saúde e Mana do herói, devendo cada jogador separar o número correspondente destes itens, e os demais serão guardados no banco.
Depois disso, a Masmorra deve ser montada e os demais itens, como cartas de entrada e saída, o Professor e os 16 dados básicos, são colocados próximo aos jogadores. A partir daqui, os participantes podem utilizar o aplicativo do Dungeon Academy para estipular a duração de cada turno, servindo como o tempo para o aluno completar o exame.
Agora, é a vez de criar a masmorra. Um dos jogadores deve rolar os 16 dados básicos, fazendo com que eles formem um quadrado de 4×4 dados dentro da masmorra. Colocando o teto na parte de baixo e o virando com os dados dentro da masmorra, que só será revelada após as cartas de saída serem embaralhadas em ordem numérica.
Explorar a Masmorra
Com isso, é a hora de iniciar a exploração. O teto da masmorra é removido e, a partir do resultado, os jogadores desenham na sua ficha de aventura o trajeto que pretendem fazer pela masmorra, estando sempre atentos ao tempo estipulado para o turno e lembrar que, tanto para iniciar, quanto para terminar cada turno, o personagem deve estar num espaço externo do tabuleiro.
Durante sua exploração, o jogador deve agir de acordo com o conteúdo das salas e anotar os valores de mana ou saúde adquiridos ou perdidos. O herói falha o nível caso não consiga chegar na saída da masmorra, seja pelo tempo, por perder toda saúde ou mana ou por quebrar alguma regra estipulada pela masmorra.
Se falhar, o herói recupera todos os pontos de saúde e mana, mas não pontua. Se conseguirem sair da masmorra a tempo, os jogadores recebem pontos de Glória de acordo com o que foi feito durante a exploração e, também, de acordo com a carta de herói escolhida.
O Professor
No seu turno, o jogador será auxiliado pelo seu companheiro do lado esquerdo, que será o Professor. Com isso, o auxiliar explica o que o jogador vai encontrar em cada sala da masmorra ao longo do seu trajeto, além de conferir se ele seguiu todas as diretrizes ao final de sua exploração.
Caso o jogador supere o nível, o Professor o acompanha para a sala dos tesouros, e poderá auxiliar na próxima rodada.
Tokens
Os dados possuem tokens que representam vários itens ou monstros que são encontrados na masmorra. Além dos básicos, como poções e monstros menores, existem os tokens de Labirinto e de Chefão, que são utilizados em situações de maiores dificuldades.
Funcionamento do Dungeon Academy
Embora cada nível do Dungeon Academy funcione da mesma maneira, ao passar de nível, algumas questões devem ser levadas em consideração para o próximo. Por exemplo, a partir do nível 2, os dados de Labirinto podem ser utilizados, e no nível 4, os jogadores devem também utilizar os dados de Chefão.
App do Dungeon Academy e níveis de dificuldade
Como dito anteriormente, os jogadores podem utilizar o aplicativo do jogo para definir o grau de dificuldade de um nível a partir do tempo determinado para finalizá-lo. Existem, ao todo, três dificuldades de duração, sendo 1 minuto fácil, 45 segundos moderado, e 30 segundos difícil.
Qual objetivo do jogador em Dungeon Academy?
O principal objetivo do Dungeon Academy é que o jogador conquiste o máximo de pontos de glória que puder ao explorar os diferentes níveis da masmorra. Ao fim do último nível, o vencedor é decidido de acordo com a soma de pontos de cada um.
O herói que tiver mais pontos de glória é o grande campeão, recebendo o diploma da academia.
Agora que você já está familiarizado, junte seus amigos e parta para a masmorra mais próxima do Dungeon Academy! Prove para si mesmo, para o Professor, e para todos os outros que você já é um explorador nato, pronto para verdadeiras aventuras.